Como ser um grande teólogo
por Martin Luther
1. Oração. Por essa razão deve desesperar-se da sua sabedoria e razão; já que com estas não adquirirá nada, por que pela sua arrogância, lançará você e outros na cova do inferno como fez Lúcifer. Ajoelhe-se no seu quarto e peça em seriedade e humildade verdadeira que Deus lhe conceda a sabedoria verdadeira.
2. Meditação. Em segundo lugar, você deve meditar, e não apenas no seu pensamento, mas também falando a palavra oral e a palavra expressa que está escrita no livro, você deve sempre pensar e refletir, e ler e reler com atenção, cuidado e refletindo para ver o que o Espírito Santo está dizendo.
Tome cuidado para você não se cansar e pensar que já leu o suficiente, sem ter lido, ouvido, e dito uma ou duas vezes que compreendeu perfeitamente.
Já que desta maneira nenhum se torna em um grande teólogo, mas eles (quem não estudam) se parecem com o fruto imaturo, que cai antes que a metade esteja madura.
Por isto você sempre vê neste Salmo 119 Davi mostrando aquele que fala, medita, proclama, canta, ouve, lê, dia e noite sempre, nada mais do que só a Palavra de Deus e as ordens de Deus. Para que Deus não decida lhe dar a Palavra escrita sem o Espírito Dele. Seja guiado por isso. Porque Ele não inspirou para que escrevesse em vão, ore, leia, ouça, cante e declare a Palavra inspirada Dele.
3. A tentação. Em terceiro lugar, há prova, isto é, de julgamento. Essa é a verdadeira ferramenta, que ensina você a não só conhecer e compreender, mas também a experimentar como verdadeira, sincera, doce, linda, poderosa, confortável, a Palavra de Deus é, de modo que é a sabedoria acima de tudo sabedoria.
Assim, poderá ver como Davi no Salmo mencionado, queixa-se sobre todos os tipos de inimigos, maus príncipes e tiranos, os falsos profetas e facções, e o que ele tem de suportar, porque ele sempre medita, isto é, lida com a Palavra de Deus de todas as formas possíveis conforme indicado.
Para impedir que a Palavra de Deus produza fruto através de você o diabo te perturbará, para você não ser um verdadeiro professor, e ensinar através da tribulação, como buscar e amar a Palavra de Deus.
Quanto a mim mesmo se me é permitido expressar minha humilde opinião – devo agradecer muito aos meus perseguidores por assim ter me esbofeteado, pois foi afligindo e tendo me terrificado pela fúria do diabo que eles me fizeram um teólogo bastante bom, que pelo contrário eu nunca teria me tornado.
4. Humildade. Em seguida, (ou seja, se você seguir as regras de Davi expostas no Salmo 119), você verá o quão superficial e indigno irá parecer para você os escritos dos Padres, e então você irá condenar não apenas os livros dos adversários, mas também estará cada vez menos satisfeito com a sua própria escrita.
Se você chegou a este estágio, certamente pode ter a esperança de que você está começado a ser um verdadeiro teólogo, aquele que é capaz de ensinar não somente os jovens e os não instruídos, mas também os cristãos avançados e bem instruídos.
Para Cristo a Igreja dele inclui todos os tipos de cristãos - jovens, idosos, fracos, doentes, saudáveis, fortes, agressivos, indolentes, simples, sábios, etc. Mas, se você se considera instruído e imaginar que você alcançou o objetivo e se sentir orgulhoso dos seus livretos, ensinos e escritas “artigos”, como se você tivesse feito algo extraordinário e pregou maravilhosamente, e se você está muito satisfeito porque as pessoas exaltam você perante os outros e você deve ser elogiado, pois, de outra forma você fica decepcionado e sente vontade de desistir - , Meu amigo, apenas agarre-se pelas suas orelhas, e se você agarrar corretamente, você encontrará um par fino, longo, áspero, das orelhas do "asno".
http://www.pristinegrace.org/media.php?id=43