Parte Final
|
Tweet |
|
77 |
Busca OPortal
|
|||
Buscar |
Últimas Edições
A santificação sob a perspectiva da bíblia-introdução: Aqui |
Páscoa → O que ela representa para mim?
Páscoa!
O que ela representa para mim?
A Páscoa
Não existe esse vocábulo na língua portuguesa; entrou na linguagem por meio da liturgia da igreja católica.
Páscoa: vem da palavra grega PASOH. Que quer: “ Dizer passar além, passar por perto.” No hebraico, a palavradescreve
a passagem do anjo da morte, quando seriam mortos todos os primogênitos do Egito e poupados os dos Israelitas.
A Páscoa para Israel
Foi instituída no Egito para comemorar o acontecimento culminante da redenção de Israel - Ex. 12.14. Quando Moisés os retirou do Egito.
Elementos da Páscoa no Velho Testamento
1 - O Cordeiro. Representava o preço da redenção e libertação de Israel do Egito; o sacrifício.
2 - Os Pães Asmos. Revelavam a pressa com que abandonariam a terra do Egito. A farinha amassada sem ter recebido o fermento, por falta de tempo.
3 - As Ervas Amargas . Ou alface agreste, recordavam a opressão do Egito, amargura do cativeiro, além de dar melhor sabor à carne adocicada do cordeiro.
4 - O Sangue . Representava a Expiação.
Elementos da Páscoa no Novo Testamento
1- O Cordeiro - Simbolizava Cristo, a libertação do pecado - Jo. 1. 36. João Batista afirmou: "Eis o cordeiro de Deus ...". Era sem defeito - Ex. 12.5; 1 Pe 1.18,19.
2- Foi sacrificado, no entanto seus ossos não foram quebrados - Ex. 12. 46; Sl. 34. 20; Jo. 19. 36. O sangue foi derramado para expiação dos pecados, era o penhor da salvação - Ex. 12. 13; 1 Jo. 1. 7.
3- Foi comido na Páscoa - Mt. 26. 26; Jo 10. 2
Os Pães Asmos
Simbolizavam pureza. O pão deveria ser sem fermento. A proibição baseava-se em que o fermento é um agente de decomposição e servia de símbolo da corrupção moral, e também de doutrinas falsas – Mt. 16. 11; Mc. 8. 15.
Na nossa comunhão com Cristo não pode haver impureza. A ausência do fermento simbolizava a santidade de vida que se requer no serviço de Deus.
Ervas Amargas
Simbolizavam a amargura que o cordeiro iria passar e a amargura das almas humanas por causa do pecado. Hoje, todas as vezes que celebramos a ceia do Senhor, relembramos o grande feito da nossa redenção, feita não mais por um cordeiro, não mais por um cativeiro físico, mas pelo próprio Filho de Deus. "Podemos dizer que o Egito foi o calvário da nação hebraica, como o calvário de Jerusalém foi o nosso calvário".
O Sangue
Simbolizava a garantia do perdão. "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados" Hb. 9. 22.
O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado" 1 Jo. 1. 7. O pecado do homem foi coberto pelo sangue propiciatório do cordeiro de Deus.
A Páscoa dos nossos dias e seus símbolos
A Instituição
A festividade da Páscoa foi fixada pelo Concílio de Nicéia em 325 D.C., é uma festa anual da Igreja Cristã comemorativa à ressurreição de Cristo.
Os Símbolos
1. O Coelho - Substituíram o cordeiro pelo coelho, como símbolo de fecundidade (o coelho chega a produzir cerca de 110 filhotes por ano). Apareceu por volta de 1915 na França. A sua cor e a sua rapidez contribuíram para o seu lugar na simbologia. Dizem mais que ele representa a morte e a ressurreição de Cristo, pelo fato de que alguns que habitam lugares frios e nevados hibernam e só saem da caverna quando chega a primavera.
Sabemos que não podemos aceitar tamanha aberração, pois em toda a Bíblia encontramos o cordeiro e não o coelho como símbolo de Cristo.
2. O Ovo - O ovo significando começo, origem de tudo. Quando incubado, dele sai vida, porque nele está contido a vida. Em Cristo não está contido a vida, Ele é a própria VIDA - Jo 11. 25. O ovo está presente na mitologia antiga, nas religiões do Oriente, nas tradições populares e numa grande parte da Cristandade. Na Idade Média os Europeus adotaram o costume Chinês de enfeitar os ovos.
Em 1928 surgiram os ovos de chocolate que foram industrializados em larga escala. No século XVIII a Igreja Católica Romana adotou oficialmente o ovo como símbolo da ressurreição de Cristo.
3. O Peixe - É o símbolo do Cristianismo. Dizem que no passado quando os cristãos se reunião, faziam desenho de um peixe.
Na semana santa não comem carne por causa do corpo de Cristo, e substituíram a carne pelo peixe, mas na Páscoa judaica comiam o cordeiro. Estes símbolos modernos são uma mistura de mitologia pagã com a simbologia cristã paganizada.
A Páscoa para os evangélicos
Para Os evangélicos, a Páscoa tem apenas valor histórico e figurativo. O que tem maior sentido e valor é a Ceia do Senhor, pois Jesus quando comeu a última Páscoa com os Apóstolos, antes do seu sofrimento , deu um caráter todo especial ao acontecimento - Lc. 22. 15: E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.
Conclusão: Todos aqueles que nasceram de novo tem em suas vidas Jesus Cristo, o verdadeiro cordeiro pascal. Devem lembrar do calvário constantemente, independente de uma data fixada no calendário anual
Criação: Profª Marta Melo
http://pt.slideshare.net/martielly/slide-a-pascoa
Boa "Pessah" para quem é Pessah e boa páscoa para todos os demais que para estes os votos são desejos recíprocos de todos os fabricantes de chocolates em agradecimentos por mais esta festa católica responsável pelo merchandising
Assista o vídeo