Abóbíblia e Biblioseira o que é?

 

Abóbíblia e Biblioseira o que é?   

 

 

Neologismos

ABÓBÍBLIA / BIBLIOSEIRA

  • Introdução:

Criei os neologismos abaixo, como uma brincadeira séria, porém necessária, com o intuito de qualificarmos, alguns estudos e matérias que temos certeza que são de conteúdo vago, contraditório, ambíguo, duvidoso, subliminar e outras características mais, com a finalidade de exercitarmos juntos os nossos pontos de vistas e conhecimentos críticos sobre o assunto que está sendo apresentado e emitirmos o nosso parecer correto sobre o assunto.

Conforme o nosso dicionário teológico os termos abaixo tem os seus significados exóticos, mas, fundado, ou seja, inspirados com base, em muita coisa que lemos, vimos e ouvimos que eletrocuta a desconhecida zona dos nossos cérebros, onde origina a nossa limitada inteligência humana.

 

O que significa:

 

Abóbíblia e Biblioseira:

Abóbíblia, abóbíblica, abóbríblia, e abóbríblica = são as teorias abóbrisadas escriturísticas sacramentadas ou abobrinhas bíblicas e ou um besteirol rebuscado sobre textos bíblicos ou o usando temas ou termos bíblicos e ou produzindo definições infundadas; invenções absurdas sobre os mesmos, isto ocorre quando são transmitidas oralmente.

Alguém lendo um artigo, palestrando ou manifestando verbalmente ou transmitindo uma mensagem verbalizada, preletando ou transmitindo um sermão ou uma pregação ele estará falando "Abóbíblia" se o que estiver dizendo não fizer sentido algum com texto bíblico.

Biblioseira (s) é uma ou são inúmeras baboseiras-bíblicas. É o mesmo que um acervo de besteiras e baboseiras sobre os escritos bíblicos; [são os ditos irrelevantes ou desarrazoados; asneiras, bobagens; disparates] sobre textos, temas ou termos bíblicos ou as definições infundadas e invenções absurdas sobre os mesmos, transmitidos através da escrita.

Sintetizando:

É ausência mínima de ["¹Arrumação Intra-Cromossomial específica"] suficiente para discorrer sobre assuntos bíblicos, e outros! ¹neologismo de Enéias Carneiro.

 

Exceto a sátira crítica acima que identifica alguém como sendo pedante, que pode ser qualquer um que se expressa exibindo conhecimentos que não possui, este pratica o pedantismo; que seria o mesmo que falar ou expressar sem propriedade.

E em se tratando de textos da Bíblia, o orador acima será identificado sempre que for comprovado que ele está falando tudo, mas, enquanto que o texto em si está contradizendo toda a sua fala; isto chamei de abóbíblia" e no segundo caso ele terá elaborado um estudo criando uma teoria distinta cuja teor da mensagem bíblica é contraditória em relação ao texto original, neste caso se produziu uma "biblioseira"

Para sintetizar os neologismos:

Abóbíblia é um discurso incoerente oral por uma hermenêutica duvidosa, enquanto que a "biblioseira" é uma produção literal teoricamente descontextualizada e auto-contraditória na sua conclusão.  

Nesta definição também se enquadra os acadêmicos que ousa interpretar, ou seja, elaborar uma hermenêutica bíblica apenas com base no seu conhecimento empírico acadêmico, ou apenas pelo viés do saber teológico, isto é ele substitui a Bíblia pela Teologia. 

Dai surge a pseudoverdade que é uma negação da verdade com a finalidade de transformar um argumento infundado em absoluto, que na prática a verdade é aquela sua interpretação do texto e que a mensagem transmite por si só!

É quando qualquer texto bíblico tem o seu sentido literal alterado e reinterpretado propositadamente a fim de ser transformado em um argumento distinto e infundado com a finalidade de se tornar irrefutável; criando assim um novo conceito.

Conhecemos esta distorção da verdade pelo termo heresia.

O termo heresia como substantivo feminino, "haíresis", destaca a natureza subjetiva, ou seja, “de uma opinião individual, isto é, que é válido a apenas para um só sujeito. Ela também significa: em todos os casos, como uma sugestão de reprovação.

É definida em também como: dissensões decorrentes da diversidade de opiniões e objetivos conforme: Gálatas 5: 20; 1 Coríntios 11:19.

Estas são as definições para o nosso termo: heresia; cujas versões mais comuns são: falsos ensinos ou doutrinas.

Como vimos acima que a heresia sugere ser uma opinião individual ela firma se melhor por natureza subjetiva que é a pertinente a ou da característica individual, pessoal, particular; de alguém.

Ao relacionarmos os significados das definições para o termo heresia conforme a rápida definição acima descrita diretamente como os tratados bíblicos; a interpretação mais apropriada que podemos obter é a que sugere como sendo: qualquer distorção da doutrina e dos ensinos fidedignos a fim de produzir novas doutrinas ambíguas ou ensinamentos controversos ao evangelho compreendido pelos primeiros cristãos, os discípulos; por terem sidos instruídos diretamente por Cristo.

 Se quiser saber um pouco mais sobre o que é heresia clique em:

 → Theologĭa in situ Vulgata 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana!" C. A. Dias.

 

 

 

              

 

 

Licença Creative Commons
Abóbíblia e Biblioseira o que é?Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em http://oportaldateologia.no.comunidades.net/abobiblia-e-biblioseira-o-que-e Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org