O teólogo, como pessoa de fé inserido na comunidade humana, é aquele que caminha com a humanidade em busca e na direção do sentido mais profundo do homem, do mundo e do Absoluto, que a atração cristã identifica e conhece como "Deus".
O papel do teólogo é compreender o real, aprender a desvelar a realidade presente e iluminá-la com a herança cultural da tradição viva da comunidade, interpretando esta tradição à luz dos ensinamentos cristãos, mergulhando na profundeza do ser do homem e do ser do mundo.
O profissional com formação Superior em Teologia (o Bacharel) terá os seguintes desafios profissionais:
- Administrar, planejar, organizar e controlar o funcionamento das instituições sob sua responsabilidade, visando fomentar o conhecimento teológico que auxilie os membros da comunidade no exercício dos seus direitos fundamentais e civis.
- Orientar as famílias no contexto da valorização e da dignidade humana e da solidariedade social.
- Incentivar jovens e adolescentes nas buscas de formação intelectual, técnica e tecnológica.
- Cooperar com as autoridades constituídas nas atividades que visem à erradicação da pobreza e miséria em busca do desenvolvimento social nacional.
Ás área de atuação profissional do Teólogo:
Desenvolver atividades práticas pertinentes ao campo teológico, e tarefas teóricas da pesquisa científica teológica, social e do fato religioso.
- Praticar a docência, tanto para o nível público como para o privado, caso possua a respectiva Habilitação Pedagógica.
- Praticar a crítica teológica de conformidade com a rigorosa técnica da Exegese e da Hermenêutica.
- Cooperar com os órgãos públicos na tarefa de prestação de cidadania e de bem-estar para as comunidades.
Atualmente, tanto em instituições públicas como privadas, têm sido cada vez mais constantes as solicitações de Teólogos em conselhos e grupos de pesquisas e trabalho, para reflexão de temas de atualidade e auxílio na busca de soluções alternativas para os graves problemas sociais da Humanidade.
Da formação acadêmica:
O curso proporciona formação: Humanística, interdisciplinar e engajada socialmente; adequada para que o bacharel em Teologia possa desenvolver diferentes atividades e funções, como ministro ordenado (presbítero e/ou diácono permanente), religioso (a) e leigo (a); comprometida com uma contínua atualização teológica, visto a evolução permanente da sociedade e da teologia.
O curso forma bacharéis em Teologia: Capazes de apresentar e testemunhar de forma racional os dados da fé revelada; preparados para dialogar com as demais ciências e expressões religiosas, assim como para uma convivência responsável com as instituições cívicas democraticamente instituídas; comprometidos de forma vivencial com a Igreja; prontos para exercer uma autêntica liderança cristã na Igreja e na sociedade.
O Bacharel em Teologia poderá atuar como: Teólogo, intérprete da realidade à luz da fé; ministro ordenado, religioso (a) e leigo (a), enquanto discípulo (a), missionário (a) de Cristo; professor universitário, em faculdades, institutos e seminários de teologia (magistério e pesquisa); assessor teológico; professor de ensino religioso; no campo eclesiástico, no exercício da Catequese e da Liturgia, das Pastorais Sociais, da Missão e Evangelização, nos seus diversos níveis; agente de pastoral, social e cultural, capaz de dar razões da fé cristã, professada pela Igreja.
Existe vários orgãos, tipo, federação, confederação, associação, ordem e os outras agremiações que se intitulam responsáveis pelo reconhecimento da teologia como profissão, mas, na verdade, apenas querem que o teólogo torne-se sócio, em troca de uma credencial de sócio, e pague uma mensalidade mensal ou anual pelo cadastro.
Na realidade o que autentica e especializa o profissional é o seu diploma de Curso Superior reconhecido pelo eMEC.
*