A visão atual dum vale de ossos secos Ezequiel 37

A visão atual dum vale de ossos secos Ezequiel 37 

11:28:29:12:16 - Cornelio A.Dias

No momento eu me lembro que respondi dizendo que a palavra de Deus se renova a cada dia, porém a principal mensagem do texto, descreve a restauração de Israel no cenário mundial neste futuro, mesmo tendo havido já se cumprido em 1948 quando a nação se emancipou tornando se oficialmente no Estado de Israel com a capital sendo Jerusalém.

Israel é um país embora ainda seja tratado como Estado, ou seja, é uma unidade de alguma federação, que pela resolução sucedânea e sua intervenção política direta e constante, diria ser da ONU, que exerce um tipo de controle como se fosse um País.

Mas; voltando ao conteúdo do capitulo, hoje ao reler lho, subitamente a mensagem me trouxe outra conotação, isto é, ela evocou ou sugeriu um sentido além do conceito literal da expressão, “vale de ossos secos”, e de repente, o texto começou falar comigo, como que se alguns daqueles ossos fossem os meus, ou os de muitos nós hoje!

O profeta que ontem foi conduzido pelo Senhor até aquele vale foi Ezequiel, hoje o profeta é o próprio Espírito Santo que me conduziu até o meio de um vale cheio de ossos secos e me mostrou como eu estou perante os olhos de Deus!

Apenas ossos secos!

• 1 • Veio sobre mim à mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos;

E quando comecei andar ao redor dos meus ossos percebi que havia muitos outros igualmente sequíssimos.

• 2 • e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos.

• 3 • Ele me perguntou: Filho do homem; poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.

E o Senhor continuou dizendo:

• 4 • Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis.

• 5 • Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis.

• 6 • E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor.

E o Espírito de Deus profetizou:

• 7 • Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso. 

• 8 • E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego.Ele me perguntou: Filho do homem; poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes.

Agora assim como eu todos os demais ossos secos que estavam juntos aos meus, já tem carne.

Mas; onde estamos agora, que já temos os nossos corpos restaurados?

No vale.

Este é o mundo em que vivemos.

Todos os ossos estão secos.

Se nós os ossos secos estamos no mundo, então aonde é que o Senhor levou o profeta?

Nas igrejas? Não.

Deus não mostrou de onde Ele estava, um vasto panorama repleto de ossos para o profeta assim como satanás mostrou toda a extensa dimensão do mundo para Cristo dizendo que era tudo dele, o Senhor conduziu o profeta a um lugar especifico.

Este lugar podia ter qualquer nome e se fosse hoje poderia ser uma delas: mesquita, sinagoga, templo, santuário, congregação, casa de oração, capela, paróquia, catedral, basílica e pode haver mais; isto porque, a bíblia ensina que a Igreja do Senhor ela é pessoas enquanto estão reunidas para cultuar a Deus! Ela própria ensina assim aqui em: Mateus 18: 20:.

E o que o Senhor ordenou para o profeta?

• 9 • ¹Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: ²Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

E o que aconteceu depois que o profeta atendeu o Seu pedido?

• 10 • Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o ² fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Na parte² do verso 9 o Senhor está dizendo que vai derramar o seu Espírito Santo sobre aquele exército reconstituído. Depois que aquele vale de ossos secos se transformou num grande exercito o Senhor disse para o profeta:

• 11 • Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados.

E o Senhor ainda continuou dizendo na segunda parte do verso 9 acima, que aquele exército ainda lamentava ter perdido a esperança por isto sentia que fora “dispensados” do alistamento.

No verso 11 vemos que os ossos secos na verdade estava representando os vivos, e não literalmente os mortos.

Mas; Deus ainda ordenou novamente ao profeta:

• 12 • Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.

E o profeta continuou dizendo para aquele exército desanimado:

• 13 • E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor.

Aqui o Senhor disse para aquele exército que iria abrir as sepulturas e fazer sair o povo dele, e então Ele colocaria o Espírito Dele em todos!

Então podemos compreender que no verso 12 o Exército que estava formado representa a sua “Igreja”, e no verso 13 o seu povo são fiéis os que dormem e ser despertados; e no verso 14 o “Espírito” que o Senhor se refere já não é mais o Espírito Santo com mencionado na referencia ²do verso 9.

Ressuscitar é fazer voltar ou retornar do lugar onde está para a sua pátria mãe como a bíblia registra como a Nova Jeruzalém que descerá para ocupar o lugar desta terra que será lançada nesta região do universo!

Algo fantástico acontece no tempo dos versos 9 ao 12 que descreve literalmente o arrebatamento dos vivos e a ressurreição dos mortos.

Os versos 9 e 14 são interessantes também do ponto de vista como foram citados, porque revela claramente que o Espírito de Deus é um, mas, que atua em diferentes situações e de maneiras distintas; no verso 9 Ele manifesta se como força para atuar como poder numa guerra, já no verso 14, Ele manifesta se como o domínio da vida sobre a morte, isto porque o tempo das guerras já se passou!

E isto é confirmado no verso a seguir:

Ezequiel 37

• 9 • Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: ² Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

Nos versos: 19, 21, e 23 acima o Senhor está afirmando que juntará todas as tribos e fará um só povo.

Observamos também que além dos três versos anteriores estarem mencionando o reino de Deus na terra, eles ainda confirmam que durante o período de tempo entre os versos 9 e 12 aconteceu o arrebatamento dos vivos e a ressurreição dos mortos.

Outra revelação importante que eu pude observar é que nos versos 19, 20 e 21 Deus está destacando isoladamente as tribos de Efraim [extinta] e Judá.

Este período de Israel que me fez relembrar do Livro de Oséias capitulo 5 dos versos 8 ao 15, que foi uma exegese que desenvolvi no ultimo ano da faculdade; cuja, apresentei como tese de bacharelado, que iniciou quando após a morte de Salomão ocorreu à divisão de Israel em Reino do Norte ou Efraim e o Reino do Sul formada pelas tribos de Judá e Benjamin.

Quando Efraim cometeu abominação e como castigo Deus entregou todas as 10 tribos como escravos para o rei da Assíria e nas terra vazias do Reino do Norte o Rei povoou com escravos de outras conquistas, passando a ser chamar de Samaria, que prevalece até os dias de hoje.

Estas duas tribos foram preservadas para ser o berço de nascimento de Cristo, sendo a tribo de Judá da linhagem de Davi.

Porém; Deus prometeu que se um dia este povo rebelado se arrependesse dos seus pecados que na época foi à prostituição [adorar outros deuses que não a Yahweh] ele restauraria outra vez todas as 10 tribos dispersas, por isto mesmo estas tribos mesmo desaparecendo no cativeiro as suas linhagens estão sendo misteriosamente mantidas, e isto ocorrerá no Reino Milenar de Cristo; conforme está implícito neste estudo sobre o vale dos ossos secos.

Esta também é outra mensagem dentro deste capitulo 37 de Ezequiel.

Outra confirmação está explicita nos versos a seguir:

Ezequiel 37

• 9 • Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: ² Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.

Outro ponto impactante neste capitulo está destacado nos versos acima, quando Yahweh menciona que Davi reinará sobre eles como príncipe, e todos terão um só pastor, e isto denota o que: se Davi será príncipe; quem será o Rei dos Judeus e do mundo?

Quanto aos dois versos a seguir, Deus reforça a promessa de renovar o pacto que fez com as tribos de Israel incluindo as que foram extintas como Reino do Norte ou Efraim.

Neste ultimo verso Deus deixa claro que a terra será governada a partir de Israel tendo a Capital do mundo em Jerusalém.

O que resta para a nossa reflexão espiritual?

É extrema estupidez e falta de compreensão bíblica imaginar que os ossos secos referem se aos que morreram fisicamente e as sua ossadas serão restauradas em um novo corpo no futuro. Há tolos que acreditam nesta possibilidade.

Uma vez que o corpo físico morre a alma e o espírito do falecido vai continuar existindo também pela eternidade e há apenas dois lugares para onde irão após a morte; ou seja, onde vão existir para a sempre; um deles é o inferno antes e depois do julgamento para que for condenado que é o hades; o lago de fogo citado em apocalípse. 

Aquele cujo corpo ao morrer for escolhido ou se foi chamado e não estava em pecado no dia da sua morte, estes são recolhidos ao seio de Abraão que é o terceiro céu onde o apóstolo Paulo foi arrebatado enquanto vivo e definitivo após a sua morte biológica.  

A definição bíblica é a de que o vale de ossos secos somos nós enquanto humanos reunidos entre escolhidos com os chamados, cujos os primeiros, as pessoas são predestinadas para a salvação; e as demais são apenas as que forem chamadas e evangelizadas, estas últimas, porém terão que estar preparadas para este repentino dia do arrebatamento, porque, caso contrário ficará na terra sob o regime de governo do anticristo e do falso profeta por sete anos.

Uma multidão de será morta pelo anticristo neste período e terá que passar pelo julgamento final após o término do governo milenar Cristo na terra. Sei que os pastores atuais não sabe ou se omitem instruir os seu fiéis para este destino dos humanos.  

Este regime vai durar apenas sete anos como está descrito em Daniel quando o mundo vai ser governado pelo anticristo com o apoio do falso profeta que já domina através da ONU. Esta será a ultima das 70 semanas de Daniel; quando no final dela, Cristo retornará junto com todos os que tiveram o seus nomes escritos no Livro da Vida para a eternidade. 

E quanto ao significado dos ossos do vale?

Este é um correlativo bíblico exclusivamente metafórico para exemplificar que os escolhidos, que somos nós os predestinados para a vida eterna através do arrebatamento, não provaremos este dano da primeira morte; a biológica do corpo. 

O que temos que fazer não é uma missão, porque não é uma atividade como rege o termo militar, ou seja, uma operação, cuja, ela tem que ser obrigatóriamente consumada, e nós fomos designados apenas para levar o evangelho da salvação a todos, e não nos cabe salvar a ninguém; porque a bíblia diz: aquele crer e for batizado será salvo, porém, após isto terão que se preservar em santidade até a primeira parusia ou parousia, porque sem ela ocorrer ninguém verá a Deus, e este processo santificação somente será involuntário apenas para os predestinados.

Entenda: não sou eu que digo isto, nem é a minha convicção pessoal, está registrado na bíblia, basta procurarem e encontrarão estas respostas.

Espero contando comigo que este vale dos ossos secos, receba o Espírito de Deus nos próximos anos, criem carne e forme um exército aprovado, para a batalha que vamos enfrentar nestes próximos e últimos dias da Igreja de Cristo na terra, porque o falso profeta já está atuando após ser revelado em 2013.

E a nossa luta será contra as potestades do mal que habita nas regiões celestes, que são os emissários humanos de satanás nos governos políticos do mundo.

Para encerrar este ultimo estudo deste ano que se acaba logo mais, deixo para vossa meditação este único versículo de outro livro como referencial o assunto que estudamos e sobre os nossos dias futuros!

• 2 • Crônicas 20:15 “ 15 Ele disse: “Prestem atenção, todo o Judá, habitantes de Jerusalém e rei Jeosafá! Assim lhes diz Jeová: ‘Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa dessa grande multidão, pois a batalha não é sua, mas de Deus. +

Feliz 2017, a graça e a paz de Deus seja abundante com vós todos que não acompanharam neste difícil ano de 2016, e que o ano novo seja melhor que este velho, se Deus assim nos permitir, sem esquecer que devemos “sair do vale” e deixarmos de ser “ossos secos”!  

Imagem:  1 https://godshotspot.wordpress.com/2015/05/03/the-valley-of-dry-bones/

Em Cristo

Revisão 15 01 2024.

Sincero Shalom

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias. 

 

 

 

              

 

 

 

Licença Creative Commons

A visão atual dum vale de ossos secos Ezequiel 37: do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em http://oportaldateologia.org /a-visao-atual-dum-vale-de-ossos-secos-ezequiel-37Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail:oportal@oportaldateologia.org/.