As sete dispensações quais são?

 As sete dispensações quais são?

As sete dispensações fazem parte de um sistema de interpretação bíblica chamado dispensacionalismo

Alguns dispensacionalistas identificam mais dispensações, mas para os propósitos deste artigo, discutiremos as sete dispensações comuns encontradas na Bíblia.

O dispensacionalismo genérico divide a história da humanidade em sete dispensações distintas: a dispensação da inocência, a dispensa da consciência, a dispensa do governo humano, a dispensa da promessa, a dispensa da lei, a dispensa da graça e o reino milenar de Cristo. 

É importante notar que estas sete dispensações são uma maneira feita pelo homem de entender o que a Bíblia nos revelou sobre os propósitos de Deus em relação aos homens. 

O dispensacionalismo não é um conceito bíblico, nem é encontrado em qualquer lugar da Bíblia. 

É um sistema teológico de organização e compreensão da obra de Deus, mas não é ela mesma a Escritura.

A palavra "dispensação" significa "um sistema de ordem, governo ou organização de uma nação, comunidade, etc., especialmente como existe em determinado momento". 

Olhando através da Bíblia, podemos encontrar sete dispensações distintas, ou "maneiras de fazer as coisas" que foram ordenadas por Deus e ordenadas por Deus. 

Cada dispensação tem um propósito na história geral.

A seguir uma breve descrição de cada dispensação. 
           

<> 1ª <> A Dispensação da Inocência

Esta dispensação cobre o tempo desde a criação do homem até a queda do homem ( Gênesis 1: 28-30 e 2: 15-17). 

Todas as criaturas de Deus viveram em paz consigo mesmas e entre si, e o mundo estava sem pecado ou morte. 

O homem era procriar, governar a terra e os animais, e cuidar do jardim. 

Ele recebeu um comando para obedecer: não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. 

Eva e Adão desobedeceram esta regra, e foram expulsos do jardim como castigo, terminando a dispensação da inocência. 

 

<> 2ª <> A Dispensação da Consciência

A expulsão do jardim começou a dispensar a consciência - um tempo em que o homem foi deixado para se dominar por sua própria vontade e consciência, ambas mantidas pelo pecado. 

Foi um desastre e terminou em um desastre - o dilúvio mundial ( Gênesis 3: 8-8: 22).

Durante esta dispensação, o homem tornou-se tão perverso que "toda intenção dos pensamentos de seu coração era apenas o mal continuamente" e Deus se arrependeu de fazer homem e estava "sofrido com o coração" ( Gênesis 6: 5-6 ). 

Este também foi o momento em que os anjos caídos se casaram com mulheres humanas e produziram uma descendência gigante e má chamada Nephilim ( Gênesis 6: 1-4). 

Deus escolheu acabar com a inundação da humanidade e começar novamente com Noé e sua família ( Gênesis 6: 11-18 ). 

 

<> 3ª <> A Dispensação do Governo Humano

A dispensação do governo humano começou logo após o dilúvio.

 Deus fez promessas e deu comandos a Noé e a sua família. Deus prometeu não amaldiçoar a terra novamente, e nunca mais a inundá-la. 

Ele ordenou a Noé e seus filhos para repovoarem o mundo e espalhar-se pela terra, e Ele permitiu que eles usassem animais para comer. 

Deus também estabeleceu a lei da pena capital ( Gênesis 8: 1-9: 7 ). 

Os descendentes de Noé não conseguiram "preencher a terra" como foi ordenado, e em vez disso, eles trabalharam juntos para construir a torre de Babel ( Gênesis 11: 1-9 ). 

Deus respondeu esta ação ao confundir suas línguas, criando diferentes nações e culturas que mais tarde se espalharam para diferentes áreas. 

Este foi o começo do governo humano. 

 

<> 4ª <> A Dispensação da Promessa

A dispensa do governo humano durou até o chamado de Abraão. 

O chamado de Abraão, a vida dos patriarcas e a escravidão do povo judeu para o Egito caem sob a dispensa da promessa. 

Este foi o momento em que os descendentes de Abraão esperaram a promessa que foi dada a Abraão: que Deus faria dos descendentes de Abraão uma grande nação e lhes dê sua própria terra ( Gênesis 12: 1-7 ). 

Esta dispensação terminou com o Êxodo dos judeus do Egito. Uma vez que eles deixaram o Egito, eles eram oficialmente uma nação, liderada por Deus no deserto em direção à Terra Prometida. 

 

<> 5ª <> A Dispensação da Lei

A dispensa da lei durou quase 1.500 anos, começando pelo Êxodo e terminando com a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

A entrega dos Dez Mandamentos e a Lei do Mosaico, encontrada em Êxodo 19-23 , delineou o padrão de perfeição que Deus exigiu de Seu povo e incluiu as instruções sobre o culto ao templo e os sacrifícios. 

Esta era a era dos sacerdotes, dos profetas e dos reis, tanto do bem como do mal. 

O povo de Javé repetidamente quebrou seus mandamentos, e perambulou depois de outros deuses. 

É importante notar que o rigoroso cumprimento dos mandamentos nunca foi tão importante para Deus quanto a misericórdia e a fidelidade (Oséias 6: 6). 

A lei foi dada para mostrar às pessoas que eles precisavam depender de Deus e confiar nele para salvá-los, ao invés de confiar em si mesmos, em sua própria bondade ou em outros deuses pela salvação. 

Ele nunca esperou a perfeição - se Ele fizesse, Ele não teria providenciado o sistema de sacrifício como um meio para o homem dizer "sim, eu pequei, aqui é um símbolo da minha necessidade de perdão e expiação". 

O sangue dos touros e dos cabritos não pode tirar o pecado - eles são um símbolo, esperando a pessoa cujo sangue poderia tirar o pecado ( Hebreus 9: 11-14 , Hebreus 10: 3-10 ).

 

<> 6ª <> A Dispensação da Graça

A dispensação da graça começou na ressurreição de Jesus Cristo e continua hoje. 

É a nova aliança no sangue de Cristo ( Lucas 22:20).

Isso também é chamado de "idade da graça" ou "idade da igreja", e os estudiosos acreditam que toda a dispensa - mais de 2.000 anos - ocorre entre a 69ª e 70ª semanas de profecia de Daniel em Daniel 9:24 . 

A expiação foi fornecida na cruz, de uma vez por todas, para quem acreditasse: os filhos de Abraão são todos aqueles que têm fé, incluindo gentios (ou não-judeus) ( Hebreus 10:10 , 14 ; Romanos 5: 1 ; Romanos 3: 29-30 ; Gálatas 3: 7 , 29 ).

Durante esta dispensação, também temos um Consolador conosco, o Espírito Santo de Deus, que habita os crentes ( João 14: 16-26). 

Os Dispensacionalistas acreditam que a Era da Igreja terminará com o arrebatamento da Igreja ( 1 Tessalonicenses 4: 13-18 , Apocalipse 3:10 ) e depois a tribulação, os sete anos em que aqueles que habitam na terra experimentarão o julgamento de Deus, começarão ( Daniel 12: 1-4 ; Mateus 24: 21-27 ). 

O momento exato do êxtase é um assunto de grande debate, mas os dispensacionalistas acreditam que isso acontecerá no início dos sete anos. 

Nós sabemos que algumas pessoas serão salvas durante a tribulação ( Apocalipse 7: 14-17 ) e que terminará com a batalha de Armagedon, quando Jesus Cristo voltará e derrotará Satanás e qualquer um que o seguisse para a batalha ( Apocalipse 19 : 11-20: 3 ).

 

<> 7ª <> O Reino do Milênio de Cristo

O Reino do Milênio começa com a derrota de Satanás ( Apocalipse 20: 1-3 ) e adianta em 1.000 anos de paz, onde Cristo reinará na terra ( Apocalipse 20: 4 ). 

Este é o cumprimento de muitas profecias, declarando que Cristo retornará e será Rei. 

Após os 1.000 anos terminados, Satanás será lançado. 

As pessoas voltarão a segui-lo em uma batalha contra Deus, e serão novamente derrotados (Apocalipse 20: 7-10 ). 

Haverá um julgamento final de todas as pessoas, grandes e pequenas (Apocalipse 20: 11-15 ), a terra e o céu antigos serão destruídos pelo fogo, Satanás será lançado no lago de fogo, e isso começará o Reino Eterno , o novo paraíso e a nova terra (Apocalipse 21 e 22 ). "Ele apagará toda lágrima dos seus olhos, e a morte não será mais, nem haverá luto, nem choro, nem dor, já que as coisas anteriores passaram" ( Apocalipse 21: 4 ).

https://www.compellingtruth.org/seven-dispensations.html