Reflexão bíblica sobre a vida e a morte eterna

Reflexão bíblica sobre a vida e a morte eterna

Esta reflexão bíblica visa trazer um pouco de luz sobre a certeza da vida e da morte eterna.

Quando Deus criou o homem, logo depois fez nascer à vida e a morte no jardim, representada pelas arvores [...] da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal   

• Gn. 2 • 16  E Deus disse ao homem: [...] De toda árvore do jardim podes comer livremente;

• 16 [...] mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás

Isto quer dizer que até da arvore da vida ele poderia comer, não havia restrição.

Aqui começa a primeira certeza, o livre-arbítrio foi estabelecido; ou seja, a opção por decidir; Deus não iria intervir em muitas decisões.

Eram dois caminhos; ao centro [meio do lado oriental do jardim] para a vida e o outro para a morte, este pelo qual não foi aconselhado caminhar; e o Criador se foi.O que havia em comum entre o homem e as duas árvores? Vejamos.    

• Gn. 2 • 26  [...] E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;

•  27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; [...]

Como era a imagem de Deus? Um Ser com um corpo e uma [alma]; Espírito, assim é Ele.

O homem havia sido criado parecido, mas, mas, aparentemente lhe faltava algo, somente o corpo era visível.

• Gn. 2 • 7  [...] e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.

Ao receber o sopro, criou se nele um fluido chamado, sangue, e o homem viveu. A alma já estava nele, imperceptível; quando o seu corpo viveu.

• Gn. 9 • 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

• 5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; de todo animal o requererei; como também do homem, sim, da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.

• 6 Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem

A imagem que o homem passou a ter em comum com Deus era a vida. A semelhança era a  Alma.

A diferença: o homem foi criado com três elementos vitais; primeiro corpo; alma e depois a vida [folego] como complemento, enquanto que Deus é somente Corpo e Alma, [Seu Espírito Santo], porque a vida foi dada ao homem através do sangue para manter o corpo físico vivo, quando ele respirou o sobro da boca do Criador, mantendo preso a ele [corpo], a sua alma.

Uma vez que a vida sai do corpo, a alma também lo abandona, temporariamente.

O que havia em comum entre o homem e as duas árvores, é justamente isto; o homem tinha vida, a vida também estava no jardim, a morte estava no jardim e poderia tirar a vida homem que também estava no jardim, se dela ele comesse.

E se ao homem Deus não lhe desse o direito de decisão? Com exceção de poucos!

Certamente estaria vivo, porque não seria capaz de desobedecer-Lho.

Portanto, todos seriam predestinados a viver para sempre, ou seja, quando fosse criado; Deus não lhe daria opção de escolha. Não haveria a grande maioria que são os apenas chamados.

Tempo depois: [...]

• Gn. 9 • 21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;

• 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.

• 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. [...]

[...] Deus de ter formado a mulher, Ele realizou o primeiro casamento.

• Gn. 2 • 24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.

Mas a harmonia do primeiro casal não duraria muito tempo por que:

 

• Gn. 3 • 4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.

• 5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.

O casal ouviu a serpente; desobedeceu, e foram expulsos do jardim. 

• Gn. 3 • 11Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?

• 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.

• 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu A serpente enganou-me, e eu comi.

E a mulher transferiu a culpa para a serpente, quando foi ela que errou e ambos pecaram. Este foi o primeiro pecado do homem, a desobediência.

Não muito tempo após, o primeiro filho do casal, irou-se contra o próprio irmão, e Deus lo advertiu:   

• Gn. 4 • 6 Então o Senhor perguntou a Caim: Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?

• 7 Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar.

• 8 Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou

No verso 7 Deus também havia advertido antes, como fez com o primeiro casal, e o homem podia dominar o desejo de errar, mas, não o fez; e foi a primeira vez que a palavra “pecado”, foi dita, e pelo próprio Deus. 

Caim podia ter controlado a ira, mas, não obedeceu a voz de Deus, daí vemos que todo erro e pecado vem do ouvir e não obedecer.

A partir de então a palavra “morrerá” começou a ser registrada na Bíblia com mais frequência, até que em:   

• Ez. 3 • 21 Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma.

[...] foi escrito que quando o corpo erra a alma peca:   

• Ez. 18 • 4 Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.

Aqui Deus foi categórico em afirmar que “toda”, alma; ou seja, exceção alguma, que pecasse, morreria. A sentença da morte era tanto para os presdetinados como para os de livre arbítrio, como seria definido tempos depois no futuro.

A partir desta época, começou os intermináveis questionamentos. Ate aqui todos já estão cientes de que, após certa idade a pessoa morre naturalmente; mas, a alma morrer? Isto provoca uma séria discussão e ela se estende até os dias de hoje.

Quando Caim matou Abel, ele matou quem: o corpo dele ou a alma? Sabia-se que ao derramar o sangue, o corpo morre, sendo assim, o que há de se tirar para que a alma venha a morrer? O corpo de Abel havia morrido isto era certo, porém; e a alma dele?

Basta voltarmos em lá em Gênesis 2. 26 – 27, que teremos a resposta. Deus criou o homem a sua “imagem e semelhança”; portanto, nele havia uma alma, e se ela não pode ser tocada pelo homem, só quem pode fazê-lo é o seu Criador, e sabendo se que quando o corpo o erra faz a alma pecar, portanto, quando ela peca, Deus a mata. Deus criou o homem do pó da terra;   

• Gn. 3 • 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.

Deus aqui mostra o destino do corpo, isto era sabido por todos; mas, a primeira vez que a Bíblia faz menção do lugar onde alguém podia ir após a morte está registrado em:   

• Sl 143 • 3  Pois o inimigo me perseguiu; abateu-me até o chão; fez-me habitar em lugares escuros, como aqueles que morreram há muito.

Este verso nos revela que há um lugar para onde a alma irá quando corpo morrer, e se o corpo não pode enxergar embaixo da terra, e se há um lugar escuro onde ele vai estar depois de morto, isto explica, que a alma dele vai estar consciente e existindo em algum lugar; portanto, se alma morre, ela morre porque ela pecou, conforme relata Ezequiel 18. 4; pois vimos que o erro do corpo gera o pecado da alma, e quando ele morre, ela também morre, mesmo continuando a existir em algum lugar.

E ao destino que a alma vai permanecer, este lugar somente Deus é quem pode enviá-la.

Parece uma ambiguidade se não fosse pelo domínio soberano de Deus sobre tudo, visto que a alma, não tem matéria na sua composição, por isto ela depende do corpo feito do pó para habitar; mas, não é; uma vez ela criada ela irá existir, mas, Deus na sua sapiência, criou lugares para as almas, distintos entre si, visto que uma alma que morrer, não poderá habitar junto com outra que continuará vivendo, após abandonar o corpo.

E quem nos responde esta questão é o próprio Jesus:   

• Mt. 25 • 31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;  

• 32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;

• 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.

• 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

• 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;

• 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.

• 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

• 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?

• 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?

• 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

• 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, 

O destino das almas são estes mencionados nestes versos: as almas daqueles cujos corpos morreram no erro, o pecado será impugnado a alma destes; que serão lançados para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porém, aqueles que ao morrerem fisicamente, não contaminaram as suas almas, elas continuaram existindo, porém vivas em seus corpos no reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Os próximos versos mostram como evitar tal destino fatal:

• Mc. 9 • 43 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 

• 44 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]

• 45 Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno.

• 46 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]

• 47 Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno.

• 48 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

• 49 Porque cada um será salgado com fogo.

• 50Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros. 

Os versos acima nos orientam como devemos viver, a evitar que os nossos corpos errem e com isto a nossa alma venha a pecar como já venho dizendo desde o inicio.

Será que temos que agir literalmente como eles regem? Não. Os versos dizem que podemos através dos nossos membros, contaminarem o nosso corpo, e sentido de cortar, arrancar, extirpar e justamente fazer isto com os atos que praticamos.    

• Rm 12 • 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional

Este é culto verdadeiro, apresentar a Deus os nossos corpos em santidade, o que muitos confundem com o ato de ir a igreja cultuar, conforme o verso a seguir:

• Cl. 2 • 23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne

Os desejos, muitas vezes estão escondidos por trás da aparência, ou vice-versa, conforme aconteceu com Caim :

• Gn. 4 • 7  Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar

Estamos constantemente nesta mesma condição que Caim estava, e era isto que ele devia fazer: dominar a carne ; é justamente isto que estamos propensos a não fazer; por que: nunca pensamos no prejuízo que vamos causar a nossa alma, que não pode se defender do nossos atos insanos!

Quantas tragédias vivenciamos todos os dias provocados por quem não consegue dominar os próprios instintos insanos, vindo causar destruições a si e a terceiros; que não tem culpa alguma dos seus infortúnios?

Precisamos ouvir Deus nos dizer para procedermos bem, dominando o nosso desejo! Mas não somente ouvir, mas, atender ao seu pedido.

A morte da alma é o resultado final do erros que praticamos sem arrependimento quando o corpo falece.

A morte para ela é o castigo do sofrimento eterno, quando, o corpo ressuscitar, for julgado por Deus, se juntar a ela novamente, e ser lançado no inferno.

Esta á a definição mais pratica e sem complicação.

Qualquer um pode compreender o sentido conforme acima exposto.

Todos sabem que é assim que será quando chegar a nossa vez de morrer.

Proceda bem; domine o seu desejo.

Pense no valor que tem a sua alma. 

“Você pode nascer, ser criado na igreja, batizado na igreja e servir na igreja. Pode ser casado na igreja, morrer na igreja, ser velado na igreja e acordar no inferno; se você está na igreja, mas, Cristo não em você”. 

      Em Yeshua!

         Shalon. 

         קרניליוס   

               Cornelio A.Dias  

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias. 

 

 

 

 

 

Licença Creative Commons

Reflexão bíblica sobre a vida e a morte eterna: do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://oportaldateologia.no.comunidades.net/reflexao-biblica-sobre-a-vida-e-a-morte-eterna. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://oportaldateologia.no.comunidades.net/.