Os partidos políticos brasileiros normalmente defendem uma ideologia própria com alguma semelhança com os outros em alguns casos. Não são bem naturais os poucos políticos filiarem-se a um partido pela sua ideologia, mas sim pelas oportunidades políticas que eles oferecem. Muitos desejam a vida pública pelos seus valores e idéias e não pelos seus benefícios, mas estes, nunca têm uma chance de se eleger, ou aceito em uma legenda para defender as suas respectivas ideologias. Quando são, também são aliciados a fazerem à política de acordo com os interesses do partido que o elegeu.
PT - O Partido dos Trabalhadores surgiu no início da década de 80 junto com as greves e os movimentos sindicais como uma grande força de oposição, representando os trabalhadores e as classes populares. O partido é de base socialista e tem como principal representante o ex-presidente Lula. Defende a reforma agrária e a justiça social. Controverso ele se apresenta hoje como um partido de esquerda que defende o socialismo como forma de organização social, com forte tendência comunista. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não reconhecendo tais sistemas como o verdadeiro socialismo. Na prática o PT se caracteriza por uma presença forte do Estado na economia com programas sociais e aumento dos investimentos públicos em diversos setores.
PMDB: a ideologia fundamental do PMDB é com a democracia, princípio primordial e inarredável. A inspiração central do Programa do Partido sempre foi a de lutar pela democratização da vida brasileira nos planos políticos, social e econômico. A democracia é instrumento insubstituível para assegurar dignidade humana e justiça. O Partido foi fundado em 1980, reunindo um grande número de representantes do antigo MDB, como José Sarney e Ulysses Guimarães. Defendia a redemocratização do país. A controvérsia: não redemocratizou nada, nem agora que pode fazer isto, não faz, porque é submisso do PT.
PSDB – O Partido da Social-Democracia Brasileira surgiu em 1988 é dissidente do PMDB e teve como principais representantes Mario Covas, FHC e José Serra. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. É a principal força de oposição do PT. É um partido de centro-direita que tem uma característica mais claramente de economia neoliberal. No poder o partido abriu as portas para investimentos estrangeiros e privados. Não interveio tanto na economia quanto o PT e promoveu as privatizações de quase todas as empresas públicas. Controverso, porque na gestão de Fernando Henrique a sua política era quase totalmente de esquerda.
DEM – O Democratas antigo PFL (Partido da Frente Liberal) que foi fundado em 1984, faz oposição ao governo do PT e defende uma economia livre de barreiras e a redução das taxas e impostos. Os democratas são defensores da democracia, do exercício dos Direitos Humanos, da defesa da ética e também da economia de mercado e o liberalismo econômico é um partido de centro-direita. A controvérsia é que o partido não pode ser democrata porque sendo centro-direita a sua política vai favorecer os ricos e não a maioria que é da média para a classe de baixo. Na democracia a política deve defender o direito e igualdade para todos.
o Brasil foi fundado em 1922 e é o partido mais antigo do país. Viveu 60 anos na clandestinidade. Em 1962, rechaçou o oportunismo de direita, reorganizou-se, adotando a sigla Pc do B. O Partido guia-se pela teoria científica de Marx, Engels e Lênin e procura aplicá-la a realidade do Brasil, tendo como princípio básico de organização o centralismo democrático. É um partido político brasileiro, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, com expressão nacional e forte penetração nos meios sindicais e estudantis, luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social.
PSB - O Partido Socialista Brasileiro foi criado em 1947, tendo como principal representante Miguel Arraes e defende idéias do socialismo com transformações na sociedade que representem à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. É um partido político de esquerda, que segue a ideologia socialista democrática. Esta ideologia e mais ou menos como é a política depois da ditadura, quando se diz que é democracia onde o voto é obrigatório.
PPS - O Partido Popular Socialista foi fundado em 1992 em dissidência do PCB. Seu principal aspecto programático é a radicalidade democrática, que é uma nova definição do socialismo pautada no humanismo e no internacionalismo que o classifica para algum como partido defensor da social-democracia.
PV - O Partido Verde foi fundado em 1986. De base ecológica ele tem como principal ideal o desenvolvimento com respeito à natureza. É favorável ao respeito aos direitos civis, a paz, a qualidade de vida e formas alternativas de governo que combatam as ameaças climáticas, aos ecossistemas; a economia de mercado regulada pelo Estado é pautada no desenvolvimento sustentável.
PP - O Partido Progressista, antigo PPB, surgiu em 1995 da fusão do PPR, PP e PRP e defende os seus princípios totalmente baseados no capitalismo e na economia de mercado. Tem como principal representante Paulo Maluf. É uma das forças políticas de direita no Brasil, propõe à construção de uma sociedade livre, democrática, justa, pluralista, solidária e participativa, em que se ressalte o absoluto respeito à dignidade da pessoa humana.
PSTU – O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado foi fundado em 1994 em é dissidente do PT e tem como base os antigos regimes socialistas da Europa Oriental. O partido defende a troca do sistema capitalista para o socialismo no Brasil, sendo favoráveis a um sistema em que os trabalhadores tenham mais poder e participação social. A controvérsia é a de que o partido sendo socialista o povo não poder algum de ação e nem participação no governo. É a ditadura de volta sem o militarismo no comando. É considerado pela mídia brasileira como um partido de esquerda, mas seus integrantes afirmam que o seu regime de funcionamento de seu partido político é o centralismo democrático, a modelo do Partido Bolchevique Russo de Lênin e Leon Trótski, líderes da Revolução Socialista de 1917; e isto também contradiz a sua ideologia.
PSOL - O Partido Socialismo e Liberdade surgiu em 2004 é dissidente do PT. Sua base é esquerdista e o que o partido defende é contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo. É um partido político brasileiro de esquerda abriga diversas correntes de esquerda, algumas delas trotskistas e euro-comunistas.
Além destes partidos em destaque segue-se outros como:
PDT: O Partido Democrático Trabalhista foi criado em 1981 resgatando as principais idéias defendidas por Getúlio Vargas, seu principal representante foi Leonel Brizola. De base nacionalista e social-democrata, O PDT é contra as privatizações, defendendo o investimento na indústria nacional.
PHS: O Partido Humanista da Solidariedade foi fundado em 1997 e tem como princípios partidários a pessoa humana, o destino universal dos bens da terra, o bem comum, a subsidiariedade, a primazia do trabalho e a solidariedade.
PTdoB - O Partido Trabalhista do Brasil foi registrado definitivamente em 1994, em dissidência do PTB e tem como fundamento o trabalhismo, o nacionalismo, a de democracia plural, a república federal e o solidarismo cristão.
PPL: O Partido da Pátria Livre foi fundado em 21 de abril de 2009 por militantes do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8, que foi muito ativo na luta contra a Ditadura) e defende o socialismo científico. O partido defende o fortalecimento do mercado interno para a geração de mais emprego, a redução da taxa básica de juros e a garantia da saúde e da educação de qualidade para todos.
PR: O Partido da República surgiu em 2006 por meio da fusão do PL e do PRONA. Defende o liberalismo econômico e a redução das taxas de juros e impostos.
PTB: O Partido Trabalhista Brasileiro surgiu em 1979 tendo como um de seus fundadores a filha de Getúlio Vargas, Ivete Vargas. Defende idéias referentes ao liberalismo.
PRTB: O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro foi registrado em 1997, fundado por Levy Fidelix em fusão do PTR com o PST. Tem a modernidade, a preocupação com o meio ambiente e as questões sociais e trabalhistas como metas primordiais.
PCB: O Partido Comunista Brasileiro surgiu em 1922 e propõe formação de uma frente política permanente de caráter anti-capitalista e anti-imperialista.
PSD: O Partido Social Democrático é um partido recente, fundado em 2011 por dissidentes do PP e DEM. O partido defende veementemente a liberdade individual e de expressão, o livre comércio, a igualdade de oportunidades e a descentralização.
PTN: O Partido Trabalhista Nacional foi refundado em 1995 por Dorival de Abreu (atual presidente) e defende os interesses coletivos respeitando as liberdades individuais através de reformas.
PTC: O Partido Trabalhista Cristão foi registrado definitivamente em 1990 e tem como princípios o liberalismo, portanto a economia de mercado e o livre comércio, aliado aos ideais cristãos.
PSL: O Partido Social Liberal foi registrado definitivamente no ano de 1998, defende a privatização, os trabalhadores e o direito de greve, a carga tributária e o desenvolvimento econômico e os princípios democráticos.
PSC: O Partido Social Cristão obteve seu registro definitivo em 1990 e é sustentado na Doutrina Social Cristã, inspirado nos valores e propósitos do Cristianismo, em busca de uma sociedade justa, solidária e fraterna.
PSDC: O Partido Social Democrata Cristão foi registrado em 1997 e é inspirado nos valores humanísticos do Cristianismo, no testemunho do Evangelho. Defendem a implantação da Democracia Cristão como sistema político, construindo uma sociedade justa, sem abdicar da liberdade, juntando, ligando estes dois valores com a argamassa da solidariedade.
PMN: O Partido da Mobilização Nacional foi fundado em 1984, e obteve registro definitivo em 1990. Em seu momento inicial pregava a reforma agrária, a moratória conjunta com os países da América Latina, a Assembléia Nacional Constituinte, o rompimento com o FMI e a formação, com países vizinhos, de um bloco econômico-financeiro.
PRP: O Partido Republicano Progressista teve seu registro definitivo em 1991 e organiza-se pelo fundamento de que o homem, como a mais perfeita das criaturas, tem o direito e o dever de ser feliz, sendo que essa felicidade não é nem pode ser usufruída no egoísmo.
PRB: O Partido Republicano Brasileiro foi fundado em 2005 e defende, entre outros princípios, o pluripartidarismo e a representatividade, como fundamentos relevantes para o fortalecimento democrático, a manutenção dos direitos e das garantias trabalhistas.
Seja qual for à legenda que você defende, seja ela a esquerda, centro, direita ou a liberal, tudo o que se nota é que na teoria é uma coisa, mas, pratica é outra totalmente diferente, porque é comum que a maioria dos políticos são iguais em seus propósitos finais.
Por Cornelio A.Dias
-
Complicado responder se você é ideologicamente de direita, esquerda ou centro ou liberal, porque é preciso conhecer e entender as ideologias dos partidos [...] que nem eles mesmos entendem [...] Veja, o partido que se auto denomina democrático é de centro-direita, o que é de centro-direita, parece mais ser democrata [...] um partido centrista também não existe, ou ele é centro-direita ou centro esquerda [...] e quem é da direita?
-
O PT que defendia a implantação de uma real democracia, é um partido de esquerda que defende o socialismo, mas, quer implantar o comunismo, ou seja, é da esquerda porque alega defender e favorecer mais os pobres e menos a elite, mas, defende o regime socialista que futuramente vai concuminar no comunismo, [no socialismo e no comunismo os direitos dos cidadãos comuns são cerceados [ex: telefone, internet e páginas socias vigiadas e controladas pelo governo], todas as suas propriedades pertence ao governo] quem não tem continua sem e quem tem perde, a burguesia é blindada e tem todos os direitos como se fosse uma democracia restrita, [Ex: a China hoje] cujo modelo o PT que implantar no Brasil. Que raios de ideologia é esta? Socialista? Comunista? Sócio-democracia? Se houvesse democracia o voto não seria obrigatório!
-
Quem consegue entender isto? Os partidos que se julgam ser de centro-direita não podem ser isto que alegam ser porque no Brasil não existe a direita, e sem a direita não pode haver partidos de extrema direita, pela lógica se não existe um segmento não pode haver uma extremidade dele! O PP está na contramão da sua própria ideologia política porque a sua proposta política é democrática!
-
Quando estão na situação todos são iguais, quem diz ser direita age como esquerda, porque diz que a esquerda é a oposição da direita! Exemplo hoje é o PSDB e o PT. O PSDB quando era situação fazia uma política de esquerda, Ex: Fernando Henrique.
-
Dizer que é centrista hoje é vago porque o centro é o meio entre a direita e a esquerda, se não tem a direita, também não pode haver o centrista, bem como o centro-esquerda! Veja o balaio de gato que é a nossa política. Por isto eu não entendo nada de política! Quando a Ciência Política conseguir resolver este imbróglio, tavez os políticos consigam chegar a um consenso e depois nos explicar o que é a política.
-
**