A Paterologia - Ou Teologia Própria?
A Teologia adequada também chamada de Paterologia, que significa o estudo do Pai é a área da Teologia Sistemática Cristã que investiga o que as Bíblias ensinam em relação a Deus o Pai, a primeira Pessoa da Divindade Triuna.
A teologia adequada é complementada pela cristologia (o estudo de Jesus Cristo) e a pneumatologia (o estudo do Espírito Santo) como um estudo completo do deus da Bíblia.
As áreas de Deus, o Pai, tipicamente estudadas em Teologia Própria, incluem os argumentos para a existência de Deus, definindo Deus (sendo / ontologia), os atributos de Deus e as obras de Deus.
A teologia própria inclui uma definição bíblica de Deus, ao mesmo tempo que fornece informações para mostrar algumas das muitas visões contrastantes de Deus que existem (muitas vezes chamadas de visões de mundo).
Estes incluem uma grande variedade de ideologias, que vão do ateísmo (crença em nenhum deus), ao agnosticismo (incerteza da existência de Deus), a outras religiões que retratam Deus definido de forma diferente, seja como um deus único (como no Islã ou Judaísmo) deuses múltiplos (como nas religiões orientais), ou panteísmo (tudo é Deus).
Os livros da Bíblia são a principal fonte de Teologia Própria em Teologia Sistemática.
No entanto, a informação da Revelação Geral (o mundo natural) também é frequentemente discutida, pois revela informações significativas sobre o envolvimento íntimo de Deus no design do universo, da vida animal e da vida humana ( Salmo 19 ).
Revelação especial inclui a Bíblia, além de outras maneiras únicas que Deus comunicou (como na forma de uma nuvem para Moisés, visões, sonhos, milagres).
Além disso, a importância do Revelação Progressiva é muitas vezes enfatizada, como a Bíblia revela cronologicamente mais informações sobre quem Deus é ao longo do tempo como parte de Seu plano soberano perfeito.
De grande importância dentro da teologia adequada é uma compreensão do trinitarianismo (estudo da Trindade).
Enquanto outras áreas da Teologia Sistemática se concentram em Jesus Cristo e no Espírito Santo, a Teologia adequada é geralmente a área em que o trinitarianismo está incluído.
Como Deus é um deles ( Deuteronômio 6: 4 ) e existe em três Pessoas, é importante para aqueles que estudam Deus de uma perspectiva bíblica para entender como o conceito da Trindade se relaciona com a compreensão de Deus em geral.
Ao discutir os atributos de Deus, a Teologia correta geralmente usa uma divisão entre os atributos que são transmissíveis (capazes de serem compartilhados) e aqueles que não são transmissíveis (aqueles únicos apenas para Deus).
Exemplos de atributos transmissíveis incluem a bondade, o amor e a compaixão de Deus. Exemplos de atributos não transmissíveis incluem a perfeição e a soberania de Deus.
Aqueles que procuram crescer em seu relacionamento com Deus, ou que estão investigando os ensinamentos do cristianismo, desejam aprender mais sobre quem é Deus.
A teologia adequada é a área da teologia que fornece grande parte dessa informação, especificamente no que se refere a Deus, o Pai.