Tema; Religião e Consumo
Qual tem sido a postura das Igrejas diante da sociedade de consumo, tendo tido uma voz profética ou se conformado com este século?
Título: A religião e o mercado da fé
A religião sempre esteve inserida no contexto histórico-social dos povos, e por isto ela tende a ser influenciada pela cultura neste contexto em que ela se insere; e conforme a cultura vai se modificando, a sociedade vai absorvendo estas alterações, e no decorrer deste processo, a Igreja corre o risco iminente de ser influenciada e acompanhar esta evolução.
Podemos afirmar e provar esta realidade, observando as mudanças que vem alterando as teologias litúrgicas das Igrejas; conforme a sociedade vai interagindo às mudanças, sóciopolítico e cultural.
Sabemos que na idade moderna, a sociedade em geral tornou-se capitalista, e neste regime, a relação oferta X procura, foi responsável pelo surgimento de uma sociedade consumista.
Esta filosofia capitalista consumista tomou grandes proporções, e o povo aderiu amplamente a esta linha de pensamento sócio cultural.
Ocorreu que este mesmo povo, são a pessoas, que constitui o corpo da Igreja; eles são os membros da sociedade e do sistema religioso, que formaram a nossa atual sociedade religiosa.
Consumista, esta sociedade religiosa atual, por influencia do capitalismo que se tornou selvagem e sem regras, acabou trazendo para dentro da Igreja esta linha de pensamento cultural, de se obter tudo para consumo imediato.
A nossa sociedade religiosa, por fim se tornou um Mercado da Fé, mercado este em ampla ascensão, tornando as pequenas Igrejas em grandes negócios.
Este filão religioso foi inserido na sociedade, e o que percebemos hoje, é que as grandes Igrejas ou Denominações, que deveria bradar a Voz Profética, visando defender a Fé Genuína, ela vem se conformando com este quadro caótico pelo que passa o Cristianismo neste século.
Esta conformação, não é originada pela omissão, mas, sim, pelo enfraquecimento, visto que a sociedade é quem dita as regras da cultura do seu tempo.
Para reverter este quadro, será necessário, interferir na cultura religiosa, para restaurar a Fé Genuína na Igreja.
n Cornelio Dias