Uma Teologia do Descaso?

Uma Teologia do Descaso?

Por Cornelio A. Dias 22:47:24 - 02:05:20

Leituras, estudos, pesquisas, teses, tratados, exegeses e por fim a infinita gama de escritos que encontramos são hermenêuticas vagas e esvaziadas sobre as profecias e sinais que revelam por si só com riqueza de detalhes, todos os acontecimentos registrados na Bíblia que elucida os dias finais de um povo seleto que vai ser retirado do mundo e que depois de um curto período de tempo; ele retornará para governar o mundo junto com um Rei que foi descendente de uma das duas Tribos de Israel que permanecerem depois do Exílio das outras dez no século VII antes do nascimento humano deste que sofreu um martírio e foi o único na história da humanidade que ressuscitou da morte.

Neste tempo as 10 tribos dispersas pelo mundo serão novamente reconstituídas e Israel voltará a ser novamente as doze tribos descendentes de Abrãao como fora antes do longinquo exílio, como registrado em Oséias 5: 8 - 15.

O que será a Teologia se ela não exercer a defesa argumentativa de que a fé deve ser comprovada pela razão?

Se a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem então as coisas que não vemos, mas, as esperamos elas têm que ser fundamentadas nas coisas que irão sobrevir para que a fé seja justificada de maneira racional, teórica e pratica.

Por isto a teologia tem o compromisso primeiro e fundamental em estudar os fenômenos seculares e as mudanças que o mundo vem sofrendo sistematicamente, ou seja, organizadas entre si segundo um ou mais critérios seculares a fim de que aqueles que já esperam estejam aptos para difundir que todas as mudanças que ainda virão visam uma mudança global do presente contexto para uma nova realidade futura.

Nada irá surpreender aquele que está ciente de que o mundo será sacudido nas suas extremidades para que o povo que foi selecionado e instruído previamente cumpra o seu oficio de revelar para mundo aquilo que está previsto acontecer porque não há nada oculto que não está revelado.

Paulo estando na prisão por volta do ano 68 d.C., do calabouço onde se encontrava chamado de "Prisão Mamertina" em Roma, ele escreveu uma Epistola Pastoral para Timóteo sobre uma extrema corrupção que ocorreria nos últimos tempos da seguinte maneira:

1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;

2 pois os homens serão 2amantes de si mesmos, 1gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,

3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,

4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,....

Vou elencar alguns termos para compreendermos o contexto que Paulo vislumbrava daquele que era para ele um futuro distante; que é o tempo atual e próximo do fim da Era da Igreja.

O primeiro exemplo 1destacado é a personalidade que define as qualidades individuais morais individuais de uma pessoa: e veja quantos são conforme os destaques acima no próprio texto bíblico!

Vamos fazer uma reflexão evitando a precipitação nos juízos, com a seguinte pergunta: em quais setores da sociedade as pessoas com as personalidades correspondentes destacadas são identificadas?

Como elas se definem por si mesmas são comuns nas gestões das políticas mundiais.

Por outro viés podemos concluir que será raro encontrar algum gestor de política que não use a sua autoridade para o próprio bem há não ser contra o bem comum, conforme corresponde ao seu caráter perverso expresso através da própria personalidade!

Já o 2segundo tipo de personalidade são perfis típicos de autoridades religiosas que não se envergonham em demonstrar publicamente que os seus interesses pessoais sobrepujam os espirituais.

Este segundo tipo de perfil já era observado no tempo dos apóstolos porque Pedro também ao identificar este grupo ele classificou como propagadores de falsas heresias, conforme: 

II Pedro 2 sobre os falsos mestres, seu caráter, obras, e justo castigo nos versos 1 ao 3; assim como Timóteo sobre a extrema corrupção nos últimos tempos disse em conformidade com 2 Tim 3. 1.

Esta defesa não é somente a favor do evangelho genuíno como também em defesa das vidas dos cristãos no mundo; pratica esta que era efetiva há quase dois mil anos atrás pelos discípulos e apóstolos de Cristo; hoje está legada ao esquecimento; não é mais um compromisso da teologia cristã em geral; e por esta razão o povo erra por não conhecer as Escrituras nem o poder de Deus; quando questionado sobre os eventos no mundo, que prova estarmos nos últimos dias da Igreja de Cristo na terra.

E que exercício da defesa argumentativa de que a fé deve ser comprovada pela razão foi substituído pela Apostasia.

Se perguntarmos à maioria dos cristãos hoje: o que é a Apologética e qual é a sua importância para saber o cristão?

Com certeza que quase ninguém saberá responder o que é e nem para que ele serve!

E porque a defesa que devíamos fazer quase que inconscientemente sobre a razão da existência da nossa fé no Espírito Santo; em Deus e Jesus Cristo, na Bíblia Sagrada e na salvação ou perdição da nossa alma, está quase em extinção?

Ninguém hoje fará as perguntas acima porque a primeira é desconhecida do segmento cristão e a segunda é pelo fato de que a Bíblia foi substituída pela televisão!

Quem tinha pouca visão espiritual antes hoje está míope espiritualmente por conta da refração dos atraentes raios luminosos do pecado que formou um foco antes da retina tornando pouca ou em nenhuma perspicácia espiritual para perceber, entender e ver os sinais de Deus no mundo que sinalizam que os dias finais hoje são os minutos finais que antecedem a primeira vinda de Jesus!

Veja o que a Bíblia diz sobre: pouca ou nenhuma perspicácia para perceber e entender as coisas!

II Tessalonicenses 2 A vinda de Cristo será precedida de manifestações do Anticristo

1 Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, rogamos-vos, irmãos,

2 que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto.

3 Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição.

De quem seria o dever de explicar em uma definição simples e objetiva o que o texto bíblico está dizendo?

Se o descaso é o procedimento próprio daquele que não dá importância ou atenção alguma; pois desdenha ou despreza o exercício do oficio, de quem eu estou falando?

Quem é o filho da perdição?

Ele já veio ou ainda virá?

Quem antecederia o homem do pecado?

Quem é o Falso Profeta e quem é o Anticristo?

Qual se manifestaria antes do outro?

Porque a teologia como ciência primeira priva se por omitir ao oficio que lhe conferido e próprio por definição?

Vou romper com a ética acadêmica e responder: porque ela ao definir se como ciência empírica perdeu a capacidade de estudar os fenômenos metafísicos.

Um meu ex-professor da matéria de Teologia da Espiritualidade pedia aos seminaristas antes da aula que ajoelhássemos e orássemos por pelo menos cinco minutos antes de iniciar a aula e era categórico em afirmar que a teologia começava de joelhos em oração.

A teologia depende antes da oração para depois os estudos e pesquisas também sejam guiados pela sabedoria divina, mas, quando o homem se coloca acima do nível do saber espiritual o seu conhecimento declina e fracassa ante a sua própria arrogância!

A soberba não coaduna com a espiritualidade e Uma Teologia do Descaso é o resultado final da prática incompetência desta área do saber religioso que não deu importância ao que o Espírito disse a Igreja!

Posso também fazer uma comparação com são as sete igrejas do Apocalipse que eram sete igrejas importantes da igreja primitiva:

Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia; cujas essas igrejas ficavam na província da Ásia Menor, no Império Romano, e duas delas são um exemplo para o nosso contexto atual que é a sexta e a sétima.

O que estamos vivenciando é um tempo em que o segmento cristão atual está visivelmente dividido onde uma parte representa a antiga Filadélfia e a outra Laodicéia e isto é plenamente distinguível a olho nu!

O sintoma disto é publico, porque diante do atual contexto secular os segmentos religiosos cristãos convocam os seus grupos conforme as suas tendências ideológicas, teológicas e seculares para jejuns e oração pela grave epidemia que se alastra pelos países do mundo, como se fosse um dever de rogar a Deus pela intervenção do mal que assola a humanidade.

As igrejas de Filadélfia e Laodicéia ainda continuam não sendo um só Corpo em um só Espírito.

Este contexto confere com a profecia de Malaquias 3 sobre os anúncios da vinda do Senhor, precedido pelo seu anjo conforme rege os versos:

17 E eles serão meus, diz o Senhor dos exércitos, minha possessão particular naquele dia que prepararei; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve.

18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

Mas, imponho uma ressalva no verso 18 visto que ele é atribuído ao momento atual sobre a epidemia que afeta o mundo, mas, sim no contexto secular deste século.

Ainda é o começo dos cálices da ira de Deus sobre o mundo que será sacudirá violentamente a Terra, pela explosão do pecado.

E não adiantará furtarem a si mesmos da razão de se enganarem, porque a Bíblia relata isto em Apocalipse, o Livro cujo cumprimento profético foi encerrado com a destruição do templo de Jerusalém pela teologia secular, assim como as profecias de Daniel foi encerrado aproximadamente quatro séculos depois no contexto secular do profeta.

O pior ainda está reservado para este nosso tempo que haverá uma separação entre os que serão “marcados pela Besta e os que serão Selados Pelo Espírito Santo”.

As bestas já estão em atividades, porém apenas uma é visível e publica que é o Falso Profeta, a Besta do Mar o atual e ultimo líder da Igreja do Vaticano.

A outra Besta sairá de um clã do Reino Unido pois tem que ser de genealogicamente "judeu" e já está preparado para ser aquele que vai incorporar a Besta da Terra, o próprio Satanás, durante o período de sete anos em que a Igreja de Cristo permanecerá na Boda do Cordeiro por sete anos.

Está tudo registrado na Bíblia em Apocalipse, que tem ouvido ouça Apocalipse 3: 6 - 8 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas, as igrejas e Filadélfia e Laodicéia dos dias atuais.

Falta pouco, pois o mundo está perto de completar o seu sexto milênio de a criação do Éden, portanto, em breve o sétimo e ultimo milênio da humanidade está prestes em ser realidade e Cristo vai encerrar ao final a extinção deste mundo de humanos mortais.

Leia Apocalipse e Daniel e verá que tudo isto está registrados neles, servir de prova contra os incrédulos!

Talvez o propósito de Deus através deste estudo esteja registrado aqui em:

Efésios 4: A unidade da fé

4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.

11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres.

Então você pode até estar apto em algum dos cinco ministérios porque Deus Ele capacita o homem não pelo nível de estudo ou formação secular, mas, pela sua graça e unção para que sejas aptos pelo seu Espírito para a obra Dele!

Observe que entre todos os doze discípulos de Cristo não havia um que fosse letrado!

Apesar deles não serem pessoas pobres, eles não eram pessoas “estudadas”.

É possível que Mateus fosse o tinha um nivel melhor de estudo.

E Jesus ao escolher os seus discípulos Ele orou dizendo: “Eu te glorifico, ó Pai, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelastes aos pequeninos”. Mateus 11:25-27

E nesta oração pelas palavras proferidas por Jesus é possível entender que a sua escolha por pessoas simples foi uma decisão propositada.

Então não envergonhe se de exerçer o seu Ministério. Falta pouco tempo, não espere para amanhã, comece agora, apenas Graça de Deus, basta!

Ele te fará grande e perante os homens te exaltara! 

Pratique a teologia exercendo a defesa argumentativa de que a fé deve ser comprovada pela razão através da unção! Evangelize, falta pouco tempo. 

 

Em Cristo.

 

Shalom.

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.