Tribulus Terrestris: O que é, Seus Benefícios, Efeitos e Como Usar
Notícias Naturais
Conseguir um produto natural que ajude a aumentar o nível endógeno de testosterona, consequentemente melhorando a força, resistência, apetite sexual e a hipertrofia muscular, é algo complicado de achar, não é verdade? Mentira, pois desde a década de 70 podemos contar com o Tribulus Terrestris.
Tribulus Terrestris é uma erva que há muito tempo é utilizada no continente europeu. No inicio da década de 70, quando ela foi descoberta, suas maiores funções era para tratamento da libido, melhora do apetite e desempenho sexual. Nos dias atuais, alguns estudos demonstram que por ela ser um precursor de testosterona endógena, melhora também a resistência, aumento da massa muscular, força e muito mais!
Como funciona o tribulus terrestris?
Como dito anteriormente, tribulus terrestris tem como maior função a recuperação da libido, do apetite sexual, tratamento da impotência sexual, da infertilidade, etc. Neste aspecto, a erva funciona provocando uma vasodilatação na região genital, fazendo com que seja bombeado mais sangue nessa área. Outra funcionalidade é o aumento no numero de espermatozoides assim como sua motilidade. Em mulheres, o tribulus pode ajudar a reduzir alguns sintomas da menopausa.
O aumento de testosterona livre feito pelo tribulus terrestris se dá pelo estimulo natural da glande pituitária, que promove um aumento na secreção do Hormônio Luteinizante (LH) e consequentemente, o aumento da testosterona livre em homens e da progesterona nas mulheres.
O efeito anabólico se dá através do aumento das concentrações plasmáticas de testosterona no organismo, aumentando em até 40% o testosterona livre, um hormônio importantíssimo para vários aspectos do organismo masculino, em especial os praticantes de musculação, com a síntese de massa muscular.
Quem pode usar tribulus terrestris?
Qualquer pessoa pode usar esta erva, pois ela é natural e não prejudicial ao organismo. A mesma não possui efeitos colaterais, por isso, não há problemas.
O Tribulus Terrestris é um adaptógeno da testosterona. Para quem não sabe, na medicina chamamos de adaptógeno quando algo tem a propriedade de regular algo que se encontra desregulado, por exemplo com o tribulus, ele tem a capacidade de regular os níveis de testosterona no organismo, mas não de ultrapassar, por isso é um adaptógeno e seu uso não apresenta perigo.
Esta erva também é muito recomendada como tratamento natural para idosos que apresentam sintomas como: artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crônica.
A única recomendação de não uso é para os adolescentes. Nesta fase o adolescente já possui muita testosterona correndo pelo corpo e o uso de algo que vá tentar aumentar isso poderá causar distúrbios hormonais.
Benefícios no uso de tribulus terrestris:
Como comentamos já, vários são os benefícios, porém para facilitar a vida de vocês, irei listá-los de uma maneira mais fácil e simples.
- Tratamento de problemas relacionados à sexualidade, como baixa libido, infertilidade, falta de ereção e etc;
- Possui efeito hepatoprotetor, ou seja, consegue de alguma maneira proteger o fígado;
- Diminui a frigidez sexual em mulheres, fazendo com que as mesmas possam ter mais vontade de fazer sexo;
- Aumenta a taxa de testosterona livre em até 40%;
- Aumento da glândula pituitária em até 72%;
- Aumento de força e massa muscular em pessoas que praticavam atividades físicas;
- Melhora sintomas da menopausa, em mulheres;
Como usar o tribulus terrestris?
Hoje encontramos o tribulus em formato de pó e cápsula. Portanto o seu modo de tomar é bem fácil, basta ingerir com água ou misturá-lo em seu suco ou vitamina favorita.
A dose recomendada é entre 750mg e 1500mg. O correto é dividir a dose entre as principais refeições do dia, ou seja, você pode tomar 500mg logo após o café, 500mg logo após o almoço e 500mg logo após o jantar.
Para homens é indicado usar o suplemento em forma de ciclo e não com o uso contínuo, visto que tribulus não é produzido pelo corpo humano e o seu uso contínuo, poderá fazer com que se perca o efeito rapidamente. Ciclos como 2 meses de uso e 2 meses sem uso, parecem surtir um bom efeito.
Já para mulheres, este ciclo é bem menor, o recomendado é o uso a partir do 5º dia menstrual até o 14º dia do ciclo menstrual. Após isso interromper e no próximo mês, usar da mesma forma. Tribulus não é um suplemento indicado para mulheres grávidas!
Dicas finais:
Algumas dicas finais são necessárias, para que você possa fazer um melhor aproveitamento do uso de tribulus terrestris.
- Tribulus terrestris é melhor aproveitado quando usado junto a um inibidor de aromatização. Geralmente estes inibidores são muito caros. Uma solução barata é mandar manipular a Crisina e usá-la em conjunto;
- Tribulus tem grandes propriedades diuréticas, por isso, enquanto tiver fazendo uso deste suplemento, não use nenhum outro diurético;
- Não esqueça que quando aumentamos a testosterona, acabamos por aumentar também o nível de estrogênio (hormônio feminino) e por isso, se não tomarmos cuidado podemos ter alguns simples colaterais como ginecomastia e etc. Casos são raros, mas vale a pena ficar ciente. Em testes feitos o nível de estradiol que estava em 76 pg/ml foi para 136,5 pg/ml, quase o dobro. Por isso o inibidor aromatizante faz valer a pena.
- Na hora comprar o tribulus verifique o nível de saponinas do produto. O ideal e mais puro é quando se encontra cerca de 40% de saponinas. Quanto maior a porcentagem, melhor.
Leia mais:
Novos estudos sobre a vitamina D: aumento do testosterona, melhora da memória e da função cognitiva e diminuição dos riscos mal de Parkinson
Fontes:
- Notícias Naturais: Tribulus Terrestris: O que é, Seus Benefícios, Efeitos e Como Usar!
- Dicas de Musculação: Tribulus Terrestris: o que é, seus benefícios, seu efeito e como usar!