Como devemos saudar ou cumprimentar os irmãos?

  Como devemos saudar ou cumprimentar os irmãos?

 

Antes de qualquer conclusão cabe me afirmar que a “Paz” pertence a Deus assim como a guerra, e cabe a nós no máximo compartilha lha com os outros!

Como convém saudar os irmãos?

Existe uma polemica muito seria quando se trata de como um cristão deve cumprimentar o outro ou saudar lhe, e por isto fui procurar alguma saudação plausível conforme a Bíblia, sem criar uma citação sem base bíblica.

Se eu estabelecer um dogma que significa ser o ponto fundamental de uma doutrina religiosa apresentada como certa e indiscutível; mas, sem ter base bíblica eu estarei incorrendo em criar um sofisma que é um argumento ou raciocínio concebido apenas com o objetivo de produzir a ilusão de uma verdade, ou seja, parece ser, mas, não é, e depois de tanto insistir nele, acaba tornando uma verdade irrefutável.

Assim se faz como a mentira, que de tanto repeti la acaba por denotar ser verdade; embora sempre seja mentira.

Portanto vamos estudar a Bíblia e ver como podemos saudar um irmão sem hipocrisia.

Eu particularmente fui iniciado desde criança numa denominação pentecostal, portanto, aprendi que a saudação correta consiste em dizer: A Paz do Senhor Jesus.

Nunca pensei que outra poderia ser mais bíblica que esta, por isto nunca questionei. Quando cheguei à fase adulta comecei a perceber algumas diferenças nas saudações e continuei a observar; e descobri que na verdade a maioria das vezes que um cristão saúda o outro, nota se que os cumprimentos são diferentes. Percebi também que existem preconceitos quando se trata de cumprimentar um cristão de outra denominação que não seja a nossa em logradouros públicos.

E a hipocrisia na maioria das vezes predomina. Por que; quando?

Sabemos que a Paz de Cristo; de Deus e do Espírito Santo somente é aceita por quem a tem; porque é a única e a verdadeira.

Não temos porque ela não nos pertence e não é da origem humana! E sabemos disto; o mundo também sabe embora não lha retribui!

Se eu sou de uma denominação pentecostal, eu cumprimento um irmão em qualquer lugar apenas se eu identificar que ele também é, mas, antes eu ainda observo muito bem a aparência e o visual deste irmão e em alguns casos até a maneira dele falar; e dependendo do meu pré-julgamento, eu não lhe dou a minha Paz em nome de Jesus.

Aqui neste grifo é que se percebe o quanto hipócrita somos! Ou não? Se eu estiver indo ou voltando da igreja eu preciso estar vestido a rigor com traje social e de gravata; para receber a Paz de alguém em nome de Jesus; se este for cristão pentecostal. E para completar, ainda preciso estar com o rosto muito bem barbeado. Uma barba mal feita já influi na santidade e compromete o cumprimento.

Se for alguém que eu sei que ele é meu irmão em Cristo, mas, está usando trajes esportes e às vezes com o cabelo mais crescido e a barba por fazer, mal aparada ou estilizada, como por exemplo um cavanhaque, bigode ou costeleta, nem pensar eu desvio dele o olhar. Isso ocorre com os irmãos protestantes.

Vou citar uma experiência: certa vez na faculdade poucas semanas antes da formação, durante uma aula dei uma rápida opinião sobre o tema que estava sendo discutido na aula e não demorou dois segundo para alguém gritar: é pentéca; [pentecostal], sabia que tinha alguém enrustido aqui; disse o colega; ia ignorar; mas, resolvi explicar lhe o meu parecer teológico. Isto justifica que: existe uma divergência não explicada entre protestantes e pentecostais. Parece que somos estranhos uns aos outros.

Outra que é comum; às vezes vou nalguma denominação pentecostal cujos membros não podem usar barba, entro na igreja e me sento daí começa chegar os membros; parte deles cumprimenta os que estão do meu lado, esquerdo e direito, eu nem boa noite, uns com boa noite e outro ninguém. Não há um consenso.

Por isto adotei o uso da barba como protesto. Quem quiser me cumprimentar o saudar me com a sua Paz, que faça de acordo com o meu visual pois me farei de tolo sempre que for preciso para ganhar um tolo, mas; quem quiser compartilhar a Paz de Cristo; este sábio é! 

Daí você me pergunta: mas a paz que você dá não é a do Senhor Jesus ou de Deus? Não sei responder ainda. A minha não é porque eu não detenho o direito dela, se Cristo não me der eu não retribuo.

Como Jesus cumprimentava os seus discípulos?

Quando Ele chegou onde estavam reunidos certa vez depois de ressuscitado disse: Paz seja convosco. Em outras ocasiões não é mencionado, como no caminho para Emaús.

Quando antes Dele ia partir próximo já da sua crucificação: João 14. 27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá.

Como os discípulos se cumprimentavam entre si?

Com o ósculo santo. Um beijo no rosto e até hoje isto é natural entre os judeus. Paulo exortou:

 • II Corintios 13 •  12 • Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.

• I Pedro 5 •  14 • Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com todos vós que estais em Cristo.

São dois exemplos. Vejam que ósculo era o mais recomendado.

E se eu for questionado sobre a razão de ser tão radical quanto à sua saudação que dou e se ela tem base bíblica, como vou responder?

Em Colossenses 3:

 • 15 • E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, dominem em vossos corações; e sede agradecidos.

• 17 • E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.  

Se a minha resposta for com base nos versos acima, será infundada porque ela trata se de obras e não de comportamentos, menos ainda de cumprimentos.

Se eu me basear em Filipenses 4: 7 [...] e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus; mas, o verso 7 é continuação do verso 6 que eu não mencionei, e não se trata de saudação.

Quanto à questão acima não tenho uma resposta bíblica.

Para compreendermos melhor esta incógnita questão, fez-se necessário examinar a Bíblia para observar o comportamento dos anjos nas suas aparições aos servos de Deus e que foram registradas na Bíblia.

Em Gênesis 19: 1 está registrado a primeira referencia encontrada quando dois anjos foram a Sodoma e não saudaram Ló; nem com “a paz de Deus"!

Em Juízes 6: 11- 23 outro anjo se apresentou para Gideão; lhe disse: “O Senhor é contigo, varão valoroso"; nenhuma Paz foi mencionada!

Para Daniel 9: 21- 23 o anjo Gabriel; para José em sonho, Mateus 1: 20 - 24; para Maria o mesmo Gabriel conforme Lucas 1: 28; para Zacarias em Lucas 1: 11; Gabriel também apareceu para Zacarias pai de João Batista, além das aparições dos anjos a João, quando das revelações do Apocalipse, e em nenhuma ocasião os anjos saudaram todos eles com “a paz de Deus”, do Senhor Jesus, e nem com "Graça em paz em Cristo"; esta última saudação, Paulo usava como saudação apenas quando ele enviava cartas aos diáconos e presbíteros das igrejas!

Os anjos não cumprimentam ninguém com a Paz!

Sobrou uma única referencia já citada, mas, esta é totalmente inaplicável para a nossa cultura ocidental e neste contexto sócio, cultural e religioso que conta em; Romanos 16• 16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.

Esta saudação é possível entre os cristãos Judeus porque é uma cultura milenar de saudação entre eles, por isto foi recomendada por Paulo aos discípulos e aos membros a Igreja de Jerusalém.

Como podemos ver, não há uma maneira de saudar e cumprimentar um irmão, com base bíblica.

Portanto as maneiras que conhecemos são dogmas.

Na cultura ocidental, as pessoas que se conhecem, relativamente cumprimentam-se de varias maneiras das quais as mais formais são: bom dia, boa tarde e boa noite.

Se chegarmos a um ambiente misto como por exemplo, no trabalho e outros cumprimentar um cristão com bom dia e o irmão da mesma forma, ele é sábio, de outra forma pode parecer um ato de preconceito religioso. Portanto tratem todos por iguais conforme o ambiente.

Deixe o cumprimento religioso para o ambiente propicio.

Eu não vejo erro algum nisto e nem porque nós irmãos de fé não podemos saudar-nos conforme a nossa cultura, respeitando as demais. Isto não vai diminuir a nossa fé no mesmo Cristo que morreu por todos nós; para nos tornar irmãos uns dos outros!

O que fazemos quase que inconscientemente é discriminamos as pessoas por conta da nossa religiosidade, como também somos vítimas disto. Mas temos por obrigação como servos de Deus agir com sabedoria.

O sábio convence o tolo da sua tolice.

A Bíblia deixa ao critério dos cristãos para se saudarem de diversas maneiras com: paz seja convosco: Jô. 20.19, 21 e 21 - graça e paz: Rm. 1. 7 - 1 - Co. 1. 3 - 2 Co. 1. 2 – Gl. 1. 3 – Ef. 1. 2 - a paz do Senhor: Rm. 1. 7 - 1 Co. 1. 3 - 2 Co. 1. 2 – Gl. 1. 3 e Ef. 1. 2 que inclui a saudação: paz da parte... do Senhor.

Quanto cumprimentar as pessoas caminhando na rua aos domingos quando estão com uma Bíblia?

Também é estranho, porque se eles forem católicos e você der lhe a paz, eles podem não responder por não ter o hábito ou por ser católico ou por não entender o cumprimento. Se forem testemunhas de Jeová não lhe respondem, e se for protestantes pode ser que sim depende de cada um; se for da CCB respondem com Paz de Deus, e Graça e Paz de outras denominações.

Observe que isto vem desde o tempo da Igreja Primitiva.

O que falta para nós hoje é educação e boas maneiras no trato pessoal. E ainda:

A excelência do amor fraternal:

 • Sl. • 133 • 1 • Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! 

• 2 • É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; 

• 3 • como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.

Portanto o que prevalece são os dogmas. As saudações são as mais diversas, e nos dirigimos a um público seleto e minuciosamente avaliado sendo em ambiente externo da igreja.

Eu pessoalmente prefiro um Shalon! Não faço acepção de outra qualquer.

A Paz ela é de Deus e de Cristo; mas; parece que somos proprietário intelectual dela.

E no interior da igreja: saúde conforme a sua denominação quando for visitar.

E para finalizar: Paz seja Convosco; Graça e Paz; a Paz do Senhor; Paz da parte... do Senhor; Paz de Cristo; Paz de Deus; Shalom; Shalom Adonai; bom dia; boa tarde ou boa noite; porque o mais importante é quão bom e suave é que todos os irmãos vivam em união e orem uns pelos outros; porque a palavra de Deus diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos; Tiago 5. 16. Quando o justo ora, a sua oração move a mão de Deus.

Antes de tudo haja com sabedoria e use o bom senso; seja educado e imparcial.

Depois responda a enquête na pagina principal.

De vocês para mim, qualquer das saudações acima!

E então fica assim: de mim para vocês:

Sincero Shalon!

 

       "Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

Licença Creative Commons