A política da Palestina nos tempos de Jesus

Os grupos político-religiosos do tempo de Jesus

 

1. Fariseus

2. Saduceus

3. Essênios

4. Zelotes 

Diferente do sistema de governo das outras nações daquela época, os grupos hoje conhecidos por partidos, eram uma mescla de política e religião, ou seja, eles tinham autonomia política e religiosa, portanto, participavam efetivamente do governo na esfera da política secular e da religião na esfera da crença popular.

Exemplo disto eram os Sacerdotes do Templo, que elaborava as leis judias e também legislava conforme a Torá que é a Lei de Deus para os judeus. 

São quatro os grupos político-religiosos do tempo de Jesus a saber:

Seguindo a premissa destes grupos religiosos do tempo de Jesus, existe hoje alguma influência religiosa deles na igreja local? Existe conforme dito. 

Dos Fariseus sabe se que:

Seu traço distintivo era a interpretação e observância da lei, baseada numa tradição oral que tendia a aplicar a Torah escrita às novas situações; organizados em forma de confrarias, reuniam-se para as refeições em comum de “puros” e para meditar a lei; os mestres ou escribas promoviam a interpretação e atualização da Escritura, segundo a orientação das escolas de Hillel e Shamai e controlavam de fato a formação e a vida religiosa do povo por meio da rede capilar das sinagogas e escolas anexas. 

*Sumo Sacerdote: Era a autoridade suprema da nação judaica, e o sinédrio, composto de 71 membros, era o conselho supremo.

Da influencia religiosa na Igreja local: Há notadamente uma influencia religiosa dos fariseus na Igreja local nos tempos de hoje, e ela é representada através da ala dos membros mais conservadores, eles são tradicionalistas, não abandonam os princípios fundamentais da doutrina da igreja primitiva, não tem disposição para inovações, são ritualistas e adeptos do isolamento dentro da igreja.

São fieis seguidores dos ensinamentos bíblicos, apresentam forte predisposição ao fanatismo religioso.

Por serem separatistas, cometem excesso de lealdade à verdade e isto produz o orgulho e leva até mesmo a hipocrisia.

Obs: Paulo, o Apóstolo de Jesus, pertenceu a este grupo ortodoxo do judaísmo da sua época. Fp. 3. 5. 

Dos Saduceus sabe se que: 

São membros da aristocracia sacerdotal e leiga de Jerusalém; seu fator religioso distintivo era a adesão à lei escrita da Bíblia (interpretação literal da lei) e a rejeição de todo messianismo; no plano político, permanecia aberto à colaboração com o poder político, para conservar o controle da instituição do templo e de seus recursos financeiros; os sacerdotes das aldeias opunham-se a linha religiosa e política dos saduceus, pois eram obrigados a exercer um trabalho ou profissão.

Da influencia religiosa na Igreja local: O grupo do Saduceus é o que mais se destaca hoje na igreja local embora esteja sendo representado em nossos dias por um grupo bem pequeno, isto é, pela minoria dos membros, e os mais seletos dentre eles.

Sua presença é muito notável, porque se estabelece na esfera da liderança da igreja, pois eles estão envolvidos diretamente na administração humanista da Igreja e no domínio espiritualista do povo.

No perfil social deste grupo destaca se o isolamento dos seus membros com os demais; controlam o sacerdócio e o ritual do templo, são totalmente envolvidos com as questões globais da igreja, apresentam uma forte blindagem produzida pela própria igreja, para preservar a, integridade física, pessoal e sentimental do líder, visando proteger e solidificar a estrutura espiritual da igreja local, isto porque qualquer transtorno causado na vida do líder reflete diretamente na estrutura espiritual e social da igreja; o fracasso deste seleto grupo abala a fé dos fieis e a desestrutura a base fundamental da igreja.

A plenitude do sucesso obtido por este grupo, desencadeia o desenvolvimento geral da igreja, sem a presença destes, a igreja local não tem identidade própria e nem fundamentos sólidos.

Este grupo é a peça fundamental da igreja. Não raro, em algumas vertentes denominacionalistas os membros deste grupo são lideres populares entres os seus membros, ou seja, os membros participam da vida cotidiana do líder da igreja, pratica não muito comum no segmento religioso, o primeiro perfil é o predominante.

Obs: O sumo sacerdote Zadoque escolhido pelo Rei Salomão era desta vertente religiosa. 1 Rs. 3. 35. 

Dos Essênios sabe se que: 

Eram sacerdotes e leigos dissidentes, em contraste com alinha religiosa e política do sumo sacerdote e do alto clero de Jerusalém, que viviam numa espécie de organização comunitária as margens do mar Morto, empenhados na observância da lei e a espera da libertação final “dos filhos da luz”; os “sacerdotes obedeciam à fé” Atos 6. 7 provinham, talvez, desse meio, e tiveram um papel importante na organização litúrgica da comunidade de Jerusalém. 

Da influencia religiosa na Igreja local: Tinham a menor representação ativa na igreja local, eles são os que se destacam pela sua maneira religiosa radical de se expressar, também costumam se isolar -se, são aqueles que acham que são os únicos dignos de alcançarem a salvação.

Hoje uma parte deste grupo que se encontram na igreja se acham melhores que os outros, por praticarem penitencias e isolamentos no qual os colocam numa posição de destaque, por se sentirem os únicos “filhos da luz” enquanto que os demais, “filhos das trevas”.

São ascéticos, celibatários, laboriosos, piedosos, e a militância é contra os seus princípios. Destacam por serem mais estudiosos das escrituras sagradas, são dados a oração e isolados da sociedade.

Dos Zelotes sabe se que: Zelotas-bandidos-sicários: Assim eram denominados,eram grupos mais politizados que, inspirando-se no zelo dos fariseus em prol da lei mosaica, se empenhavam numa ação militante pela independência nacional com uma ideologia de cunho teocrático e nacionalista; parecem ser a ala extrema dos fariseus, reivindicando o respeito à lei por todos os meios e opondo-se a toda forma de autoridade não precedente diretamente da lei. 

Da influencia religiosa na Igreja local: Observando os grupos religiosos evangélicos atuais, percebemos que neles refletem características típicas visíveis (zelos, fervorosos) em função de que seus membros com o intuito de serem mais fervorosos que os demais excluem grupos internos, que não leem as escrituras, oram, jejuam falam e até se vestem como eles, o que os tornam instigadores de guerras paradigmáticas dizendo que só eles serão salvos, defendendo com unhas e dentes filosoficamente dizendo, seu digno pedaço de terra, (Céu).

Simão, discípulos de Jesus pertencia a este grupo religioso. At. 1.13. Complementação:

*Samaritanos: Reivindicavam o direito de possuir em templo sobre o monte Gerizim, e só aceitavam o Pentateuco e a autoridade de Moisés.

*Os prosélitos: Eram os não judeus, ou gentios, que passavam ao judaísmo mediante circuncisão, batismo de imersão e sacrifícios. Já os tementes a Deus eram atraídos pelo monoteísmo e pelo culto da sinagoga, mas não aceitavam a circuncisão.

Conclusão:

Há ainda hoje, uma influencia tendenciosa destes quatro grupos religiosos do tempo de Jesus na Igreja local, porem não de forma explicita e organizada, percebe se apenas através do olhar critico pelos membros com formação acadêmica teológica, visto que é manifestada de uma forma quase que inconsciente e embutida no cotidiano religioso dos fiéis, mesmo porque os membros não costumam participar de forma efetiva no ministério religioso da igreja como outrora.  

          Edição: Julho de 2016

          Revisão: Novembro de 2017  

Em Cristo.

Shalom.

Por Cornelio A.Dias  

 

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

              

 

 

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