Translate this Page
Arrebatamento
Você acha que o Arrebatamento da Igreja será:
No meio da Tribulação
Depois da Tribulação?
Durante a Tribulação
Antes da Tribulação?
Não sei responder!
Ver Resultados


Rating: 2.1/5 (361 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





O Portal da Teologia 

Indice Mapa do Site Avançado
Busca O Portal

 Ychzek'el [Ezequiel] 9.3-4

O PORTAL DA TEOLOGIA

A marca de Cristo. 

3. Então a Glória do Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura

4. Adonai lhe disse: "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".  

 Atenção: O Arrebatamento da Irmã Vilma - Assista aqui em [Vídeos e Nova Era] Cuidado com a sua Alma! 

 

Graça e Paz em Cristo → A todos os Leitores → Sejam bem vindos → No nome de Jesus!  Comentem os artigos → Iniciem discussões sobre os temas → O Moderador. 06.04.2014 

 
OPorTAU.png

Atualize o seu navegador - novo domínio 

http://www.oportaldateologia.org/ 

O Portal:

 

 

oportal@oportaldateologia.org 

cliqueimagem 

OPorTAU.png 

Pedido de Oração  

 

Por Gospel+ - Biblia Online

 

 

 


O Portal da Teologia autoriza a republicação de todos os artigos do site na íntegra, desde que cite a fonte de origem.  


Porta da Salvação
Porta da Salvação

"E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus". ·Gênesis cap. 28·17

 

O que devo fazer para ser salvo?  

Página da Salvação

É a pergunta que muitos fazem! Mas poucos respondem.O capítulo 3 da 1ª  Epístola de João diz o seguinte:  

▶Romanos 12· 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ▶1 O que era desde o princípio, o que ouvimos o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida; [...]▶2 [...] pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a  vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada [...] ▶3 sim; o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.

Foi a pergunta que um dia eu fiz! E somente a Bíblia me respondeuoportaldateologia/Portal_da_Salvacao.pngEntrai pela porta estreita [...] Mt. 7.13

 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á[...] Jo. 10. 9

Perguntei novamente: como eu faço para entrar por esta porta da salvação?

►1 Coríntios 6.18 Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

►19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

►1 Coríntios 3.16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?

►17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.

Uma vez que a evidência da salvação genuína é a presença do Espírito Santo dentro do indivíduo [coração - mente e alma], e como isso pode ser comprovado? Como podemos estar razoavelmente certos sobre nós mesmos, assim como os outros, sem ter culpa a se julgar? Perguntei uma vez para uma pessoa se ela sabia onde habitava o Espírito Santo; não soube responder. Se esta pode é a mesma incógnita para você! Hoje não mais será! Há também quem pensa que uma dor no peito pode ser sinal de mal agouro, notícia ruim, forte emoção, mal sabe que é taquicardia ou sinal de infarto.

Para aprofundar neste ensino vamos usar o nosso próprio caso como exemplo do primeiro renovo espiritual. Há várias "provas" que podemos ter para determinar a Sua Presença dentro de nós:(todas com citações bíblicas). Vou salientar antes que a presença do Espírito Santo não faz alguém ressaltar pessoa perder o controle das funções motoras, saltitar, rodopiar e outros trejeitos desconexos.  

►Romanos 8·16 nos diz: "O próprio Espírito [assim] testifica com o nosso espírito, [assegurando-nos] de que somos filhos de Deus."

▶Em primeiro lugar, temos o testemunho inabalável de dentro de nós! A habitação do Espírito Santo de Deus constantemente nos assegura que nós pertencemos a Jesus Cristo. O que vimos e ouvimos, também estamos dizendo a você, para que também possa perceber e desfrutar desta comunhão, como parceiros e participantes com as pessoas; e este companheirismo que temos é uma marca distintiva dos cristãos com o Pai e com o seu Filho Jesus Cristo, o Messias.

A comunhão apreciada pelos cristãos genuínos é uma prova positiva de salvação. Aqueles que confessam a Cristo, mas raramente vão às igrejas para adorar a Deus e cultuar junto com os outros cristãos, possivelmente estão enganando a si mesmos!

A apostasia cristã [abandono da fé – quebra de voto] pode te levar para fora da igreja e te manter longe dos outros cristãos, mas você irá confirmar com a própria experiência de que nunca haverá um momento em que você se sentirá confortável sem eles! Do outro lado da moeda,

▶o versículo 8 nos ensina que se negarmos a existência do pecado dentro de nós; a verdade não está em nós.

▶O versículo 3 do capítulo 2 nos ensina que somente seremos verdadeiros se crescermos na graça e no conhecimento de Cristo, e guardarmos os seus mandamentos.

▶O versículo 10 nos ensina que somos de Cristo, se amamos os irmãos. Mais uma vez, aqueles que habitualmente ausentam-se da casa de Deus, deixam claro que não gostam de estar juntos dos filhos de Deus, é muito provável que eles sejam o joio, e não o trigo.

▶O verso 15. 3. 1 nos ensina que, se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Os cristãos do mundo que contradizem este verso são aqueles que afirmam serem de Cristo, mas ainda se apegam ao sistema de valores deste mundo, estes são os principais suspeitos.

▶João 5: 13 nos informa que todo o Livro de 1º João foi escrito para que possamos saber se possuímos a vida eterna em Cristo. Você pode dizer ou sabe com absoluta certeza de que se você fosse morrer hoje à noite, você iria para o céu? A Palavra de Deus ensina que a Bíblia é incompreensível para o "homem natural" o indivíduo, não salvo. É um Livro Espiritual e a pessoa não salva não só é espiritualmente cega, mas em

▶1º Coríntios 2: 14 nos diz que ela também é incapaz de saber o que é ser salvo e discernir espiritualmente sobre esta salvação. Você entende a Bíblia? Ela faz sentido para você e fala ao seu coração? Será ela capaz de convencê-lo do seu pecado e ensinar-lhe o caminho certo. A Bíblia é muito clara quando diz que um indivíduo não regenerado não vai buscar a Deus

▶Rom. 3: 11. Você está dolorosamente ciente de sua natureza pecaminosa, e pronto para clamar a Deus com o seu coração para obter o perdão quando você pecar? Se assim for, este é um dos primeiros sinais de ter nascido de novo.

A sua alma e a sua consciência ficam extremamente irritadas quando você vê o pecado na cultura ao seu redor? Quando você vê o pecado flagrante, público, em qualquer entretenimento, ou outro lugar qualquer que você encontrá-lo, você sente uma grave irritação em seu espírito? A Bíblia diz que Ló era tolo o suficiente para viver e fazer negócios em Sodoma, mas Deus livrou o justo Ló, por ter se irritado com a conversa suja dos ímpios: 

►Romanos 8: 16 nos diz: "O Espírito [assim] testifica com o nosso espírito, [assegurando-nos] de somos filhos de Deus"

►Pedro 2: 7 - e se livrou ao justo Ló, tribulado pela vida dissoluta daqueles perversos, 8 (porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras.

►Efésios 2: 2 "nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência". 

Você é capaz de virar as costas para este mundo e seus caminhos pecaminosos? Todos os seus amigos íntimos são cristãos?

Se você já nasceu de novo, os seus amigos ainda não salvos irão se afastar de você, isto que é um mau hábito, é comum acontecer! (Apenas como ilustração: pulverize uma pequena quantidade de lubrificante "WD-40" sobre uma superfície molhada com água e veja o quão rápido ele retira a água! Uma dose genuína de salvação é como o WD-40, onde os amigos são reprovados como o mesmo efeito de causa). Você ama, realmente ama os cristãos a preferir estar com eles mais que com qualquer outra pessoa?

Você pode, após encontrar pessoas completamente estranhas, descobrindo que elas são cristãs, ter comunhão imediata com elas? Existe algo em seu coração que te atrai para elas e estabelece uma proximidade que não pode ser explicada de outra maneira?

Nós aludimos sobre este assunto no parágrafo 2 º, acima. Você realmente gosta de se doar para a obra do Senhor? Você dá generosamente o seu tempo, talento e tesouro, para Deus? Você peca menos agora do que antes de receber a Cristo como seu Salvador?

Você costuma ter recaídas constantes sobre os atos que você se arrependeu em praticar, que depois de pedir perdão a Deus, volta a praticá-lo novamente? Outras pessoas já viram o fruto do Espírito Santo trabalhando em sua vida? Ou seja, eles podem ver o genuíno amor, alegria, paz, longanimidade e sinais de que a sua nova vida cotidiana está relativamente sendo gradativamente regenerada do ponto de vista de como era antes ?

▶Gl 5:22 é o que está sendo feito em e através de você pelo Espírito Santo de Deus? Será que eles sentem que você já é uma pessoa diferente do que costumava ser? Você já experimentou alguma perseguição por causa da sua fé em Cristo? Ex-amigos recuarem por causa de seu testemunho por Cristo? Se sim, isto não é só uma forma sutil de perseguição, mas, é um sinal de aquela vida errônea que você vivia está transformada pelo Espírito Santo.

Quando estamos em pecado, "as pessoas" que também estão, sentem-se bem em nossa companhia, mas, quando o Espírito Santo está sobre nós, elas sentem certa perturbação espiritual porque a Luz que há em ti incomoda as trevas que domina sobre ela. Se continuar havendo uma comunhão plena entre você e ela [trevas] isto é mau sinal para você que pode estar numa situação igual ou pior que "elas" pelo fato de achar que renasceu no Espírito; teve mortificado o corpo do pecado, mas, que na realidade ainda continua sendo a mesma velha criatura de como e quando era antes de conhecer a salvação e a libertação.

Você está ansiosamente esperando o antecipado retorno a qualquer instante de Jesus Cristo voltando nas nuvens para arrebatar a sua Igreja? [eu e você]. Se você pode responder sinceramente que sim à esta pergunta; então você é um filho renascido em Deus e o Espírito Santo que agora habita dentro de você, na sua alma; Ele testemunhará ao mundo através da sua nova conduta e maneira de viver, que agora sim, verdadeiramente és: filho de Deus!

Ao ter respondido sinceramente que sim a esta pergunta da salvação, você professou que é um filho legítimo renascido de Deus; e o Espírito Santo testificará isto ao mundo através de habitar dentro de você! Agora você pode gritar bem alto "Glória a Deus"!

Que este grito de vitória venha do fundo da sua alma e faça tremer o Inferno e abalar as entranhas da morte, porque agora você vive porque Ele vive [Cristo] em você! Aleluia"! Este será o seu novo idioma, sua nova língua, o da Igreja ao ser Arrebatada!

►Romanos [ 8: 11 E se o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.Parusia

►12 Portanto  irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne;

►13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer, mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo vivereis.

►14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

►15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas, recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba Pai!

►16 O Espírito mesmo testifica como o nosso espírito que somos filhos de Deus]

"Halləluya" em hebraico padrão ou "Halləlûyāh" no hebraico tiberiano, que significa "Louvem! Adorem! (הַלּלוּ) Yah (Jah) Deus (יָהּ)" ou "Elogio (הַלּלוּ) [o] Senhor Deus")(יָהּ). Louve! Adore! Yahweh agora é o seu "Senhor"!

Mas, se você ainda não pode sinceramente responder "sim" a estas questões então você provavelmente não está liberto e salvo, sendo assim você precisa ir urgentemente para o fim desta página e aprender e conhecer a Mensagem de Salvação e segui-la os seus passos em honestidade e sinceridade de coração para que você possa ainda ser salvo! Quando eu digo "Salvo", digo, salvar a sua alma, "Você precisa nascer de novo". A sua alma já está morta aguardando apenas o seu corpo morrer.

A Bíblia é muito clara ao dizer sobre a necessidade de uma pessoa ser "renascida", se quiser receber a vida eterna. Jesus cunhou esse termo em ▶João 3: 3 - 7, quando disse a Nicodemos: "Você precisa nascer de novo" para entrar no Reino dos Céus.

Nicodemos era a mais alta autoridade do templo e superior sobre os demais sacerdotes, mas, ao dizer isto a ele, Jesus, quis dizer, que ele nada sabia a respeito da salvação da alma e do renascer do corpo do pecado para a vida eterna com Deus. Esta exortação é extensiva a todos pela importância que essa necessidade de mudança de estilo de vida influencia diretamente sobre a vida espiritual da alma. Ela é tão importante, que satanás tem atacado com toda a sua autoridade e astúcia por dois mais de mil anos, fazendo com que a maioria das igrejas cristãs pare de ensinar essa doutrina da vital importância da santidade dado corpo e da alma, porque ninguém pode ser salvo sem passar por essa maravilhosa conversão espiritual.

No entanto, a arma mais eficiente de satanás contra o ser nascido de novo tem sido, e ainda é, a confusão. Esta confusão é a maneira como se distorce o sentido da palavra de Deus, “a Bíblia”, para justificar a sua desvirtuada maneira de viver, justificar a prática dos seus atos vis e pecaminosos, além de ensinar com exemplos distorcidos de viver aquele que ainda não conheceu a verdade e não experimentou a novidade de abandonar uma vida adulterada pelos erros.

Esta confusa distorção da palavra de Deus é a genuína “mentirosa verdade”. A tendência da mentirosa verdade é a de tornar a palavra de Deus numa “verdade mentirosa”, isto é. o peso da "mentira" é maior, fazendo ela prevalecer e sobressair sobre a "verdade divina" até anulá-la definitivamente.

Assim nasceram as mais influentes heresias e as mais imponentes doutrinas Nicolaítas que perseveram até os dias de hoje no meio da igreja.

►Apocalipse 2· 6 - Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.

►15 Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.  

Felizmente, Jesus tornou esse processo de transformação bem simples, tão simples que até mesmo aqueles que são ignorantes ou não educados biblicamente podem entender.

Existem vários passos a seguir para se nascer de novo, listados abaixo: Toda a primeira Epístola de João foi escrita como "provas" para determinar a realidade da salvação.

Compreenda que todos os homens já nasceram sendo pecadores. ▶Romanos 3: 23, diz: "Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." Essa mensagem, a de que todos os homens são pecadores é amplamente repetida através das Escrituras. Isso significa que você é um pecador aos olhos de um Deus irado [com o pecado], que deve punir todo o pecado. Você acredita que é um pecador? Que a consequência da punição do pecado será sofrida diretamente pelo homem? Portanto, ao se abandonar a pratica dele, o homem alcança a bem-aventurança, caso contrário ele pode sofrer a pena de morte eterna do corpo e da alma.

Desde que o homem é um pecador e imperfeito, e Deus é um Deus perfeito e Justo, nenhum homem pode salvar a si mesmo, mas, se ele buscar a perfeição, Deus o ajudará a encontrá-la. Jesus deixou esse fato bem claro em ▶Mateus 5: 48, quando disse: "Sede vós, pois, perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito". Se tudo tem que ser perfeito aos olhos de Deus, como pode haver um erro qualquer no céu, especialmente se a Bíblia declara diversas vezes que todas as pessoas são pecadoras?

Obviamente, ninguém vai chegar ao céu assim, tentando apenas ser suficientemente bom para merecer a salvação. Como a Bíblia diz que haverá incontáveis milhões de pessoas no céu, [Nova Jerusalém] deve haver alguma outra maneira de chegar lá, sem ser apenas suficientemente bom, isto porque a bíblia também diz que as obras por si só, não serão suficientes para garantir a salvação. Você também já deve estar muito arrependido de seus pecados, [atos e ações] e querendo tê-los perdoado.

Isto é conhecido como Arrependimento. Esta palavra significa estar muito aborrecido com os seus próprios pecados e estar com o espírito contrito e que não quer pecar mais! Arrepender-se é reconhecer estes próprios erros e desejar erradicá-los definitivamente e mudar sua vida para a posição de 180 graus contrária da atual. Isso não significa que você nunca mais pecará, mas sim, que o pecado será uma exceção em sua vida, e não a regra como antes.

Quando o Filho sem pecado, Jesus Cristo, ofereceu o seu sangue derramando-o na cruz do Calvário, Ele morreu pelos seus e os pecados de todo o Seu povo em seu lugar como um sacrifício substituto; e ao fazê-lo, Ele sofreu sobre Si toda a ira de Deus Pai pelos seus pecados e os de todos nós.

Ele pagou um preço altíssimo por esse pecado com o seu próprio corpo comprando a sua redenção eterna. Isto permitiu lhe dar como um dom gratuito a Sua própria santidade e justiça para aqueles que crerem e confiarem Nele para obter a salvação e torná-los absolutamente perfeitos, em Deus.

▶Romanos 6: 23 diz: "Porque o salário do pecado é a morte,. mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. Nenhum de nós merecemos ser salvo, em Seu amor e misericórdia, Deus estende-se a sua graça para aqueles que vão crer Nele.

A graça é definida como favor imerecido e foi concedida com a morte de cruz, reconciliando o homem a Deus. Ao contrário do que ensina muitas igrejas, a graça de Deus foi unicamente o seu ato de misericórdia para com a humanidade ao oferecer o seu unigênito Filho ao sacrifício da morte de cruz, dando uma nova chance de salvação para o pecador natural, para através do sangue Dele [Jesus] ao ser derramado fazer uma nova aliança eterna que o homem havia quebrado no passado com as suas prostituições; reconciliando-lho eternamente com Deus.

A antiga sentença de morte pelo primeiro pecado decretada por Deus ainda prevalece, mas, desta vez ela passou a ter uma atenuante; Deus não Lha retirou ou anulou o seu efeito, bem como não voltou atrás com a sua palavra quando jurou que todo aquele que pecasse seria morto, isto é, aquele que morrer sem ter os seus pecados confessados e perdoados por seu Filho.

Esta atenuante, a graça de Deus, é um indulto que o homem recebeu para ter uma ultima oportunidade de "reconciliação" [novo pacto eterno] afim de libertar a sua alma da prisão eterna após o Juízo Final.

Existe uma falsa doutrina muito antiga que ensina que "somente pela graça de Deus todos serão salvos". Esta é a maior das mentiras que o diabo já articulou, estabeleceu e erradicou na Igreja, a mais poderosa heresia de todos os tempos e que foi adotada como verdade genuína pelos pseudos cristãos, conforme rege ▶Apocalipse cap. 2• 6, 15.

Esta "mentirosa verdade" do diabo, vem fazendo a Graça de Deus se tornar uma "verdade mentirosa" invalidando-lha, ou seja, esta mentira vem substituindo e assumindo o lugar da verdade bíblica absoluta desde que ela surgiu até os dias de hoje; e todos aqueles que insistem em viver no engano da vida dupla espiritual, conforme rege este verso:

Marcos 7 – 6 [...] bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios; o seu coração, porém, está longe de mim;

►7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

►8 Vós deixais o andamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens.]; isto é: confessar a Cristo apenas com a boca através de palavras; sem conduta e testemunho cristão e vivendo no pleno gozo pecaminoso do coração.       

Além do que esta distorção bíblica sobre a Graça de Deus corrobora para o surgimento de uma outra teoria cristã empiricamente fútil, que é a da inexistência do julgamento final, isto porque, dado o fato de que se todos serão salvos pela graça, não haverá nenhum pecador para ser julgado e condenado a não ser o diabo e os seus demônios. Estes tais que foram enganados são os que sempre protagonizam esta verdade diabólica; a de que, basta somente crer na morte de Cristo e ser batizado em águas para ter assegurado e garantida à salvação da alma.

Esta potente e perniciosa heresia que predomina a muito tempo no seio da Igreja [parcialmente] invalida totalmente o plano de Deus sobre os que serão chamados e os apenas escolhidos, anulando definitivamente a verdade sobre o livre arbítrio e a predestinação, mas, sobre isto você irá aprender aos poucos conforme for evoluindo na sabedoria e no conhecimento da palavra de Deus. O que importa neste momento é ter certeza que Deus te amou de tal maneira, dando o seu filho como sacrifício santo e eterno para livrar a sua alma do inferno e da morte eterna.

Com a sua morte na cruz, Cristo abriu um novo e definitivo caminho, para, por Ele o homem [você - eu - nós] se achegar ao Pai, mas, passar por Ele sem abandonar os pecados rotineiros da vida cotidiana e secular é impossível; Ele perdoa todos os pecados, mas, se o homem voltar a praticar novamente e morrer nesta situação, ou seja, sem ter tempo para a aquela confissão na agonia da morte, a graça salvífica de Deus para nada servirá, e em morrendo assim estes irão enfrentar o julgamento final para o dano da segunda morte onde o sofrimento será eterno.

Se você conhecer algum pastor que instrui os seus fiéis com base nestas vãs heresias acima citadas, e não da forma como eu estou lhe expondo dentro da bíblia, pergunte a ele: você se responsabilizará pela sua e pela minha alma se ambos nós morrermos estando nós nesta situação espiritual? Se ela [alma] dele não ir para o inferno, por enganar a si próprio [ele o pastor], vivendo e instruindo a vida do cristão instigando lho a viver uma vida dupla e plena de pecado, confiando somente na heresia: de apenas por ter crido na morte de Cristo; ter sido batizado na água já está salvo? Deus estaria então mentindo? E o sacrifício de Cristo então foi em vão?

Se ele te garantir que sim, e você acreditar, então não continue mais lendo este estudo, para por aqui e não perca mais o seu precioso tempo, mas, mesmo assim eu ainda lhe insisto a perguntar para ele, o que os versículos abaixo citados dizem, e se a Bíblia dele diz sobre a possibilidade da salvação apenas pela graça sem a santificação, ou se a santificação servirá apenas para se receber galardões como já cansei de ouvir pastores pregarem esta famigerada heresia!

Nenhum homem poderá ao estar diante de Deus na eternidade e se gloriar "comprou" a sua entrada no céu. Todas as pessoas no céu estarão ali somente por causa de Jesus através de um presente Grátis, que ele obteve de Deus por causa do Seu sacrifício e morte vicária na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus na Cruz. ▶"Isaías 53: 2 - 12.

Se a santificação servir apenas como recompensa pelas obras [atos e ações], isto quer dizer que o pecado não impedirá alguém de ser salvo! Portanto: entraremos no céu com pecado e tudo, mesmo sem julgamento, sem receber galardões estaremos salvos! Nem para escrever uma estória em quadrinhos esta teoria patética serve; apenas para quem ama mais o pecado do que a própria alma! Milhões de pessoas pseudocrístãos estão firmes nesta fé da "mentirosa verdade que salva a alma". Leia, reflita e refute

Romanos 6· 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniquidade para iniquidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação.

►22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 

►Coríntios 1· 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

►I Tessalonicenses 4 ·3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição 

► Porque Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santificação.

►·II Tessalonicenses 2· 13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade. 

►·I Timóteo 2·15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na Santificação

►Hebreus 12 · 14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, 

►1 Pedro 1· 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Em ▶Efésios 2: 8-9, o Apóstolos Paulo reitera esse ensino que a vida eterna com Deus é um dom gratuito. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus, não de obras , para que ninguém se glorie"

O que este verso está dizendo claramente?

Sois salvos pela "graça", ou seja, pelo favor que foi dispensada pelo dom do amor que Deus concedeu aos homens para se obter o perdão para a salvação da sua alma; que os tornará capazes de alcançar a salvação e a vida eterna da alma, após "crer", ter se arrepender por tê-los praticados, erradicá-los definitivamente pela fé nesta graça, e não voltar a praticar após ter sido agraciado pelo perdão. Nunca por mérito. Esta é a verdadeira doutrina da salvação pela graça.

Para que nenhum homem poderá ao estar diante de Deus no julgamento final para o destino da eternidade da alma se gloriar que "comprou" a sua entrada no céu. Todas as pessoas no céu estarão ali somente por causa desta graça de Jesus através de um presente grátis porém caro, que ele obteve de Deus por causa do Seu sacrifício e morte vicária na cruz. Em vez de punir os pecados individuais de cada pessoa, Deus acumulou esses pecados sobre Jesus na Cruz. ▶"Isaías 53: 2 - 12.

Preste muita atenção neste parágrafo anterior e na referência abaixo: todos nós iríamos pagar pelos nossos pecados individuais, mas, Deus acumulou-os em seu Filho e estes foram expiados na cruz; isto significa: todos os meus e os seus pecados - porém Jesus também disse: 

►João 5 · 14 [...] não peques mais, para que não te suceda coisa pior;

►8 11 [...]  disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais;  [...] 

Deus acumulou todos os pecados sobre Jesus na Cruz, que foram praticados antes de terem sidos confessados e perdoados.

Tem outro porém: Você precisar voluntariamente reconhecer os seus pecados que praticou, pedir para Cristo lhos perdoar e não voltar mais a praticá-los. Não vai pensando que as suas crises de recaídas após a sua abstinência voluntária poderá justificar a sua abstersão. Esta é a teoria infundada da heresia da "salvação somente ou apenas pela graça".

Os pecados perdoados são aqueles que foram cometidos ou praticados outrora antes de ter aceitado a Cristo como salvador da sua alma, após estes, todos os posteriores não confessados, arrependidos e perdoados em tempo hábil lhes serão imputados a culpa.

Diante destas verdades quem ainda está certo senão a Bíblia? Você? O seu Pastor? A sua igreja? Ou todos e apenas a Bíblia é que está equivocada, ou foi mal traduzida? Isto significa que: se voltar a pecar depois de ter sido perdoado será fatalmente surpreendido!

Portanto, não vamos nos apoiar somente na misericórdia de Deus e continuar pecando a revelia até o nosso ultimo suspiro, porque o próprio Jesus Cristo será o advogado de acusação quando formos sentenciados a passar a eternidade nos lago de fogo e enxofre onde o fogo nunca apaga e o bicho não morre.

Se a salvação apenas ou somente pela graça for autossuficiente como testificam os seus pregadores e adeptos, todo o texto abaixo de: ▶ Marcos  9 [...]

►42 Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e que fosse lançado no mar.

►43 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.

►44 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]

►45 Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno.  

►46 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.]

►47 Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno.

►48 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.

►49 Porque cada um será salgado com  fogo.

►50 Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros.  [...] não peques mais, para que não te suceda coisa pior; 

[...] está errado, é contraditório e foi um equívoco dos autores, e não é nada disto que diz, ou seja, não é este o sentido literal do texto, então sendo assim, quem é que está certo senão a Bíblia? O Pastor? A igreja? Ou ambos e a Bíblia é que está equivocada?

Conforme lemos nos versos de ▶ Marcos 9 a graça salvífica de Deus não vai livrar aqueles que se enquadrarem nas referencias acima, é para se provar que o texto não está afirmando o que está explicito, é necessária uma tese muito forte, e com autoridade e inefabilidade superior a da Palavra de Deus.

Quem se atreve a desafiá-la? Agora, você provavelmente está pensando: Como posso receber esse dom gratuito da vida eterna?

Novamente, a Bíblia não é silenciosa. Em ▶ Atos 16: 25 - 33, o carcereiro perguntou a Paulo, "O que devo fazer para ser salvo?" Paulo respondeu: "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo ..." ▶ versículo 31.

Você deve Crer em Jesus Cristo como o seu Senhor e Salvador pessoal? Plenamente. Para acreditar verdadeiramente, você deve colocar a sua fé e confiança em Cristo e confiar nEle como sua única esperança de salvação e vida eterna? Justamente.

Esta é a questão. De o seu coração, a sua alma, o seu espírito, enfim se entregue por completo.

Você não pode enganar a Deus, através de um ato, porque Ele sabe tudo sobre você. Muitas pessoas erroneamente pensam que apenas acreditando nos fatos a respeito de Jesus Cristo, sobre a sua morte, sepultamento e ressurreição, a eles serão automaticamente dado o dom da vida eterna, ocorre que não é esse o caso, não é tão simples assim.

Os pregadores honestos chamam isso de conhecimento da mente humana, e que não é o verdadeiro conhecimento do coração.

A salvação é dada gratuitamente, mas, somente para aqueles que se tornarem cristãos verdadeiros e permanecerem continuamente firmes até o fim.

Em ▶João 1: 1, 14, vemos que Jesus Cristo também é Deus, igual a Deus, presente com Deus antes do início dos tempos, e o verdadeiro criador do Universo. Ele é 100% Deus, mas, nasceu gerado por Deus, despido da sua divindade, viveu e morreu 100% humano, razão pela qual Ele usou ambos os títulos durante seu ministério, Filho de Deus e Filho do Homem. Para tornar-se nascer de novo, você precisa crer nessa doutrina acerca de Jesus Cristo.

Ele foi Filho de Deus por ter sido gerado pelo Espírito Santo, foi Filho do homem pelo fato do Espírito Santo te-Lho formado no ventre humano despido da sua plena divindade e na forma física de homem.

Se alguém disser que Ele foi homem e Deus em sua plenitude, este não deve merecer credito algum, porque contraria toda a palavra de Deus e anula todo o efeito da inspiração divina da Bíblia. Contraria ainda a subsistência da Trindade, porque na morte física de Cristo, Deus e o Espírito Santo também teriam morrido; e ao matarem o humano estariam também matando também o divino, e se isto tivesse ocorrido, Cristo não teria ressuscitado porque não haveria quem o lhe devolvesse novamente a vida por estarem todos mortos.

E é por isto que o meu redentor Ele vive. Você é filho do homem porque é nascido dele ainda humano na crucificação, porque foi na cruz que Ele nos deu a vida, porém, para herdar a salvação teremos que nos tornar Filho de Deus, quando ele foi glorificado na ressurreição para sempre. Isso é exatamente o que os gnósticos daqueles dias estavam dizendo, isto é, que Jesus o ser humano não foi Deus Messias vindo em carne, mas sim, a consciência do Messias; que é a Consciência Crística que veio a Jesus em Seu batismo, mas, o deixou na Cruz. Eles acreditam que Jesus não era Deus e Homem.

Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; e o seu sangue será sobre eles.

Somente a sabedoria, a graça e o poder do Deus Todo Poderoso poderia conceber um Plano de Salvação tão gracioso e perfeito! A natureza de Deus é tal que o pecado deve ser castigado, mas, Deus estabeleceu um plano através do qual um substituto inocente seria punido no lugar do culpado.

No Antigo Testamento, Deus permitia que um cordeiro fosse o sacrifício substituto para o pecado, Jesus então se tornou o sacrifício perfeito, para todos os pecados do mundo. Seu sacrifício foi tão perfeito, que nunca mais este antigo sacrifício precisou ser repetido e que ele salva todas as pessoas sempre, através dEle. Amém.

Após a ressurreição de Cristo o templo perdeu o seu valor, não haveria mais necessidade de sacrificar um animal para a expiação do pecado, e o papel do sacerdote já não tinha mais validade, porque a partir de então, aquele que pecasse poderia dirigir-se a Deus diretamente em nome de Jesus Cristo e seus pecados seriam perdoados. Prova fiel disto é a de que aquele templo onde Cristo foi inicialmente julgado foi derribado pedra sobre pedra como Ele havia profetizado diante dos fariseus e os sacerdotes seus acusadores de traição política a Roma; motivo principal que O levou ao julgamento, condenação e mortes.

A ruína encontra-se lá até os dias de hoje como testemunha e para a glória do Seu Nome. Um novo templo será levantado pelo anticristo porque ele se fará passar pelo Messias durante a grande tribulação.

No Antigo Testamento, Deus permitia que um cordeiro fosse o sacrifício substituto para o pecado, Jesus então se tornou o sacrifício perfeito, para todos os pecados do mundo. Seu sacrifício foi tão perfeito, que nunca mais este antigo sacrifício precisou ser repetido e que Ele salva todas as pessoas sempre, através dEle. Amém.

Após a ressurreição de Cristo o templo perdeu o seu valor, não haveria mais necessidade de sacrificar um animal para a expiação do pecado, e o papel do sacerdote já não tinha mais validade, porque a partir de então, aquele que pecasse poderia dirigir-se a Deus diretamente em nome de Jesus Cristo e seus pecados seriam perdoados.

Prova fiel disto é a de que aquele templo onde Cristo foi inicialmente condenado, pedra sobre pedra foram derribada como Ele havia dito para os fariseus e sacerdotes seus acusadores de traição a Roma, motivo principal que o levou a morte; a ruína ainda se encontra lá até hoje para a gloria do seu nome. Um novo templo será levantado pelo anticristo porque ele será fará passar pelo Messias durante a grande tribulação.

Você tem que acreditar e entender este princípio de punição substituta, antes de se tornar cristão nascido de novo. E você deve acreditar que Jesus Cristo tornou-se nesta punição substituta perfeita para você, para que você possa tornar-se a nascer de novo.

Agora que você compreendeu essas verdades, e acreditou nelas para a sua vida, agora você precisa aprender como receber esse dom gratuito da vida eterna por meio de Jesus Cristo. Afinal de contas, se eu fosse tentar dar-lhe um dom gratuito, que presente se tornaria seu se você se recusasse a sair e pegar aquele presente da minha mão.

Por isso, é que você deve sair [do meio do pecado] e pegar este Dom Gratuito da Vida Eterna das mãos de Jesus Cristo. Como isso é feito? Através da sua fé salvadora. Repare que eu disse: “Fé salvadora”. Existem vários tipos de fé que você não vai ficar protegido. Você pode ter o conhecimento mental de fé que é apenas intelectual concernente aos fatos da pessoa de Jesus Cristo, mas que não é a fé salvadora.

Você pode estar em uma igreja ou uma seita que ensina muitas verdades sobre Jesus Cristo, mas que não ensina que você deve fazer muitas coisas para conhecer o seu caminho para o céu. Isto não é a fé salvadora.

O que é a Fé  Salvadora? 

A Fé Salvadora é confiar estritamente em Jesus Cristo, e nEle somente, para salvação da sua alma.

Se você acha que precisa fazer alguma coisa para a salvação, exceto a confiança no trabalho de Jesus na cruz, você é culpado de violar ▶Efésios 2: 8 - 9 e Isaías 53:6 b. A maioria das seitas e as falsas religiões cristãs erram nesse ponto; firmando-se em coisas que não capacitadas para a salvação, ou oferecem um caminho falso para o céu, ou seja, a salvação somente pelo Batismo na água e pela graça salvífica sem a necessidade de buscar a santificação do corpo e da alma. 

Você quer tomar posse deste dom da vida eterna, quando Jesus deixou o Céu e veio morrer na cruz para lhe dar? Se a sua resposta é sim, você pode receber imediatamente a Vida Eterna.

Deixe-me esclarecer exatamente o que isso envolve”:  

Primeiro você vai transferir toda a sua confiança, e a sua esperança de vida eterna fazendo o que Jesus Cristo fez por você na cruz. Jesus vai tirar o seu pecado e transferi-lo para o seu lado direito, ou seja, para Deus, o Pai, o que chamamos de A sua justiça. Isto significa que embora tenhamos falhado repetidamente em guardar os mandamentos de Deus, Cristo obedeceu perfeitamente toda a lei de Deus. Ele viveu uma vida perfeita, para que pudesse ser o sacrifício perfeito e o substituto inocente que Deus aceitaria pelos seus pecados, e os pecados de todo o mundo, para todos os que creem.  

Você está disposto a se arrepender dos seus pecados agora, e tornar-se um membro responsável da família de Deus para sempre, seguindo-o e servindo-o como membro de sua família e para sempre, Lho seguir e lho servir como membro do Seu corpo, a Igreja? Se a sua resposta sincera é: Sim, então podemos ir a Ele agora em oração e podemos dizer Lhe que você quer deixar de confiar em qualquer outra coisa para obter a salvação eterna, especialmente naquilo que você pode fazer por si mesmo. Você pode colocar sua confiança nEle e somente nEle para a salvação. 

Mas, antes de orar esta oração simples, preciso dizer-lhe que o Senhor Jesus Cristo está olhando para o seu coração mais do que estará ouvindo dos seus lábios a sua voz e a sua confissão. Como Ele prometeu vocês vão me procurar, e encontrar-me-ão, quando depois haveis de procurar-me com todo o seu coração. ▶Jeremias 29: 13. Se for isso o que você realmente quer fazer, então o Senhor ouvirá a sua oração e Lhe dará a vida eterna, agora, na privacidade do seu lar.

Deixe-me orar por você”. "Pai, eu oro para que Tu venhas conceder lhe o dom gratuito da vida eterna para este teu filho amado de alma quebrantada. Que o teu Espírito Santo clame por ele para Ti mesmo, para conceder lhe fé para crer nas Tuas promessas maravilhosas. Para conceder-lhe o arrependimento, para converter-lhe e perdoar-lhe dos seus pecados. Perdoa este teu amado agora que com os seus joelhos dobrado, arrependido está com o seu coração aberto que Te receber, como Salvador da sua alma. Escreva Jesus, o nome dele no Livro da Vida Eterna, para sempre ele poder habitar contigo no Teu Reino Celeste ao lado de Deus. Revela-lhe oh Pai, o seu filho amado Jesus Cristo crucificado que foi como o sacrifício substitutivo perfeito, sacrificado por ele hoje e sempre. Amém, Amém e Amém.

Agora meu amigo (a), ore de coração quebrantado, arrependido, e com a fé salvadora, a Oração da Confissão - E você agora estará se consertando com Jesus Cristo. Você não estará falando com ninguém agora, mas com Ele, se você realmente decidiu que quer nascer de novo, para se tornar membro da família eterna de Deus através de Jesus Cristo, faça esta oração direta do seu coração. 

Ore a Deus assim agora:

Senhor Jesus, eu Te aceito como o meu único e suficiente salvador pessoal e entrego o meu corpo, alma e espírito nas tuas mãos. Perdoa todos os meus pecados que pratiquei em toda a minha vida, quando ainda não Te conhecia, tenha sido eles por palavras, pensamentos e atos. Escreva Senhor o meu nome com o teu sangue, no Livro da Vida, para a vida eterna e não deixes que a minha alma venha se perder e sofrer no lago de fogo e enxofre eternamente, que é o dano da segunda morte. Eu prometo te seguir, ser fiel aos teus mandamentos até o dia em que vier me buscar e levar-me para junto de Ti, para sempre. Amém, Amém e Amém."

Se você estava lendo o parágrafo sobre o “Cristão convicto” e voltou aqui para reconfessar a  

Oração de Reconciliação: 

Ore a Deus assim agora:

Senhor meu Deus e meu Pai eu já aceitei uma vez o sacrifício que o teu amado Filho Jesus fez por naquela cruz, quando eu entreguei o meu corpo, alma e espírito nas mãos dele, mas, eu não resisti a tentações que vieram contra mim e desfaleci na fé, por isto eu venho te pedir perdão novamente por tudo o que pratiquei depois de sai dos teus caminhos e arrependido eu te entrego a minha alma outra vez e te peço mais uma chance e forças para me levantar de onde eu cai e recomeçar outra vez. Eu quero te servir de coração e não mais desvanecer;  vou me esforçar para não cair de novo, e lutar quando lutas vierem, porque sei que Tu estarás comigo e não me desamparará, eu peço de coração em nome do Seu Filho Amado Jesus. Amém, Amém e Amém.

[...] e para você que fez a Reconciliação retorne para continuar o estudo clicando aqui em: 

Clique neste link Processo de Santificação e para quem fez a Confissão de Fé, se quiser continuar no estudo, esteja a vontade, mas, caso queira pular alguns parágrafos clique também neste link

Processo de Santificação

Estas foram as orações mais importante que vocês já fizeram em toda as suas vidas. Se realmente foi sincero nesta oração, eu quero que você veja o que Jesus diz sobre o que você acabou de fazer. Em ▶João 6: 47 Jesus diz: "Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna." Nesta sua oração, você não ouviu nenhum coro de anjo ou viu alguma visão, no entanto, por um simples ato de fé, você colocou a sua confiança na sua salvação eterna em Jesus Cristo.  

O que você acabou de fazer foi confessar a Jesus Cristo, perante Deus e diante dos homens, a sua culpa e pecados. Este é o maior ato e o maior “passo” que um ser humano pode praticar e dar na sua vida, como Jesus Cristo disse em: ▶Mateus 10: 32 a  -"Portanto, todo aquele que ME CONFESSAR DIANTE DOS HOMENS, Eu o confessarei diante de meu Pai." Você também confessa a Cristo, com as suas obras, atitudes, exemplo de vida; da mesma forma, você a nega bem como escandaliza o Nome de Deus, fazendo com que os ímpios blasfemem do Senhor.  

A fé salvadora é confiar em Jesus Cristo para a sua salvação. Se você confessou com o seu coração o que você acabou de dizer com os seus lábios, você recebeu a promessa de Jesus Cristo, que perdoou seus pecados, e adotou-lhe como filho para o reino do seu Pai, e deu-lhe a vida eterna no Céu com Ele. 

Se isso soou tão simples que você ainda tem dificuldade em acreditar que isso pode ser verdade, a Bíblia garante que é definitivamente verdadeiro.

Ao longo dos séculos, o homem deliberadamente tem complicado este simples Plano de Salvação, por isso é que a maioria das pessoas simplesmente não sabe como Deus pode de modo simples e descomplicado ter planejado a salvação através de Jesus Cristo para você.  

Se você foi sincero na sua oração, tens agora a vida eterna, e a tem com a certeza como que se já estivesse lá! É por isso que Jesus disse que nenhuma pessoa pode ser salva sem nunca ter qualquer um dos seus pecados perdoados e se não nascer de novo da mão do Pai. 

Como você pode saber com certeza que você nasceu de novo? Por favor, não espere qualquer experiência, do tipo sentir a "terra tremer", porque sempre se trata de uma experiência pacífica, uma sensação de alívio, como que uma se carga foi tirada dos nossos ombros. Não haverá fogos de artifício, bandas ou fanfarra e nem aquele solo estridente de uma guitarra, apenas uma calma maravilhosa, no profundo do seu interior. Mas com o passar do tempo, descobrirá que um dos melhores indicadores do novo nascimento é uma genuína compreensão da Palavra de Deus.

Antes de ser nascido de novo, o "homem natural", como a Bíblia o chama de, (a pessoa perdida), este não pode e não consegue compreender a Bíblia, porque ele não a discerne (entende) espiritualmente ▶1 Coríntios 2: 14. De fato, é loucura para ele! Então, quando a Palavra começa a fazer sentido, a falar ao seu coração, e a convencê-lo do pecado em sua vida, é um indicador muito bom de que o Espírito Santo de Deus já habita dentro de você. Muitas pessoas cristãs, nunca sentiram isto, porque nunca confessou o seu pecado como Deus exige, e se o fez, não foi de coração, foi apenas diante do homem.  

Vemos o cristão obter uma nova natureza espiritual por meio do novo nascimento, ao se livrar da velha natureza que ele nasceu. É por isso que é tão vitalmente importante "crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo" ▶2 Pedro 3: 18. Devemos sim, cooperar com o Espírito Santo enquanto nós caminhamos por este mundo pecaminoso e contaminado espiritualmente ao nosso redor. O Espírito Santo literalmente passa a residir dentro de nós quando nascemos de novo e nunca nos deixará nem nos abandonará, se não tornarmos a voltar à antiga vida de pecado. 

Outra evidência maravilhosa da salvação genuína encontra-se no "fruto do Espírito" ▶Gálatas 5: 22, que terá lugar em nossas vidas diárias quando o Espírito Santo operar dentro de nós. A Sua presença agora será manifesta ao mundo exterior através de você, por meio do amor, alegria, paz, longanimidade, fé, etc, e eles veem isto em nós! Então, a Bíblia nos diz em ▶Romanos 8: 16 que, "O mesmo Espírito (literalmente ele mesmo) testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Em outras palavras, o Espírito Santo que está habitando dentro de nós nos diz que pertencemos a Deus.

A Oração contínua de Jesus:  

►Mateus 26· 42 [...]Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade"

Novamente não houve uma resposta do Pai, apenas o silêncio. Jesus deu aos discípulos outra chance: "...voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados" v. 43. Desta vez o Senhor não os acordou nem deu outra instrução. Ao invés disso, lemos que Ele: "...Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras" v. 44.    

A agonia 

A Salvação alcançada através de Jesus pelo Dele sangue vertido no Calvário lhe dará um profundo e duradouro relacionamento pessoal com o Espírito Santo enquanto você viver nesta terra! E quando você ler a Bíblia, leia especialmente o Novo Testamento. Irá se surpreender ao entender a profundidade da aproximação maravilhosa que poderá chegar entre você e o seu Criador! A salvação produz um relacionamento que vai profundamente enriquecer a sua vida diária.

Ao lermos o relato no evangelho de Marcos notamos que o evento é descrito de uma forma um pouco diferente. Entretanto, Lucas revela que após Jesus ter orado,  "...lhe apareceu um anjo do céu que o confortava"  Lucas 22.43.  Não nos é revelado como ele O "confortava", mas no versículo seguinte lemos que Suas orações tornaram-se ainda mais desesperadas "E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra"  v. 44. 

Quando analisamos esse fato De uma perspectiva humana, ele parece-nos ilógico, porque o versículo anterior diz que Jesus acabara de ser consolado por um anjo do céu, continuando a batalhar em oração a tal ponto que "gotas de sangue" caíram sobre a terra. Foi o consolo do anjo uma resposta à Sua oração ou esse consolo era necessário para que Ele continuasse orando? Creio que a segunda opção é a correta, como veremos ao examinarmos mais detalhadamente essa situação.Mas, Ele tem feito muito mais!

Esta é uma promessa presente e futura; presente porque agora você pode sentar-se a mesa da ceia aqui juntos com os irmãos na igreja, e futura porque se sentará junto com Ele para cear, se ele vier hoje para você ou se você subir, no Arrebatamento, junto com a Igreja, quando serão celebradas “As bodas do Cordeiro.” 

Observe que importante decisão você tomou hoje, na sua vida! Jesus Cristo acaba de entrar no seu Coração pela porta que você abriu, por meio da obra do Espírito Santo, para viver em seu coração para o resto de sua vida na terra e na eterna!  Que ótima notícia, pois agora temos o mesmo poder do Espírito Santo dentro de nós, o mesmo que ressuscitou Jesus dentre os mortos ▶Romanos 8: 8: 11. Portanto leia Romanos 8 para conhecer todas as vantagens que temos quando o Espírito Santo passa a habitar em nós diariamente. 

►Em Apocalipse 3: 20, Jesus prometeu: "Eis que estou à porta e bato [Ele foi bater na porta do seu coração e você acabou  de  abri-la, para deixa Lho entrar], se alguém ouvir e atender à minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele vai comer comigo.".

Jesus Cristo acaba de entrar no seu Coração pela Porta da Salvação que você abriu, por meio da obra do Espírito Santo, para viver em seu coração para o resto de sua vida na terra e na eterna! Que ótima notícia, pois agora temos o mesmo poder do Espírito Santo dentro de nós, o mesmo que ressuscitou Jesus dentre os mortos.

Para você que já é crente há muito tempo, mas, ainda não é um cristão sinceramente confesso diante dos homens e nem perante Deus, porque quase nada mudou na sua vida, pois ainda se conforma e se contenta com as praticas mundanas e pecaminosas do mundo, perante os Santos Olhos de Deus? Tome agora uma decisão novamente e definitiva. Há um oceano que separa os Crentes dos Evangélicos e dos Cristãos. Você sabia disto? Não? Quer saber? Sim? Que bom. É sinal que está mesmo interessado na Salvação da sua Alma.  

Então leia este artigo Os Evangélicos os Crentes e os Cristãos  e caso não queira, não perca o seu tempo. Se verdadeiramente estiver interessado, em se tornar um Cristão Convicto, não se conforme em ser apenas um Crente ou Evangélico, decidindo ser um Cristão Fiel e Verdadeiro, tente ao menos, recompensa no final será mui grande, não deixe ela escapar das suas mãos, retorne alguns parágrafos acima clicando aqui na: [...] 

.Oração de Reconciliação;

 

[...] e faça uma nova aliança com Deus através de Jesus Cristo, Confessando os seus pecados, mas, desta vez com votos de sinceridade como Deus; sem demagogia e hipocrisia; e ao terminar a sua oração clique no link Processo de Santificação no final da Oração de Confissão e assim retornará diretamente para o 4º parágrafo logo a seguir onde você terá uma introdução sobre como deixar o Espírito Santo habitar na sua vida e continuar o processo de libertação na sua alma a fim de mudar a sua sorte e o seu destino final após a primeira morte, a do corpo, cuja, todos estamos sujeitos!

Se você já fez uma vez esta confissão já foi batizado, serviu a Deus por algum tempo, mas, por alguma luta que não suportou, se sofreu alguma decepção ou simplesmente desanimou, desistindo de servir a Deus e quer voltar de novo aos braços do Pai, é mais simples, faça a Oração de Reconciliação com Deus onde estiver, e depois procure uma Igreja idônea para congregar. O Importante é que você se redima das práticas que sabe que é pecado e busque forças para carregar novamente a sua cruz, orando em casa pela madrugada, ou onde quando estiver em local mais reservado, além do você pode orar em espírito onde estiver independente do que estiver fazendo, esta oração é muito poderosa, porque em mistério Deus também de responde somente para você.

Deus não não nos dá um fardo que não podemos suportar

►1 Coríntios 10·13 Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.nos diz: "O próprio Espírito [assim] testifica com o nosso espírito, [assegurando-nos] de que somos filhos de Deus."

Eis mais uma chance clique neste link   

.Oração de Reconciliação;

 

Quanto a você que não quis fazer um novo e definitivo Concerto e Pacto Eterno através de uma Nova Aliança com Deus selada pela morte de Cristo Jesus; voltando na Oração de confissão, em hipótese alguma, creia que já tem a salvação garantida apenas pela "Graça Salvifica"; esta que é a maior e eficiente heresia diabólica, doutrina que o diabo criou e usa para enganar as almas.

Se você ainda não renasceu no Espírito Santo depois de nascer da Água no batismo; não se engane e não se deixe enganar por outrem, nem ao menos deixe para decidir após a morte do corpo, porque, após ela, somente restará o Juízo Final na segunda ressurreição, onde será reprovado (a) por Deus, perante Jesus, e diante dos Santos e dos Anjos!

Deus não deixa enganar e não adiantará tentar atribuir a culpa, ao seu Pastor, a sua Igreja, não será aceito qualquer desculpa.  

Estará condenado (a) perpetuamente ao dano da segunda morte, aprisionado no lago de fogo e enxofre para sempre junto com o Falso Profeta, o Anticristo, Satanás e toda a ordem de anjos caídos. Pense nisto agora!

A salvação começa a ter efeito a partir do momento em que você entrega a sua vida e alma a Cristo, abandonando a antiga vida do pecado e a pratica das abominações, e começa a dar lugar ao Espírito Santo, Ele começará a iniciar em você um:

Processo de Santificação

Quanto à este  "processo" se  você quiser saber um pouco mais sobre este importante estágio, ao terminar a leitura deste processo da salvação , volte aqui outra vez e acesse este Estudo sobre a santificação parte 1 aonde vai encontrar um estudo semi-exaustivo [aprofundado] sobre a temática Santificação, mas, não se apavore, porque, não será de um dia para o outro que você estará agindo conforme está escrito lá, o próprio Espírito Santo, se encarregara de fazer com que a sua libertação das práticas mundanas seja radical; transformando você da antiga, para a nova criatura, nesta que será a sua nova maneira cristã de viver.

Este é o ponto mais crítico, porque nós a maioria das pessoas não aceitamos facilmente qualquer mudança imediata de estilo de vida cotidiana secular que não seja por força do destino; porem, sem mudança não há transformação e isto requer um período de readaptação. Entre em Contato conosco para esclarecer qualquer duvida ou questionamento por qualquer dificuldade que vier surgir no decorrer da sua conversão.

Temos também este recurso, solicite-nos através deste link grifado acima, enviando-nos a sua pergunta, que prontamente, responderemos, enviando lhe orientação, sempre com base e referência Bíblica. Por favor, escreva de volta para nos dizer que você decidiu-se tornar a nascer de novo, [espiritualmente] e quando isto aconteceu. Precisamos dar lhe mais alguns conselhos práticos sobre como garantir a sua maturidade cristã contínua e produtiva no Senhor. 

Quando você fizer a sua confissão de fé, envie um, por favor, seremos agradecidos. Basta clicar no botão Contatos do Portal no final da página.   Se você quiser compartilhar com os irmãos amigos visitantes e conosco, sobre a sua experiência e contar lhes sobre a sua nova vida em Cristo, por gentileza, publique a experiência do seu "Renascimento". Não hesite, (duvide, vacile), nem se envergonhe, a honra é sua e a Glória é de Deus.

O seu testemunho de fé é muito importante para aqueles que ainda não conhecem a Jesus!. Entre aqui no nosso: Chat - Mural - Fórum  e ou, utilize a caixa de comentários, conte-nos, e divulgue a sua benção recebida de Deus! Acaso você venha ter outras dúvidas sobre qualquer assunto da vida cotidiana ou como proceder em alguma ocasião - situação, acesse esta página, e estaremos respondendo diretamente pelo seu email clique aqui Contatos e ainda para estarmos orando por você para alguma área ou problema específico da sua vida temos ainda o Pedido de Oração

Acredito que não resistiu ao chamado divino e aceitou a Cristo como Salvador pela primeira vez, decidido em abandonar esta falsa doutrina religiosa que permite tudo, lhe promete tudo, mas não pode te conduzir à vida eterna e te livrar da segunda morte no inferno; assim também como você que já aceitou Cristo há muito tempo, mas, continuou servindo ao deus deste mundo, o pai do pecado e da morte; e agora movido pelo Espírito de Deus; está ajoelhado com o rosto no pó, lamentando e chorando arrependido por ter vivido uma vida miserável; servindo ao senhor do engano e da mentira; desprezando o criador da sua alma!

Você está fraco a sua alma está debilitada e por isto eu venho lhe convidar a sentar-se nesta mesa e saciar a fome da sua alma; venha, O Mestre já vai partir o Pão, toque aqui no:

O “Pão” nosso de cada dia  e farte-se conosco! Que O Senhor Jesus continue transformando a vossa vida lhe preparando a vossa alma para encontrar com Ele nos ares em breve no Arrebatamento iminente da Igreja, que está mais perto de acontecer do que imaginamos!

Observe que eu não falei de religião tampouco fiz propaganda de alguma ou de qualquer igreja, eu te falei apenas do que pode acontecer a partir do momento em que você estiver dentro de um esquife sendo carregado por 6 ou fazendo a sua ultima viajem numa cama de ferro de 4 rodas para o jazigo. Se você chegou até aqui e esta mensagem não lhe disse nada, tente mais esta vez e leia este estudo, Os principais fundamentos de "Ser um Cristão" Cristo ainda está acreditando em você, Ele não quer desistir de você, sua alma é muito cara, custou o sangue e a vida Dele.

Para a vossa Meditação: Leia: 

►Apocalipse 2 - 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.  

►2 - 10 Não temas o que hás de  padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 

►2 - 11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dado da segunda morte. 

►2 - 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

►2 - 26 Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, 

►3 - 5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

►3 - 12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. 

►3 - 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. 

►21 - 7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 

Você receberá do Espírito Santo a marca da Cruz de Cristo sobre você onde nem o inferno prevalecerá contra ti!▶Ezequiel 9.4 Que Deus vos abençoe em Cristo Jesus, que permaneça firme nos caminhos de Cristo, seja forte na labuta e lute contra as tentações que virão, porque, quando findar o labor desta vida, estaremos com Cristo no seu Reino Milenar aqui na terra, e depois entraremos todos no Reino do Céu e herdaremos á nossa coroa da vida eterna e habitaremos com Ele, na Nova Jerusalém Celestial para sempre. Amém, Aleluia!

 

 

 

Sincero Shalom!

Em Cristo.

Revisão 21/06/2016 08:37: 05 

Shalom.

Por Cornelio A.Dias  

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana!" C. A. Dias.

  

 

 

Comentários

 

 

Licença Creative Commons

 

;

 

 

 

Exegese

Exegese é o estudo cuidadoso e sistemático de um texto para comentários, visando o esclarecimento ou interpretação do mesmo. É o estudo objetivando subsidiar o passo da interpretação do método analítico da hermenêutica. Este estudo é desenvolvido sob as indagações de um contexto histórico e literário. 

 1. Pré-requisitos para uma boa exegese.
a) Tenha uma vida afinada com o Espírito Santo, pois Ele é o melhor interprete da Bíblia – (Jo 16.13; 14.26; I Cor 2.9 e 10; I Jo 2.20 e 27).
b) Vá você mesmo diretamente ao texto não permitindo que alguém pense por você, evitando assim a dependência de outra pessoa para que você desenvolva ao máximo o seu potencial próprio.
c) Procure o significado de cada palavra dentro do seu contexto. Deve ser tomado conforme o sentido da frase nas Escrituras, porque as palavras variam muito em suas significações.

 2. Aplicação da exegese.

A aplicação da exegese é realizada a partir das indagações básicas sobre o contexto e o conteúdo do texto em exame.
a) Texto – O capítulo, parágrafo ou porção bíblica que encerra uma idéia completa, que se pretende estudar. Ex.: Mateus 5.1-12; I Coríntios 11.1-3; João 14,6, etc.
b) Contexto – A parte que antecede o texto e a parte que é precedida pelo texto. Ex.: Texto João 14.6, Contexto Gênesis 1.1 a João 14.5 e João 14.7 a Apocalipse 22.21.

Obs.: As vezes tomando-se o contexto próximo do texto, é o suficiente para uma interpretação correta. Outras vezes será necessário lançar mão do capítulo inteiro, ou do livro inteiro, ou ainda da Bíblia toda.·.

Não devemos nos esquecer de que a primeira pessoa a interpretar as Escrituras, de forma distorcida, foi o diabo. Ele deu à palavra divina um sentido que ela não tinha, falseando astutamente a verdade. (Gn 3.1).

Os seus imitadores, conscientes e inconscientes, têm perpetuado este procedimento enganando a humanidade com falsas interpretações das Escrituras Sagradas.
A maior de todas as regras é: A Escritura é explicada pela própria Escritura, ou seja, a Bíblia é a sua própria interprete. 

1. Primeira Regra – É preciso, o quanto seja possível, tomar as palavras em seu sentido usual e comum. Porém, tenha-se sempre presente a verdade de que o sentido usual e comum não equivale sempre ao sentido literal.

2. Segunda Regra – É de todo necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase.

Exemplos:
a) Fé em Gol 1.23 = significa crença, ou seja, doutrina do Evangelho.
FÉ em Rm 14.23 = significa convicção.
 b) Graça em Ef 2.8 = significa misericórdia, bondade de Deus.
Graça em At. 14.3 = significa pregação do Evangelho.
c) Carne em Ef. 2.3 = significa desejos sensuais.
Carne em I Tm 3.16 = significa forma humana.
Carne em Gn 6.12 = significa pessoas.

3. Terceira Regra – É necessário tomar as palavras no sentido indicado no contexto, a saber, os versículos que estão antes e os que estão depois do texto que se está estudando.

No contexto achamos expressões, versículos ou exemplos que nos esclarecem e definem o significado da palavra obscura no texto que estamos estudando.

4. Quarta Regra – É preciso levar em consideração o objetivo ou desígnio do livro ou passagem em que ocorrem as palavras ou expressões obscuras.

O objetivo ou desígnio de um livro ou passagem se adquire, sobretudo, lendo-o e estudando-lho com atenção e repetidas vezes, tendo em conta em que ocasião e a quais pessoas originalmente foi escrito. Alguns livros da Bíblia já trazem estas informações. Ex.: Provérbios 1.1-4. 

5. Quinta Regra – É necessário consultar as passagens paralelas, "explicando cousas espirituais pelas espirituais". (I Cor. 2.13).

Passagens paralelas são as que fazem referência uma à outra, que tem entre si alguma relação, ou tratam de um modo ou outro de um mesmo assunto.

Existe paralelos de palavras, paralelos de idéias e paralelos de ensinos gerais.

a) Paralelos de palavrasQuando lemos um texto e encontramos nele uma palavra duvidosa, recorremos a outro texto que contenha palavra idêntica e assim, entendemos o seu significado. Ex.: "Trago no corpo as marcas de Jesus." (Gl 6.17). Fica mais fácil o seu entendimento quando lemos a passagem paralela: "Trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus (I Cor. 4.10).
b) Paralelos de Idéias – Para atingir a profundidade da idéia completa e exata que expõe determinado texto meio obscuro ou discutível, consulta-se não somente as palavras paralelas, mas, os ensinos, as narrativas e fatos contidos em outros textos ou passagens que se relacionem com este texto. Tais textos ou passagens chamam-se paralelos de idéias.
 Ex.: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja". (Mt 16.16) Quem é esta pedra? Se pegarmos em I Pd 2.4, a idéia paralela: "E, chegando-vos para ele, (Jesus) pedra viva..." entenderemos que a pedra é Cristo.

Outro exemplo: Em Gl 6.15, o que é de valor para Cristo é a nova criatura. Que significa esta expressão figurada? Consultando o paralelo de 2 Cor. 5.17, verificamos que a nova criatura é a pessoa que "esta em Cristo", para a qual "as cousas antigas passaram", e "se fizeram novas".
c) Paralelos de ensinos gerais
– Para a correta interpretação de determinadas passagens não são suficientes os paralelos de palavras e de idéias, é preciso recorrer ao teor geral, ou seja, aos ensinos gerais das Escrituras.
 Exemplos: - O ensino de que "o homem é justificado pela fé sem as obras da lei", só será bem compreendida, com a ajuda dos ensinos gerais na Bíblia toda.
Segundo o teor ou ensino geral das Escrituras, Deus é um Espírito Onipotente, puríssimo, santíssimo, conhecedor de todas as cousas e em todas as partes presente. Porém há textos que, aparentemente, nos apresentam um Deus como o ser humano, limitando-lho a tempo ou lugar, diminuindo em algum sentido sua pureza ou santidade, seu poder ou sabedoria; tais textos devem ser interpretados à luz dos ensinos gerais das Escrituras.

3. Figuras de retórica ou figuras retóricas, são também conhecidas por figuras de linguagem, são recursos linguísticos que ajudam a criar um significado figurativo e expressivo a mensagem transmitida.

Exporemos em seguida uma série de figuras com seus correspondentes exemplos, que precisam ser estudados detidamente e repetidas vezes.

1. Metáfora.

Esta figura tem por base alguma semelhança entre dois objetos ou fatos, caracterizando-se um com o que é próprio do outro.
Exemplo: Ao dizer Jesus: "Eu Sou a Videira Verdadeira", Jesus se caracterizou com o que é próprio e essencial da videira (pé de uva); e ao dizer aos discípulos: "Vós sois as varas", caracterizou-os com o que é próprio das varas.
Outros exemplos: "Eu Sou o Caminho", "Eu Sou o Pão Vivo", "Judá é Leãozinho", "Tu és minha Rocha", etc.

2. Sinédoque.

Faz-se uso desta figura quando se toma a parte pelo todo ou o todo pela parte, o plural pelo singular, o gênero pela espécie, ou vice-versa.
Exemplos: Toma a parte pelo todo: "Minha carne repousará segura", em vez de dizer: meu corpo. (Sl 16.9).
Toma o todo pela parte: "...beberdes o cálice", em lugar de dizer: do cálice, ou seja, parte do que há no cálice.

3. Metonímia.

Emprega-se esta figura quando se emprega a causa pelo efeito, ou o sinal ou símbolo pela realidade que indica o símbolo.
Exemplos: Jesus emprega a causa pelo efeito: "Eles têm Moisés e os profetas; ouçam-nos", em lugar de dizer que têm os escritos de Moisés e dos profetas. (Lc 16.29).
Jesus emprega o símbolo pela realidade que o mesmo indica: "Se eu não te lavar, não tem parte comigo." Lavar é o símbolo da regeneração.

4. Prosopopéia.

Esta figura é usada quando se personificam as cousas inanimadas, atribuindo-se-lhes os feitos e ações das pessoas.
Exemplos: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão?" (I Cor 15.55) Paulo trata a morte como se fosse uma pessoa.
"Os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas." (Is 55.12).
"Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar." (Sl 85.10,11).

5. Ironia.

Faz-se uso desta figura quando se expressa o contrário do que se quer dizer, porém sempre de tal modo que se faz ressaltar o sentido verdadeiro.
Exemplo: "Clamai em altas vozes... e despertará." Elias dá a entender que chamar por Baal é completamente inútil. (1 Rs 18.27).

6. Hipérbole.

É a figura pela qual se representa uma cousa como muito maior ou menor do que em realidade é, para apresentá-la viva à imaginação. É um exagero.
Exemplos: "Vimos ali gigantes... e éramos aos nossos próprios olhos como gafanhotos... as cidades são grandes e fortificadas até aos céus." (Num. 13.33)
"Nem no mundo inteiro caberiam os livros que seria, escritos". (Jo. 21.25)
"Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei". (Sl 119.136).

7. Alegoria.

É uma figura retórica que geralmente consta de várias metáforas unidas, representando cada uma delas realidades correspondentes.
Exemplo: "Eu Sou o Pão Vivo que desceu do céu, se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo, é a minha carne... Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna", etc. Esta alegoria tem sua interpretação nesta mesma passagem das Escrituras. (Jo 6.51-65).

8. Fábula.

É uma alegoria histórica, na qual um fato ou alguma circunstância se expõe em forma de narração mediante a personificação de cousas ou de animais.
Exemplo: "O cardo que está no Líbano, mandou dizer ao cedro que lá está: Dá tua filha por mulher a meu filho; mas os animais do campo, que estavam no Líbano, passaram e pisaram o cardo." (2 Rs 14.9) Com esta fábula Jeoás, rei de Israel, responde a proposta de guerra feita por Amazias, rei de Judá.

9. Enigma. 

É definição de algo por suas qualidades ou particularidades, mas difícil de entender.

Exemplo: "Do comedor saiu comida e do forte saiu doçura." (Jz 14.14).

10. Tipo.

Exemplos: A serpente de metal levantada no deserto foi mencionada por Jesus como um tipo para representar sua morte na cruz. (Jo 3.14).
Jonas no ventre do grande peixe, foi usado como tipo por Jesus para representar a sua morte e ressurreição. (Mt 12.40).
O primeiro Adão é um tipo para Cristo o último Adão. (I Cor 15.45).

11. Símbolo.

Representa alguma cousa ou algum fato por meio de outra cousa ou fato familiar que se considera a propósito para servir de semelhança ou representação.
Exemplos: Representa-se: A majestade pelo leão, a força pelo cavalo, a astúcia pela serpente, o corpo de Cristo pelo pão, o sangue de Cristo pelo cálice, etc.

12. Parábola.

Apresentada sob a forma de narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de ilustrar uma ou várias verdades importantes.
Exemplos: O Semeador (Mt 13.3-8); Ovelha perdida, dracma perdida e filho pródigo (Lc. 15), etc.

13. Símile.

Procede da palavra latina "similis" que significa semelhante ou parecido a outro. É uma analogia. Comparação de cousas semelhantes.
Exemplos: "Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim (do mesmo modo) é grande a sua misericórdia para com os que o temem". (Sl 103.11).
"Como o pai se compadece de seus filhos, assim (do mesmo modo) o Senhor se compadece dos que o temem". (Sl 103.13).

14. Interrogação.

Somente quando a pergunta encerra uma conclusão evidente é que é uma figura literária.
"Interrogação é uma figura pela qual o orador se dirige ao seu interlocutor, ou adversário, ou ao público, em tom de pergunta, sabendo de antemão que ninguém vai responder."
Exemplos: "Não fará justiça o Juiz de toda a terra?" (Gn 18.25).
"Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação?" (Hb 1.14).
"Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?" (Rm 8.33).
"Com um beijo trais o Filho do homem?" (Lc 22.48).

15. Apóstrofe.

O vocábulo indica que o orador se volve de seus ouvintes imediatos para dirigir-se a uma pessoa ou cousa ausente ou imaginária.
Exemplos: "Ah, Espada do Senhor, até quando deixarás de repousar?" (Jr 47.6)
"Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão!" (2 Sm 18.33).

16. Antítese.

"Inclusão, na mesma frase, de duas palavras, ou dois pensamentos, que fazem contraste um com o outro."
 Exemplos: "Vê que proponho hoje a vida e o bem, a morte e o mal." (Dt 30.15)
"Entrai pela porta estreita (larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição e são muitos os que entram por ela) porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." (Mt 7.13,14).

17. Provérbio.

Trata-se de um ditado comum. Exemplos: "Médico cura-te a ti mesmo" (Lc 4.23); "Nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra." (Mt 6.4; Mt 13.57).

18. Paradoxo.

Denomina-se paradoxo a uma preposição ou declaração oposta à opinião comum.
Exemplos: "Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos". (Mt 8.22).
 "Coais o mosquito e engolis o camelo". (Mt 23.24).
 " Porque quando sou fraco, então é que sou forte". (2 Cor 12.10).

 

Conclusão. 

A exegese ou método exegético de estudo é uma ferramenta para não somente estudar os textos religiosos como qualquer. O método é o mesmo.  

A importância da exegese é que sem ela não possível fazer uma hermenêutica.

Porque?  

A exegese é estuda o texto no período em que ele foi escrito e aplica-se todo o resultado e conclusão no contexto histórico do autor. Ou seja, antes do texto, havia um pré-texto, ele pode ser um rascunho ou um pensamento que ainda está na mente do autor. Quando isto é formalizado, temos o texto. Este texto porém tem diversas características que nem sempre é percebida pelo leitor, porque são informações que somente o autor detém e que ele não explicitou no escrito.

Dai pela necessidade de descobrir essas peculariedades é que surgiu a ferramenta de estudo chamada de exegese.

Através deste método, é possível descobrir algo que não está escrito, mas, está relacionado com o vida do autor, ou seja, está no contexto histórico do autor.

Então começa se a pesquisar tudo, o texto, o autor e contexto do texto e do autor.

Terminada a pesquisa, temos elaborado a exegese do texto ou do livro.

A conclusão ou consideração final que vamos emitir deve ser atribuída ao tempo em que o texto foi escrito, tudo encerra se lá no contexto do autor.

Vou dar um exemplo resumido de uma exegese:

Contexto: 2 Crônicas 7

Perícope:

• 2 Cr • 7 • 13 • Se Eu fechar o céu para que não derrame a chuva, ou ainda se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou mesmo enviar a praga sobre a minha própria gente; 

 • 14 • e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra.

• 15 • De hoje em diante os meus olhos estarão observando e os meus ouvidos atentos às orações que serão realizadas neste lugar.…

Vamos primeiro identificar o autor do texto no texto. Não temos. Então precisar pesquisar o contexto histórico do autor.

Encontramos uma informação: Esdras. Dai vamos pesquisar tudo o que for possível sobre o autor e o seu contexto histórico para obtermos as primeiras informações sobre o texto;

Já temos uma: era o povo judeu, dai a pesquisar passa a focar este povo e tempo presente del quando o texto foi escrito. 

Vai ter a informação de que, a mensagem do texto foi recebida pelo autor, inspirada por Deus para exortar o povo naquele contexto histórico. Ótimo. 

No término da extensa pesquisa, vamos fazer uma conclusão se possível ou uma consideração final sobre o estudo e atribuir tudo para aquele período e encerrar lá no contexto histórico do texto ou do autor.

Com base no exemplo da perícope acima **concluiríamos a exegese da seguinte maneira e resumida: o povo judeu estava sofrendo sérios problemas cujas consequências adivinham de eles estarem desobedecendo o mandamentos de Deus. O povo poderia ainda ser socorrido; mas, teriam que fazer um concerto com Ele.

Esta seria uma conclusão bem resumida.

Agora vem a diferença: este estudo é uma exegese, portanto todas as comparações feitas no texto tem que ser relativas ao período em que ele foi escrito, e assim deve ser encerrada a exegese. Porque?

A exegese estuda apenas o presente do texto e do autor, tudo tem se que focado no contexto histórico, político, religioso, cultural, social e outros, mas, naquele presente. Então as conclusões tem que ser elaboradas conforme o presente em que o texto foi editado.

Qual é a finalidade da exegese? Investigar tudo o que está relacionado com o tempo em que o texto foi escrito e concluir no mesmo tempo.

Se fossemos elaborar um sermão, ele teria ser mais ou menos conforme a ** conclusão resumida acima. A pesquisa ou o estudo foi encerrado no contexto histórico do texto e do autor.

Depois deste método  surgiu a Hermenêutica

Esta nova ferramenta permite depois da exegese pronta, trazer todo significado dela e aplicar no contexto atual. Ou seja: depois de explorada a perícope toda no contexto histórico texto e do autor, nós trazemos ela para o nosso presente. 

Este é o segundo modelo de Sermão. Estudamos o texto no tempo dele, geralmente sempre no passado e aplicamos ele ao nosso contexto histórico, como se ele estive sido escrito no nosso presente para o povo do nosso contexto atual.

Dai a conclusão poderia ser outra ou poderíamos manter a mesma, mas, com alguma alterações para o tempo presente. Então seria assim resumidamente: [...] o nosso povo está sofrendo sérios problemas cujas consequências advém de estarmos desobedecendo o mandamentos de Deus. O povo poderá ainda ser socorrido; mas, terá que fazer um concerto com Ele.[...].

Esta seria a hermenêutica elaborada após a exegese do texto bíblico.

A outra forma também possível de elaborar o sermão: Basta conforme for a capacidade do preletor, e do estudo básico que ele fez antes, fazer a hermenêutica diretamente do texto, sem fazer uma breve exegese do texto.

Eu porém eu particularmente sempre adoto o primeiro método. Elaboro uma breve exegese, não como rege o modelo acadêmico por que temos que pesquisar extensa bibliografia tanto de Livros religiosos como de Livros históricos, que acaba numa tese ou um novo livro, mas, somente com base nos detalhes principais do texto bíblico e logo depois eu faço uma breve hermenêutica deste resumo exegético trazendo o teor da mensagem do tempo antigo [contexto histórico-literário do texto]  para o nosso contexto religioso presente. Esta a a hermenêutica da exegese.

Resulta num excelente sermão expositivo. Toda a explanação do texto do início ao fim é somente dentro dele, não usando outros textos de outros livros, mesmo que seja citações ou referências ao relativas texto do sermão.

Cabe ressaltar ainda que este artigo é uma introdução básica sobre exegese; não é o método em si de como se elaborar uma, são apenas definições básicas e algumas informações. Para ver uma exegese como ela é depois de elaborada veja os dois artigos publicados nesta pasta. 

 

Observação: 

O que temos estudado aqui é apenas subsídios para uma interpretação mais segura. De maneira nenhuma queremos com isto substituir o método mais antigo e eficaz que existe: A leitura humilde regada de oração, jejum, e na total dependência do maior interprete das Escrituras Sagradas – O Espírito Santo.

 

 

 

 

               Revisão Agosto-29-2016 

 

Em Cristo.

Shalon.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

  

 

 

Comentários

Licença Creative Commons
EXEGESE 
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em http://oportaldateologia.org/exegese; Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org

newline oportal

 

Editoriais

As taças da ira de Deus  estão prestes a se derramarem sobre a terra! 

Quero fazer um breve relato sobre esta chamada em "Flash”, visto que não vejo a necessidade de escrever um artigo específico sobre o título, bem como também não vou citar referências bíblicas que corrobore com este assunto.

 

Os elementos ardendo  

em breve se fundirão!

Cuidado!

Um corpo terrestre, 

se chocará contra a terra e 

causará repentina destruição. 

 

Leia Mais imagem

 

A falsa doutrina do pré-tribulacionismo  

Qual biblicamente é a mais viável para você? A Meso-tribulação [Arrebatamento no meio da tribulação] ou a Pós-tribulação? [Arrebatamento depois da tribulação] Em qual delas acontecerá o Arrebatamento da Igreja! Será antes da tribulação? Reflita! Leia Mais  imagem

 

 

  Reflexão do O Portal

         2013

O oitavo Rei foi eleito.

A besta que era e já não é, é também o  oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição Apocalipse cap. 17 - 11.

E o sangue de muitos inocentes ainda haverá de ser derramado.              

Guerreiros feridos são condecorados com Láureas de sangue.

Os soldados do Exército do Rei dos Reis, porém herdarão uma coroa de ouro, e a vida eterna.

A Nova Ordem Mundial está chegando e virá para cumprir o seu dever a rigor.

Quem quiser se livrar dela terá que aceitar a sua marca. 6 6 6 em troca da sua alma.

Revelação 13. 1 – Vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] 7. Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. “Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”

Yeshua.

 O ultimo, o Rei dos reis é o próximo, e está vindo, espere por Ele mesmo que  isto lhe custar a própria vida.

"Permaneça fiel até a morte, e Eu lhe darei a Vida como Coroa. Revelação 2.10.

Yeshua".

 

Leia o Artigo: O sétimo milênio e o fim da humanidade.

Oriente-se.

 

Por: Cornelio A.Dias

Março de 2013.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 TAUEZEQ94_tsp.png

 

 

 

  Ler um   é:

Armazenar Informações;

Desenvolver a Intelectualidade;

Ampliar os Horizontes;

Compreender o Mundo;

Comunicar-se com o Próximo;

Escrever Corretamente;

Relacionar-se melhor com o Outro!

 Ler uma  é:

Armazenar Ensinamentos;

Desenvolver o Conhecimento;

Ampliar a Espiritualidade;

Compreender a DOUTRINA;

Comunicar-se com JESUS

Escrever a VERDADE;

Relacionar-se melhor com DEUS. 

IMAGEM TEXTO

Ore conosco ao som de belos louvores;

Chore aos pés feridos do Pai!

A tristeza logo passa, não demora.

Ele vos envolve e vos consola, 

Em seus braços, faz-vos descansar.

O Portal

Abra esta Porta de Meditação, Louvor e Oração,

clique aqui em:

Bíblia Online e Seleção de Louvores

e deixa Deus falar ao seu coração!

IMAGEM TEXTO

  

TAU_ORIGINAL_PORTAL.png

 

 

 Leia Mais imagem 


Com: Paz seja convosco
Graça e Paz
A Paz do Senhor
Paz da parte... do Senhor
Paz de Deus
Shalom
Shalom Adonai
Bom dia; Boa Tarde; Boa Noite Irmão
Nenhuma da anteriores

Feedjit

 

Download

Descrição:

Bíblia Sagrada Digital

MediaFire – Down

 Jogo Show do Cristão

MediaFire – Down

Biblia Sagrada + jogo show do cristão + caminho estreito

MEGA – Down 

topo