A Morte do Discernimento Espiritual

Por isto é importante estarmos alertas vigiando em todo o tempo!

A morte do discernimento espiritual

Engano e apostasia. A  morte da alma!

Por Cornelio A.Dias edição 13-06-2013 revisão 01-08-2021.

De todos os temas sobre o fim do tempo discutidos na Bíblia, o engano e a apostasia na igreja são repetidos mais vezes do que qualquer outro sinal do tempo do fim.

●   Engano   

  Isaías 66  15  Eis que o Senhor virá no meio de um fogo intenso e esplendoroso; seus carros de guerra são como uma descomunal ventania. Ele virá, pois, descarregar sobre os seus inimigos toda a sua ira, indignação e as terríveis chamas de fogo do seu castigo   

●   Apostasia  ● 

 2 Tessalonicenses 2 ● 2   Eis que o Senhor virá no meio de um fogo intenso e esplendoroso; seus carros de guerra são como uma descomunal ventania. Ele virá, pois, descarregar sobre os seus inimigos toda a sua ira, indignação e as terríveis chamas de fogo do seu castigo  

Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus.

A verdade é que o engano [anomalia espiritual] que também é um distúrbio de conduta religiosa dos líderes cristãos atingiu o ponto mais alto de todos os tempos nesta nossa era, e de tão alto que chegou; a maioria dos pastores e anciões das igrejas já não possuem mais qualquer tipo de discernimento bíblico significativo a respeito dos princípios básicos que norteia a doutrina bíblica e a fé cristã, tangentes aos sinais que indicariam os dias finais da Igreja de Cristo na terra.

Os líderes das igrejas cristãs estão literalmente agindo analogicamente como se um "cego fosse capaz biologicamente  de guiar outro cego", e isto vem ocorrendo por culpa da cegueira espiritual que está sobrevindo contra muitos portadores das tribunas, por estarem apostando se da fé.

Este mal concomitantemente vem afetando severamente muitos membros destas igrejas; cujos também por não terem uma visão espiritual sólidas, o efeito destrutivo causado pela ausência dos princípios princípios bíblicos doutrinários lhes afetam a visão espiritual, incorrendo no sério risco de caírem na vala doutrinária aberta pela negligencia deles, por não serem capazes de discernirem o que o Espírito diz a Igreja.

Apocalipse 2: 7 diz: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas; mas quando é o homem que fala por sí; Ele se cala e daí então o espírito do engano ao tomar o Seu lugar agindo livremente visando cegar a visão espiritual dos enfraquecidos na fé! 

Por ter se tornado uma epidemia espiritual generalizada; originada pelo abandono da oração e da fé nas profecias bíblicas; devido a ausência destes ensinamentos sobre os perigos iminentes que a Igreja enfrentaria nestes últimos dias, isto induzirá muitos no caminho da perdição. 

A maioria das pessoas que acreditavam serem cristãs, hoje andam apressadas pelo caminho largo da morte ao aderir ao ²espírito do mundo” incentivado pelo seu pastor, ao desprezar o ¹Espírito do Senhor, porque é somente ¹Ele que conduz a alma para a vida eterna; onde a porta é estreita.

• O ²espírito do mundo é o domínio da homilética que substitui o ¹Espírito:

Não sou eu que eu dizendo, foi o Apóstolo Paulo que afirmou, como se segue: 

 1 Coríntios 2 12  ● Mas nós não recebemos o ²espírito do mundo, mas o ¹Espírito Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos foi outorgado gratuitamente.

  13 ●  Sobre isso também pregamos, não com palavras ensinadas pelo saber humano, mas, sim, com palavras ministradas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. 

  14 ● As pessoas que não têm o Espírito não aceitam as verdades que vêm do ¹Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de compreendê-las, porquanto [por que] elas são discernidas espiritualmente. 

Um exemplo típico explícito na Bíblia se dá pelo fato de que Cristo não admitiu aleatoriamente nem convocou voluntários despreparados para executar a sua obra; Ele escolheu doze discípulos e um apóstolo [Paulo].

Cristo escolheu os doze que seriam os seus discípulos e depois quando já havia terminado o seu ministério, o primeiro dos apóstolos [Paulo]; vocacionando lhes antes com o seu Espírito; ou seja, Ele "selecionou" e depois fez o chamamento daqueles que iriam exercer certa função obrigatória ou para a posse de um direito exclusivo; direito este que era o de serem os seus protagonistas; que foram todos aqueles aquém Ele designou o oficio de propagar os seus ensinamentos com destaque principal para os acontecimentos futuros, após a sua ida para o céu.

Além destes escolhidos surgiram também naquela época muitos voluntários, cujos, não foram reconhecidos como apóstolos e foram aprovados pelos discípulos; e diante disto, eles se auto-intitularam apóstolos; e foi através destes que começou a propagar novo um tipo evangelho distinto e controverso concorrendo com de Cristo pelos discípulos.

Foi então que o apóstolo Paulo começou a exortar os cristãos da Igreja de Jerusalém sobre a ameaça iminente que estes falsos pregadores representavam para a Igreja e o perigo que os seus ensinos apostatas poderia causar na comunidade cristã por serem completamente divergentes daquele que Cristo havia ensinado.

● Na pessoa em que o discernimento não opera, o engano é a mixórdia que impera:  

  Gálatas 1 ●  6  ● Estou chocado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho, 

  7  ● que na verdade, não é o Evangelho. O que acontece é que algumas pessoas vos estão confundindo, com o objetivo de corromper o Evangelho de Cristo.   

Porque o ²espírito do mundo domina na igreja?

● Porque o ²espírito do mundo representa a homilética e o domínio dela substitui a unção:

Conceito teórico científico sobre discernimento:

Por falta de: κριτικòς (kritikos): habilidade em julgar, analisar, considerar e expor; identificar (algo) com conhecimento de causa; um assunto, texto, informação, mensagem, sinal, e etc.; que no fundo nada mais é do que à falta de capacidade em desenvolver um dom, cujo, não se tem a vocação.

Teoricamente discernir significa:

- perceber claramente; (algo, diferenças etc.); distinguir, diferenciar, discriminar a ação a ação correta do bem do mal.

- compreender (conceito, situação etc.); perceber, entender as consequencias de uma ação.

- formar juízo; apreciar, julgar, avaliar.

Exemplo: até agora ela não discerniu se a proposta é boa. Sob forte emoção não discernimos bem.

- identificar (algo) com conhecimento de causa.

Este é o método aplicado pelas maiorias dos portadores das tribunas, usando para isto as ferramentas da teologia, que são: a exegese, a hermenêutica, que é principal delas cuja; neste caso específico que é a homilética.

De posse dessas ferramentas o preletor elabora se o esboço do seu sermão antecipadamente.

O sermão varia conforme a vontade e a disposição do preletor.

Ele pode ser: expositivo; textual ou temático.

Há também aquele que por não ter um conhecimento teológico algum, faz a revelia ou de improviso ao aceitar o convite para assumir a tribuna.

Não estou demonizando a homilética que é a arte de pregar sermões religiosos, e em teologia, é a aplicação dos princípios gerais de retórica para o ministério específico da pregação; mas, sim criticando o efeito nulo senão inverso que ela produz sobre a interpretação da Palavra de Deus.

A retórica é extremamente necessária e útil quando aplicada na ação de expressar-se oralmente ou por escrito seguindo as normas precisas, da oratória que é falar e expressar-se com desenvoltura ou com eloquencia.

A questão que estamos examinando minuciosamente é a interpretação da Palavra de Deus anula toda a teoria acima descrita, porque o Espírito de Deus é dinâmico e autônomo, e não estático e sujeito como é o conhecimento humano.

Abrindo um parêntese sobre: que a palavra de Deus pode ter um significado diferente para cada ocasião; há uma contradita secular protestante referente ao segmento evangélico que consiste em anular a probabilidade de que não há nenhuma renovação da palavra de Deus, e o protestantismo afirma que o segmento evangélico cita:

  Lamentações ● 3   ●  22  ●  As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

●  23   Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

O verso acima para justificar o porquê um mesmo texto bíblico é pregado em outra ocasião diferente da anterior; e a falta de conhecimento teológico é a causa principal deste erro.

Por isto eles elaboram o sermão antecipadamente com base numa perícope, estudam o texto durante a semana, não pregam no domingo sem não tiver um esboço preparado, por isto eles sempre tem um esboço na reserva para uma eventual situação de surpreendido for; ser o preletor.

Portanto: este método não requer preparo espiritual.

O método acima não é aplicado no segmento evangélico é o oposto, porque o pregador, ao saber que vai ser o porta-voz da Palavra de Deus em culto, ele começa o seu preparo espiritual antecipado, intercalando a leitura bíblica com a oração, muitas vezes jejua neste propósito, e esta é uma pratica cotidiana, mesmo que ele não tenha sido avisado previamente.

Falo também por mim, por vivido esta experiência na década de 80, quando o Pastor local começou a preparar a igreja 90 dias antes de um culto especial, e um pregador surpresa. Chegou o dia; havia sete pastores que eu não conhecia na tribuna, e no termino da oração para o inicio da pregação, e eu que estava sentado no grupo dos jovens, fui chamado para a tribuna.

No final aquele culto me rendeu alguns convites para ser pastor auxiliar deles nas suas igrejas.

Hoje; as ferramentas da teologia são para ela, e o discernimento do Espírito Santo para  igreja.

O Espírito Santo não é porta voz do homem, o homem é que é o seu instrumento.

Hoje o homem não é porta voz do Espírito Santo, Espírito Santo é que é seu instrumento.

Ele usa o Espírito Santo para dar credibilidade para a sua palavra.

Por isto é estamos velando:

A Morte do Discernimento.

E da igreja espiritualidade da igreja.

Precisamos do discernimento cientifico na vida secular, mas, dependemos do Discernimento do Espírito, na vida espiritual para evitarmos o nosso afastamento de Deus para não morrermos espiritualmente.

  Efésios 5   14  ● Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos
e Cristo resplandecerá sobre ti".

Observe que o engano e apostasia começaram juntos com o recém nascido evangelho genuíno, por um segmento paralelo formado de propagadores apostatas do ²evangelho de belial, mesclado e divergente do  ¹Evangelho de Cristo que ainda estava começando a ser pregado seus eleitos.

Os dois tipos de evangelhos sobreviveram, proliferaram e continuam disputando cada um o seu lugar sagrado no coração dos homens até os dias de hoje.

E o evangelho apostata do homem é que está sendo mais disseminado porque a demanda dos interessados é maior, e competindo diretamente com ele vem o Evangelho original de Cristo, e por pior que pareça além do fato do apostata estar em vertiginosa ascensão já conseguiu superar o verdadeiro; porque os ensinos ²deste agradam a maneira de crer da maioria dos religiosos do nosso tempo satisfazendo lhes os anseios dos seus espíritos materialistas.

O contraditório ao evangelho de Cristo é atraente porque ele prima por garantir que se pode obter tudo o quiser e desejar nesta vida, que não se deve viver no limite, e que os filhos de Deus não podem ser pobres materialmente, porque se toda a riqueza é Dele, sendo assim os seus filhos são os legítimos herdeiros e usufrutuários por herança.

Mas; o evangelho genuíno rege que Deus garante que não deixará faltar nada para os seus fiéis, porque a riqueza está preservada para o gozo eterno na outra vida, não nesta, na infinita, porque tudo aqui será destruído; inclusive o evangelho de belial.

● Esta promessa será cumprida, mas, não literalmente como se lê, será no tempo mais no futuro:  

  Deuteronômio 28:  13  ● O Senhor fará de vocês a cabeça das nações e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje dou a vocês e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo.  

Acontece que todos os discípulos foram mortos violentamente e nenhum teve uma vida tão próspera e invejável aos homens no tempo deles, e esta é a prova que o evangelho do homem argumenta de ele era manietado, portanto, †não se deve prender ao jugo dos desiguais, que neste caso significa não aceitar sofrer as penas que são impostas à alguns em casos isolados como foi a vida dos discípulos.

Este evangelho adulterado satisfaz os anseios do povo porque ele não exige sacrifício, esforço, fé genuína e nem uma entrega total do corpo, alma e espírito para Deus; porque tudo é concedido apenas pela graça de Deus e sem esforços, basta pedir, receber e desfrutar.

O evangelho segundo a apostasia rege que nesta vida ninguém deve ter problemas e dificuldades porque Deus tem a obrigação de satisfazer todas as necessidades de cada um, e que a prosperidade tem que ser plena nesta fase da vida, porque a outra está reservada apenas para receber as recompensas por alguma dádiva que não foi suprida plenamente nesta vida.

Ótimo. Este sim é o evangelho verdadeiro. O de Belial.

O evangelho que os discípulos e apóstolos viveram e ensinam é o de Cristo, por isto não foi aprovado pelos discípulos de Belial, porque ele é crucial; sacrificante; doloroso; árduo; atribulado; extremado; opressor; intransigente; funesto e afligente, tanto que nem do próprio Deus ele é benquisto; concorda?

Segundo porque Ele ama e protege os seus filhos. Tudo o que é mau e ruim está reservado para os seus inimigos, porque Ele é justo!

Até a mensagem e a interpretação do Evangelho afligente dos Apóstolos é distinta do evangelho de belial concernente ao que diz o verso: “não se deve prender ao jugo dos desiguais” que também tem uma conotação espiritual diferente:xx

Porque o ²espírito do mundo domina na igreja?

●  O Senhor da riqueza não coaduna com o senhor da cobiça da carne, dos olhos e da ostentação  

  2 Coríntios 6  15  ● Que harmonia entre ¹Cristo e ²Belial?  

²Veja Que há de comum entre o ¹crente e o ²descrente?  

A diferença conforme questiona as duas perguntas no verso acima, é a de que: a ¹ªriqueza está garantida por ¹herança no Senhor, mas, aquele que ambiciona usufruir da ²ªriqueza que a carne egoísta ²cobiça ele pode obter; mas, ela não provém do Senhor porque se acabará aqui; e não é como a ¹primeira que Ele dá em proporção parcial para o usufruto necessário desta vida, porque ela é muito grande; por isto o gozo pleno dela não pode ser desfrutado nesta primeira fase da vida; porque esta fase da vida humana ela é curta e os seus dias são finitos.

A riqueza plena está prevista para começar a ser desfrutada ainda aqui na terra, porém, quando Ele estiver governando este mundo, mas, devido esta riqueza ser incalculável esta continuará sendo parcial para que cada um dos seus eleitos possa usufruí-la em toda a sua dimensão e plenitude, na Nova Jerusalém, depois do Milênio; conforme registra e confirma todo o Livro do Apocalipse.

Quanto; se nesta fase mortal da vida nós podemos e devemos buscar viver um padrão de vida sempre melhor isto não é errado, pecamos na maneira como buscamos e na sua intensidade; e o pecado é cobiçar e ambicionar as coisas deste mundo que são parciais e passageiras acima de tudo e não anelar as grandiosas e ricas bênçãos de Deus que são plenas e eternas.

Pecamos na maneira como buscamos satisfazer primeiro os desejos superficiais da carne na sua intensidade, ignorando as primordiais que são as necessidades do espírito [alma], desprezando plenitude das promessas substanciais de Deus porvir e a se cumprir.

Por isto o evangelho de belial por ser diferente é atrativo, porque o Evangelho de Cristo começa aqui e vai evoluindo gradativamente dado a sua vastidão, por isto se estende pelo infinito, enquanto que o do homem é limitado, começa aqui e aqui termina.

E como são poucos que decidiram esperar, estes mantêm se firme no Evangelho de Cristo, aqueles cujos seguidores são na sua maioria e impacientes não acreditam que existe tamanha riqueza assim aqui na terra e no futuro, estes buscam conseguir o máximo que puder adquirir nesta vida, por isto estes agradam a Belial e não a Deus.

Este é o erro fatal do homem porque ele coloca o seu coração neste propósito ambicioso, quando deveria primar pela grandeza futura garantida por Deus que está prometida e assegurada desde a fundação do mundo! 

  Mateus 6  21  ● Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. 

E como são poucos que decidiram esperar, estes mantém se firmes no ¹evangelho genuíno, enquanto aqueles que são a maioria e impacientes não acredita que existe tamanha riqueza assim, buscam conseguir obter o máximo que puder nesta vida, por isto estes pactuam com Belial e não confiam em Deus; porque não há harmonia entre ¹Cristo e ²Belial; nem entre o ¹crente e o ²descrente!

É para este fim que existem dois evangelhos: são dois caminhos e duas salvações, uma para os crentes e outra para os descrentes!

Porque a cobiça e a ambição prepondera sobre o ego. 

   Mateus 6  ●  32  ●  Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas.

  33 ●  Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

 34 ●  Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. É suficiente o mal que cada dia traz em si mesmo.

Esta [cobiça e ambição] foi à causa principal da origem do evangelho segundo o engano e a apostasia. Por isto são antônimos.

Este é o motivo do evangelho do homem ser diferente, porque o de Cristo começa aqui e vai aumentando gradativamente porque é pleno e por isto se estende pelo infinito, enquanto que o do homem é limitado e parcial; possível de se alcançar, usufruir, mas, acaba; começa aqui e aqui termina.

Bom para os apressados.

E como são poucos os que decidiram esperar pela promessa de Deus, estes se mantém firmes e inabaláveis no evangelho genuíno.

Aqueles que na maioria são impacientes e não acreditam que existe tamanha riqueza assim reservadas para eles, portanto, busca com avidez conseguir obter o máximo que puder adquirir nesta vida, por isto este agrada a Belial e não a Deus.

Aquilo que o evangelho de Belial oferece é instantâneo, o de Deus é um pouco mais paciente.

Na integra é o evangelho apóstata do diabo contra o Evangelho de Deus.

Sem discernimento espiritual é impossível compreender esta verdade, esta é a causa principal da Morte do Discernimento.

Conclusão:

O que e a morte do discernimento? 

É a falência no Espírito.

O que e a morte do discernimento?

A cegueira da alma.

que e a morte do discernimento?

A cobiça e a ambição. 

O engano e da apostasia.

O evangelho de belial.

O que e a morte do discernimento?

Como identificar o Evangelho de

¹Cristo.

E o de ²Belial, na sua igreja?

Primeiro: quando os pastores, diáconos e anciãos não possuem qualquer tipo de discernimento bíblico significativo a respeito dos principais sinais que indicam que estamos no fim dos dias da Igreja de Cristo na terra. E este assunto é um tabu.

Segundo: quando a mensagem central nas liturgias foca todos os tipos de assuntos do cotidiano incluindo o bem estar social, ou apenas este ultimo.

Por fim, quando os seguintes temas: alma; anticristo, arrebatamento; arrependimento; besta; falso profeta; juízo; milênio; morte; pecado; perdão; salvação; santificação; sinais, e vida eterna, você somente lê aqui ou na web em geral; mas, nunca por aquele que sobe na tribuna da sua igreja.

Este é um alerta de que já passou da hora de você sair de lá; porque naquele segundo fatal que der conta que a sua alma está perigo; é tarde.

Ou você está indo como está, para baixo, ou ficou porque a Igreja subiu!

Quem poderá te salvar: ¹Cristo ou  ²Belial?Discirna e responda para sua alma!  

  ►  Apoclipse 2 ► 10  Não temas nada do que estais prestes a sofrer! Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão; a fim de que sejais provados, e sofrereis perseguição durante dez dias. Sê fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida!’

   Meditem:

O povo de Deus apostatou se da Fé e o mundo zomba do Seu poder; eis a sentença:

  ►  Isaías  66 15 Eis que o SENHOR virá no meio de um fogo intenso e esplendoroso; seus carros de guerra são como uma descomunal ventania. Ele virá, pois, descarregar sobre os seus inimigos toda a sua ira, indignação e as terríveis chamas de fogo do seu castigo.

► 16  Inimigos toda a sua ira, indignação e as terríveis chamas de fogo do seu castigo 

 Romanos 118  Portanto, a ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça humana, 

Observação: o  engano e a apostasia na Igreja começaram a ser introduzidos na Igreja quando a Igreja ainda estava iniciando a sua missão de evangelizar o mundo, após a ascensão de Cristo ao céu

Não é um caso novo visto que Paulo já conhecia o fato de haver divisões entre os cristãos primitivos, conforme  relata:

  ►  1 Coríntios 11 ► 18   Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio 

► 19  E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós:

E essas primeiras divisões estavam sendo provocadas por conta do surgimento de dissensões entre eles, foi então que Pedro se manifestou alertando a todos de que falsos mestres surgiriam entre eles e que estes introduziriam secretamente heresias que trariam sobre eles repentina destruição; 2  Pedro 2:  1  e que elas introduziriam o engano e a apostasia na igreja conforme Paulo afirmou em 2 Coríntios 4:  2 embora isto já estava acontecendo naquele tempo.

Portanto: o engano e a apostasia já começava a se estabelecer no seio cristão da recém Igreja Primitiva e ela continua se disseminado e tendo como a origem uma causa ativa cuja fonte radical foi definida por Pedro como Heresia; esta que viria assolar a Igreja até os dias de hoje e que persistirá até o Arrebatamento da Igreja.

Em Cristo.

Shalom!

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

 

 

 

Licença Creative Commons
A Morte do Discernimento Espiritual;
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em "https://oportaldateologia.org/a-morte-do-discernimento-espiritual"; Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org