O mistério da força

O mistério da força

 

... a alegria do Senhor os fortalecerá” (Neemias 8.10).

A alegria sempre é causada por algum motivo. Sem alegrias, a vida equivale a um quarto no subsolo: úmido e repleto de mofo. E pelo fato de uma vida sem alegrias ser algo miserável, ficamos muito agradecidos por cada alegria. Assim, nos alegramos com uma agradável visita recebida, com o aniversário, com o fim do expediente, com o fim de semana...

Como, porém, enfrentamos o olhar no espelho a cada manhã? Talvez você exclame, aliviado: “Como é bom que ninguém me vê agora!” Poderíamos ser surpreendidos com a constatação de que nem fomos tão privilegiados quando Deus nos formou. Às vezes parece ser mais fácil eliminar uma mosca com o mata-moscas do que encontrar um motivo para de fato poder se alegrar de todo coração.

Seria muito mais simples se a alegria estivesse já no nosso sangue! Imagine se fosse assim! Estar alegre sempre – sempre... Mas não é assim. Carregamos a tristeza no sangue. O negativo molda a aparência do nosso rosto.

Ao seguirmos retroativamente os rastros da falta de alegria, chegaremos até o pecado original. Naquela ocasião o Diabo roubou a porção de alegria do nosso coração. No entanto, depois veio Jesus e, através da Sua vitória na cruz, Ele tirou o poder sobre nossas vidas das mãos de Satanás. A vitória de Jesus sobre todos os espíritos de tristeza se tornou o tema das Boas Novas. E agora os corações tristes bebem a cura através dessa fonte da alegria. Como é possível, no entanto, que a vida pessoal de muitos cristãos tem um brilho tão miserável e opaco? Significa que as preocupações, a falta de fé ou os pecados obscurecem nosso olhar para o Senhor? Tornamo-nos semelhantes a um mascate que vende picles. Na verdade, o fruto do Espírito é alegria.

Um acontecimento mencionado no livro de Esdras chama a atenção de todos os caçadores de alegria. A festa de inauguração do Templo reconstruído em Jerusalém tornou-se uma festa da alegria. Por quê? “... pois o Senhor os enchera de alegria...” (Esdras 6.22). O Senhor concedeu alegria. Ele somente! Não devemos esquecer que a condição para a alegria deles é mencionada nesse versículo, pois os que celebravam haviam se separado de toda a impureza das nações da Terra, para então procurarem o Deus de Israel. Assim, foi esse o motivo pelo qual Deus proporcionou alegria aos seus corações.

Também nós somos exortados por Deus: fiquem longe das falsas “ofertas especiais” do mundo! Fujam das garras daqueles que não amam ao Senhor e à Sua Palavra! Não se envolvam com aqueles que pisam sobre a Palavra de Deus.

Você deseja usufruir o mistério da alegria em Cristo? Então fuja para perto do coração do Pai Celestial e prove o quanto quiser! Talvez o seu coração tenha ficado momentaneamente cansado e você está ansioso por um novo abraço de seu Pai Celestial. Talvez você também precise abandonar esse ou aquele pecado preferido; talvez reavaliar suas amizades e encontros à luz de Deus. Não se rebaixe a ponto de ficar farejando nas “ofertas” do prazer. Os filhos de Deus não devem ficar procurando por alguma pechincha nos atacadistas do mundo. Esteja ciente de sua dignidade por ser filho de Deus. Na verdade, você é um membro do Corpo de Cristo!

A alegria que o Senhor Jesus deseja lhe dar não é a de aproveitar as passageiras “alegrias-fastfood”, que precisam ser constantemente aquecidas pelos micro-ondas dos sentimentos mentais. A base da alegria é a vitória do Senhor Jesus Cristo na cruz do Gólgota. Quem erguer o olhar para a cruz do Salvador não precisa procurar por motivação para novas alegrias. Essa gloriosa vitória estabeleceu todos os alicerces sobre os quais o coração e a alma encontram base firme e eterna. A sua alegria não se encontra na expectativa por situações paradisíacas, mas na alegre certeza de que chegará o momento em que seus olhos verão o seu Salvador. Essa “alegria misteriosa” deveria ser o seu constante consolo.

A terapia mais eficiente para alcançar nova alegria celestial é também o mistério da sua força! Trata-se da alegria no Senhor! Quanto mais sincero e íntimo for o seu relacionamento com esse maravilhoso Senhor, tanto mais sua alma será completada com alegria divina. De fato:



Deus deseja aplicar a terapia também ao seu coração. Ele deseja encher a sua alma novamente com a alegria vinda Dele. Não importa quais foram os motivos que abriram os abismos à sua frente. Você pode se alegrar porque Deus está a seu favor. Por isso não tenha receio diante do futuro! Para um filho de Deus não há motivo algum para temer. Agora ainda há alguns montes de entulhos para serem superados e haverá densos nevoeiros que o ameaçam. Não desanime nem se desespere! Os olhos do Pai Celestial vigiam sobre cada passo que você dá. Chegará o dia em que o véu se dissipará. Então serão solucionados todos os questionamentos e problemas. Aflições e suspiros desaparecerão e a alegria eterna permanecerá sobre sua fronte. Se agora vale uma ordem, então é esta: “Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá” (Neemias 8.10).

Não desista de procurar pelo Senhor enquanto você não alcançar o Seu coração amoroso! — Manfred Paul

Manfred Paul é autor de muitos livros, folhetos e brochuras que foram distribuídos em mais de 30 países, encorajando milhões de pessoas. Casado há mais de 50 anos, tem 3 filhos e 10 netos. Foi Diretor e encarregado das missões da organização internacional Janz Team (agora TeachBeyond), em Lörrach, Alemanha. Por 24 anos foi evangelista e líder espiritual da missão Werner Heukelbach, onde pregou na Alemanha e no exterior. Também participou de transmissões de rádio em diversos países, como Alemanha, Rússia e Equador. Aos 76 anos, ele não pensa na bem merecida aposentadoria. Toda a sua vida está a serviço do Senhor Jesus Cristo.

http://www.chamada.com.br/meditacoes/amado_guiado_realizado/mistero_da_forca.html