A contenda do Senhor sobre a verdadeira religião

A contenda do Senhor sobre a verdadeira religião

Cornelio A.Dias - 28:06:18

Estamos no período que se repete a cada quatro anos em que quase, senão todos os povos se religam sob um mesmo ideal, que é o campeonato de futebol mundial onde as contendas se amenizam por conta de uma disputa ideológica em comum, a competição.

Passado este período de tempo tudo volta a sua rotina milenar, a disputa volta a ser pela hegemonia do poder, esta que fomenta o dissídio entre os homens.

Desta feita podemos relativizar o futebol com a religião se lhos adotarmos tendo como fatores em comum; os povos, observando o termo religião que vem do latim “religare” cujo significado é religação.

Há quem diga que religar se refere ao ato de efetuar uma nova ligação, definição, cuja, eu contesto, visto que no meu entender, a frase “uma nova” remete a idéia de “outra” distinta; enquanto que o ato de “religar” compreende se pelo ato de ligar a já existente que foi cortada; isto é unir novamente a mesma!

Esta minha compreensão exemplifico através de um significado que poderíamos dar ao nome Jesus Cristo; por Ele ter sido o elo que uniu novamente, ou seja, que religou aquele que estava separado ou desligado de Deus, que é o homem!

A primeira ligação não foi destruída e construída outra em substituição, a já existente foi apenas reativada.

Assemelha lha se ao divorcio, onde um casal depois de separar se judicialmente, voltar a restabelecer a sociedade conjugal.

Outro erro crasso é desconhecer o significado do termo aproximado religião definindo lho como: Católico, Assembléiano, Metodista, Batista e etc.; e ainda afirmar com base neste disparate que Jesus morreu por todos; e para alguém ter uma religião basta apenas se converter a Ele!

Primeiro que não há lógica alguma na frase que define religião e segundo que não é preciso fazer um exercício mental para ver que o exemplo cita apenas duas religiões: o catolicismo e o cristianismo representado por três vertentes; e por ultimo que Jesus Cristo não é religião.

Se formos explorar esta temática sobre o que é religião vamos escrever milhões de definições contrárias entre si, por isto vamos ver o que é religião conforme a bíblia.

A contenda do Senhor com seu povo sobre a verdadeira religião foge totalmente dos parâmetros e conceitos conforme os raciocínios acima tipificados sobre o que é o religare.

Se abordarmos um texto ainda mais antigo que o novo testamento aprenderemos que nada do que foi dito anteriormente define o que é religião.

Vamos refletir sobre esta mais antiga citação bíblica: Miquéias um dos considerados profetas menores conforme a teologia teve o seu ministério de profeta abrangido o reinado dos três reis no período de Jotão, Acaz e Ezequias, desde o ano de 738 até 698 a.C., aproximadamente e neste livro está registrado o que Deus define com religião: observe o grifo em negrito:

6: Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano?

7: Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma?

8: Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus? 

Surpreso?

Pois é a religião não é nada parecido com o que o termo secular propõe ou relativiza como sendo: fé confessa, crença na existência de um poder ou princípio superior; de força ou forças sobrenaturais; culto que se presta à divindade; devoção; sistema de doutrinas, crenças e práticas rituais próprias de um grupo social, fé, culto e outros conceitos relativos.

Isto me faz relembrar de uma ocasião no passado quando fui interrogado sobre qual era a minha religião.

Ao responder que não tinha uma específica, fui obrigado a mencionar alguma das opções que melhor me identificava apenas para preenchimento de um formulário!

Ao dizer que eu era apenas cristão; o entrevistador teve que assinalar a opção “outros” porque a única que definia a minha fé confessa era o cristianismo, mas, não havia esta opção de resposta!

Como registra a Wikipédia: Historicamente foram propostas várias etimologias para a origem de religio.

Cícero, na sua obra De natura deorum, (45 a.C.) afirma que o termo se refere à relegere, reler, sendo característico das pessoas religiosas prestarem muita atenção a tudo o que se relacionava com os deuses, relendo as escrituras.

Esta proposta etimológica sublinha o caráter repetitivo do fenômeno religioso, bem como o aspecto intelectual.

Mais tarde, Lactâncio (século III e IV d.C.) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo vem de religare, 'religar', argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus. No livro "A Cidade de Deus" Agostinho de Hipona (século IV d.C.) afirma que religio deriva de religere, "reeleger".

Através da religião a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado.

Mais tarde, na obra De vera religione, Agostinho retoma a interpretação de Lactâncio, que via em religio uma relação com "religar".

De acordo com a bíblia nada do que informa o texto acima se aproxima da definição verdadeira sobre o que é a religião.

Observando ainda na bíblia temos outra referencia sobre o que é religião, vejamos:

6: Tiago 1 27 A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. 

Observe a semelhança entre as definições conforme o antigo e o novo testamento:

6: Miquéias 6 – 8 [...] que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?

É o que o Senhor requer de nós!

Esta deve ser a nossa religião.

É fácil ser religioso.

No dia das crianças entramos no nosso carro e vamos levar brinquedos para as crianças que vivem nos internatos, e no natal passamos por um asilo de idosos sem desviarmos do nosso itinerário para casa e entregamos algumas cestinhas natalinas para eles e já estamos esperando ser recompensados!

Adotarmos um órfão?

Não é a melhor alternativa porque é muito complicado e o processo de adoção é por demais burocrático e exige muito tempo e esforço para adaptação familiar entre outros fatores adversos que envolvem a reintegração do menor com a nossa realidade social!

Mas como todos nós somos religiosos convictos, então pedimos todos os dias para Deus cuidar das crianças abandonadas e dos velhinhos esquecidos nos asilos pela parentela, ou seja, nós trocamos de lugar com Ele; ou seja, Deus é quem deve praticar a nossa religião!

Por isto é que nas tribunas não se ensina o que é e como praticar a religião de Deus porque os portadores delas são os primeiros a se omitirem em obedecer aos mandamentos bíblicos. Mas; quanto ao dever de cobrar dos fieis os dízimos e as ofertas para a obra isto é regra.

Temos que dar a Deus o que é Dele. Para os fieis isto é um dever inquestionável, porque quanto mais você ajuda a obra de Deus mais prosperidade obtém Dele; no fim todos saem no lucro, os portadores das tribunas acumulam fortunas, os fiéis prosperam financeiramente, e ainda herdam a salvação pelas boas obras! Justo.

Mas, e o que é de Deus? E o que devemos dar a Ele? Há o nosso coração! Nada mais! Esta é resposta de todos!

Alguns cristãos ainda se aventuram e dar alguma esmola para um mendigo, outros uma porção de alimento para alguém que está com fome; a maioria nenhuma das duas opções, a não ser orar pelos necessitados!

Veja esta passagem que traduz ao pé da letra o que é a religião:

Tiago 2: 13 Porque o juízo será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o juízo. A fé sem obras é morta em si mesma

14 Que proveito há meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?

15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano.

16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?

É o que o Senhor requer de nós!

Observe o grifo em negrito acima!

Por isto é conveniente frequentar uma denominação onde todos têm um nível socioeconômico equivalente vivem  num padrão de vida elevado e desta forma ninguém precisa um dos outros!

Moram em bairros pobres cuja população transita da classe baixa a para a mendicância, as pessoas sobrevivem nos guetos abandonados pelo Estado; Igrejas e pela Religião de Deus.

Nem eu mesmo sou um religioso como a Bíblia ensina sobre o que é a verdadeira religião, porque a mesma espada que corta o seu pescoço arranca também a minha cabeça!

A menos que eu seja mais um entre os cristãos hipócritas, porque estes afirmam que serão salvos apenas pelas obras, praticados entre eles e em favor deles mesmos!

Os mais ricos ajudam os menos ricos, como as sociedades secretas que nem preciso citar uma delas, que atrai a maioria dos titulares das tribunas!

Ao invés de Mateus 11:28  e Atos dos Apóstolos 3:19-20 eles pregam: vindes a nós todos que são ricos que lhes tornaremos ainda mais ricos e poderosos!

Esta é a religião que está em voga.

Quantos cristãos que foram abençoados por Deus através da prosperidade por terem sido fieis aos dízimos e ofertas nas Igrejas não estão neste momento na Rússia assistindo a Copa do Mundo illuminati?

Para eles tanto faz com fez se o time deles vai ser campeão ou não, o que importa é viver o momento, porque a vida é curta e os prazeres deste mundo são findos!

Esta é religião do homem.

A religião de Deus não é uma fé confessa ou uma crendice cristã, o principio que Deus definiu como a sua religião é ajudar o pobre. Ou seja, praticar a caridade.

Eu poderia muito bem definir religião como filantropia.É praticar a generosidade para com outrem; a caridade para com o necessitado; seja de pão, seja de salvação; seja de pão, salvação e oração.

Esta a contenda do Senhor com seu povo sobre a verdadeira religião!    

Sincero Shalom!

Em Yeshua! 

Imagem:  1 https://redeeminggod.com/repentance-sin/

Imagem:  3 http://www.secamb.nhs.uk/about_us/inclusion_equality__diversity/equality_delivery_system/protected_characteristics/religion.aspx

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana!" C. A. Dias.

 

 

              

 

 

Licença Creative Commons
A contenda do Senhor sobre a verdadeira religiãoTeologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em http://oportaldateologia.org/a-contenda-do-senhor-sobre-a-verdadeira-religiao Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org