Translate this Page
Arrebatamento
Você acha que o Arrebatamento da Igreja será:
No meio da Tribulação
Depois da Tribulação?
Durante a Tribulação
Antes da Tribulação?
Não sei responder!
Ver Resultados


Rating: 2.1/5 (473 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





O Portal da Teologia 

Indice Mapa do Site Avançado
Busca O Portal

 Ychzek'el [Ezequiel] 9.3-4

O PORTAL DA TEOLOGIA

A marca de Cristo. 

3. Então a Glória do Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura

4. Adonai lhe disse: "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".  

 Atenção: O Arrebatamento da Irmã Vilma - Assista aqui em [Vídeos e Nova Era] Cuidado com a sua Alma! 

 

Graça e Paz em Cristo → A todos os Leitores → Sejam bem vindos → No nome de Jesus!  Comentem os artigos → Iniciem discussões sobre os temas → O Moderador. 06.04.2014 

 
OPorTAU.png

Atualize o seu navegador - novo domínio 

http://www.oportaldateologia.org/ 

O Portal:

 

 

oportal@oportaldateologia.org 

cliqueimagem 

OPorTAU.png 

Pedido de Oração  

 

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

 


O Portal da Teologia autoriza a republicação de todos os artigos do site na íntegra, desde que cite a fonte de origem.  


TEOLOGIA SISTEMÁTICA
TEOLOGIA SISTEMÁTICA

iNTRODUÇÃO 

 A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam “Deus” e “palavra”. Combinadas, temos a palavra “teologia”, que significa “estudo de Deus”. A palavra “sistemática” se refere a algo que colocamos em um sistema. Teologia sistemática é, então, a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros da Bíblia dão informações sobre os anjos. Nenhum livro sozinho dá todas as informações sobre os anjos.

 A Teologia Sistemática coleta todas as informações sobre os anjos de todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema: Angelologia. Isto é a Teologia Sistemática: a organização de ensinamentos da Bíblia em sistemas de categorias.

Teologia Própria é o estudo de Deus o Pai. Cristologia é o estudo de Deus o Filho, o Senhor Jesus Cristo. Pneumatologia é o estudo de Deus o Espírito Santo. Bibliologia é o estudo da Bíblia. Soteriologia é o estudo da salvação. Eclesiologia é o estudo da igreja. Escatologia é o estudo do fim dos tempos. Angelologia é o estudo dos anjos. Demonologia Cristã é o estudo dos demônios sob uma perspectiva cristã. Antropologia Cristã é o estudo da humanidade. Hamartiologia é o estudo do pecado.

Teologia Bíblica é estudar um certo livro (ou livros) da Bíblia e enfatizar os diferentes aspectos da Teologia que ele focaliza. Por exemplo, o Evangelho de João é muito Cristológico, pois focaliza muito na divindade de Cristo (João 1:1, 14; 8:58; 10:30; 20:28). A Teologia Histórica é o estudo das doutrinas e como

Elas se desenvolveram através dos séculos da igreja cristã. A Teologia Dogmática é um estudo das doutrinas de certos grupos cristãos que possuem doutrinas sistematizadas, por exemplo a Teologia Calvinista e Dispensacional. A Teologia Contemporânea é o estudo das doutrinas que se desenvolveram ou têm estado em foco recentemente. A Teologia Sistemática é uma importante ferramenta em nos ajudar a compreender e ensinar a Bíblia de uma forma organizada.

As dez principais doutrinas teologia sistemática são:

Escrituras ou bibliologia;

Deus ou teologia (no sentido restrito); Homem ou antropologia;

Pecado ou hamartiologia;

Cristo ou cristologia;

Salvação ou soteriologia;

Espírito Santo ou pneumatologia;

Igreja ou eclesiologia.

Últimas coisas ou escatologia.

Para os nossos propósitos obtenha êxito, o nosso trabalho não será atabalhoado, editaremos e publicaremos estudos conforme as doutrinas da teologia sistemática, para que o seu conhecimento empírico e espiritual seja formatado através da teologia, com base na Bíblia Sagrada auxiliado pelas ferramentas da teologia sistemática.

Não será usado à linguagem acadêmica, e os conteúdos dos estudos não serão didáticos. Iremos seguir o modelo utilizado na Escola Bíblica Dominical para a sua melhor compreensão e assimilação.

comentários por Disqus

Conceitos:

Do teólogo:

O conceito teologia é derivado da união de dois termos: Teo = Deus e Logia = Estudo e ou [ciência]; no sentido literal, é o estudo sobre Deus, do grego θεóς, theos, [Deus]; e  λóγος, logos, [palavra,] por extensão, estudo. 

A teologia como estudo, ela busca compreender a relação entre Deus e o homem, pode se dizer que ela estuda esta relação ambígua.

Afirmar que a teologia é a ciência ou estudo que estuda a Deus, Deus não deixa conhecer ou se revelar por estudo para o homem que é um ser limitado. Afirmar isto é demonstrar ignorância teológica [falta de conhecimento de causa] ou má formação acadêmica se for graduado em teologia. E não poucos cometem este grotesco erro.

A teologia não é capaz de definir nada sobre Deus, o que sabemos sobre é aquilo que Ele deixou ser registrado na Bíblia e o que aprendemos durante uma vida de relacionamento com Ele através da fé.

O restante é pura especulação teológica bíblica. Um exemplo clássico disto é o fato de a teologia nos departamentos de ensino superior, formar um teólogo com a concepção de que todo o Livro de Apocalipse já se cumpriu e encerrou-se após a queda do templo de Salomão em 70 D.a.C, o segundo erro gritante, é o que acontece com o Livro de Daniel, onde se ensinar que todas as profecias contidas neste livro foram cumpridas no contexto histórico do profeta.

Outra discrepância e a de que o Livro da Bíblia não deve ser interpretado literalmente visto todo o seu conteúdo é simbólico e a sua linguagem é baseada em metáforas, e esta linha de concepção teológica corrobora para a formação da crença de que o Reino de Deus na terra é o contexto histórico de Cristo até o atual [Séc. XXI] e que Deus irá ao final deste Reino, não se sabe quando porque não há indícios bíblicos, [conceito da teologia] julgar as nações.

A teologia não confirma as duas vindas de Cristo, e nem que Ele irá governar por 1000 anos aqui na terra a partir de Jerusalém.

A teologia consegue encontrar erros na Bíblia, por isto a maioria dos teólogos decide fazer as suas exegeses através das cópias existentes dos textos originais em grego e em hebraico para poderem firmar as suas opiniões e confissão da fé cristã.

Isto pode ser verificado pelo seminarista logo no primeiro semestre do curso de bacharel em teologia, nas melhores universidades ou faculdade de teologia do Brasil, das quais se concentram no Estado de São Paulo.

A teologia também não coaduna com a fé cristã pentecostal. Os Pais da Igreja não os discípulos e primeiros apóstolos, mas, sim os teólogos renomados dos três primeiros séculos d.a.C.

O berço da teologia é o protestantismo e o catolicismo. Uma teologia pentecostal genuína não existe, e a que afirma ser, no sentido acadêmico é uma adaptação de grade teológica baseada na Confissão de Fé acrescida de alguma disciplina criada pelo segmento cristão pentecostal e acrescida à teologia tradicional [ptt].

O termo Teologia foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, mas, isto contraria a teoria de que ela [teologia] é uma ciência oriunda da filosofia, pelo termo ter sido cunhado por Platão, que defendeu ser a filosofia a ciência primeira, cuja, estuda o pensamento ou a forma de pensar, hoje, na minha definição, como pensar o pensamento.

Cabe ressaltar  que a Filosofia é empírica e a Teologia é Metafísica, considerando-se os seus objetos de estudo. Portanto é importante ratificar que as duas ciências são distintas entre si, então por conseguinte, não há ligação alguma entre ambas, além do fato da teologia ter sido praticada nas políticas dos antigos reinos, muitos séculos antes de Platão pelos hebreus nos primórdios do Antigo Testamento.   

Outra discrepância  visivel dá se pelo fato das definições, palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria.  Há quem traduz a philos por filho, e define a filosofia como filho da sabedoria. Mais uma divergência, o berço da filosofia é grego, o da teologia é judeu, estas são provas suficientes para evitar e frustrar a tentativa de querer subordinar uma a outra, conforme a ciência ea vaidade exarcebada dos especialistas nas duas linhas do pensamento científico. 

A teologia era praticada nos primórdios da antiguidade, prova disto é o exemplo de José ter sido conselheiro do Rei e depois nomeado governador.

Em outras eras posteriores muitos reinados adotaram esta pratica de escolher um profeta ou alguém com conhecimento exímio sobre o Deus dos judeus para ser assessor político e pessoal do Rei. Portanto nem tudo que afirma pode ser provado.

Acadêmico:

Literalmente é o estudo sobre Deus. Como toda ciência tem o seu objeto de estudo, a teologia este é Deus. Como não se pode estudar diretamente Deus como um objeto cientifico, que não vê e não toca, estuda-se então Deus a partir da sua revelação, ou, em termos seculares sobre Ele, conforme as representações nas variadas culturas.

No cristianismo, isso se dá a partir da revelação de Deus na Bíblia. O conceituado teólogo suíço Karl Barth definiu a Teologia como sendo um "falar a partir de Deus".

O termo Teologia foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus contemporâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados:

Teologia como o ramo fundamental da ciência filosófica, também chamada filosofia primeira ou ciência dos primeiros princípios, mais tarde foi chamada de Metafísica por seus seguidores;

A Teologia como denominação do pensamento mitológico é imediatamente anterior à Filosofia, com uma conotação pejorativa, e, sobretudo utilizada para referir-se aos pensadores antigos não filósofos como por exemplo, Hesíodo e Ferécides de Siro – 600-550 a.e.C.

Agostinho adotou o conceito Teologia Natural orieundo da obra Antiquitates rerum humanarum et divinarum, de Marco Terêncio Varrão, em latim Marcus Terentius Varro; Rieti, península Itálica, 116 a.C. - 27 a.C., filósofo e antiquário romano de expressão latina, como única teologia verdadeira dentre as três apresentadas por Varrão: a mítica, a política e a natural.

Acima desta, situou-se a Teologia Sobrenatural [theologia supernaturalis], baseada nos dados da revelação e, portanto, considerada superior.

A Teologia Sobrenatural, situada fora do campo de ação da Filosofia, não está subordinada a esta, mas, acima dela última e considerada como uma serva [ancilla theologiae] que ajudaria a primeira na compreensão de Deus.

A Teodicéia, termo empregado atualmente como sinônimo de Teologia Natural, foi criado no século XVIII por Leibniz, como título de uma de suas obras chamada Ensaio de Teodicéia. Sobre a bondade de Deus, a liberdade do ser humano e a origem do mal, embora Leibniz utilize tal termo para referir-se a qualquer investigação cujo fim seja explicar a existência do mal e justificar a bondade de Deus.

Na tradição cristã [agostiniana] a teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana. Esses dados são organizados no que se conhece como Teologia Sistemática ou Teologia Dogmática.

A Teologia influenciou as mais diversas religiões surgindo a partir de então as: Teologia Budista, Teologia Islâmica, Teologia Católica, Teologia Mórmon, Teologia Pentecostal, Teologia Espírita, a  Hindu e outras.

 

 

         Revisão Julho 22-2016  

Em Cristo.

Shalon.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

  

 

 

 

Comentários

Licença Creative Commons
Teologia; 
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em "http://oportaldateologia.no.comunidades.net/teologia" Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org

newline oportal

 

Editoriais

As taças da ira de Deus  estão prestes a se derramarem sobre a terra! 

Quero fazer um breve relato sobre esta chamada em "Flash”, visto que não vejo a necessidade de escrever um artigo específico sobre o título, bem como também não vou citar referências bíblicas que corrobore com este assunto.

 

Os elementos ardendo  

em breve se fundirão!

Cuidado!

Um corpo terrestre, 

se chocará contra a terra e 

causará repentina destruição. 

 

Leia Mais imagem

 

A falsa doutrina do pré-tribulacionismo  

Qual biblicamente é a mais viável para você? A Meso-tribulação [Arrebatamento no meio da tribulação] ou a Pós-tribulação? [Arrebatamento depois da tribulação] Em qual delas acontecerá o Arrebatamento da Igreja! Será antes da tribulação? Reflita! Leia Mais  imagem

 

 

  Reflexão do O Portal

         2013

O oitavo Rei foi eleito.

A besta que era e já não é, é também o  oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição Apocalipse cap. 17 - 11.

E o sangue de muitos inocentes ainda haverá de ser derramado.              

Guerreiros feridos são condecorados com Láureas de sangue.

Os soldados do Exército do Rei dos Reis, porém herdarão uma coroa de ouro, e a vida eterna.

A Nova Ordem Mundial está chegando e virá para cumprir o seu dever a rigor.

Quem quiser se livrar dela terá que aceitar a sua marca. 6 6 6 em troca da sua alma.

Revelação 13. 1 – Vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] 7. Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. “Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”

Yeshua.

 O ultimo, o Rei dos reis é o próximo, e está vindo, espere por Ele mesmo que  isto lhe custar a própria vida.

"Permaneça fiel até a morte, e Eu lhe darei a Vida como Coroa. Revelação 2.10.

Yeshua".

 

Leia o Artigo: O sétimo milênio e o fim da humanidade.

Oriente-se.

 

Por: Cornelio A.Dias

Março de 2013.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 TAUEZEQ94_tsp.png

 

 

 

  Ler um   é:

Armazenar Informações;

Desenvolver a Intelectualidade;

Ampliar os Horizontes;

Compreender o Mundo;

Comunicar-se com o Próximo;

Escrever Corretamente;

Relacionar-se melhor com o Outro!

 Ler uma  é:

Armazenar Ensinamentos;

Desenvolver o Conhecimento;

Ampliar a Espiritualidade;

Compreender a DOUTRINA;

Comunicar-se com JESUS

Escrever a VERDADE;

Relacionar-se melhor com DEUS. 

IMAGEM TEXTO

Ore conosco ao som de belos louvores;

Chore aos pés feridos do Pai!

A tristeza logo passa, não demora.

Ele vos envolve e vos consola, 

Em seus braços, faz-vos descansar.

O Portal

Abra esta Porta de Meditação, Louvor e Oração,

clique aqui em:

Bíblia Online e Seleção de Louvores

e deixa Deus falar ao seu coração!

IMAGEM TEXTO

 

TAU_ORIGINAL_PORTAL.png  

 

 

 Leia Mais imagem 


Com: Paz seja convosco
Graça e Paz
A Paz do Senhor
Paz da parte... do Senhor
Paz de Deus
Shalom
Shalom Adonai
Bom dia; Boa Tarde; Boa Noite Irmão
Nenhuma da anteriores

Feedjit

 

Download

Descrição:

Bíblia Sagrada Digital

MediaFire – Down

 Jogo Show do Cristão

MediaFire – Down

Biblia Sagrada + jogo show do cristão + caminho estreito

MEGA – Down 

topo