O cargo e os sete diáconos da Igreja de Jerusalém

O Cargo e os sete Diáconos

 

 

da Igreja de Jerusalém 

 

O cargo de diácono é o único outro cargo ou ofício secular na igreja local que não faz parte dos cinco dons [vocações] ministeriais, que são conforme rege:

• Efésios • 4 • 11 • E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres.

Diferente dos anciãos, os diáconos não têm autoridade administrativa na igreja.

A palavra grega traduzida como diácono é diakonos, que literalmente significa “servo”.

Os sete homens escolhidos para a tarefa diária de alimentar as viúvas da igreja de Jerusalém são considerados os primeiros diáconos: veja: - At. 6: 1 - 6.

Eles foram escolhidos pela congregação e comissionados pelos apóstolos. Mais tarde, pelo menos dois deles, Filipe e Estevão, foram promovidos por Deus para serem poderosos evangelistas. Diáconos também são mencionados em 1 Tm 3: 8 - 13 e Fp. 1: 1. 

Aparentemente, esse cargo pode ser preenchido tanto por homens quanto por mulheres: leia: 1 Tm. 3: 11. 

As Diaconisas: Eram mulheres de conduta irrepreensível chamadas a participar dos serviços que a Igreja prestava apoio e ajuda às pessoas do sexo feminino, principalmente por ocasião do Batismo.

Recebiam o seu ministério pela imposição das mãos do Presbítero que não conferia caráter sacramental.

Referencias bíblicas às diaconisas consta a passagem:

• Romanos • 16 • 1 • Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencréia; 

• 2 • para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido o amparo de muitos, e de mim em particular. 

• 3 • Saudai a Prisca e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

• 4 • os quais pela minha vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas também todas as igrejas dos gentios. 

• 5 • Saudai também a igreja que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Ásia para Cristo. 

• 6 • Saudai a Maria, que muito trabalhou por vós.

• 7 • Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros de prisão, os quais são bem conceituados entre os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim. 

• 8 • Saudai a Ampliato, meu amado no Senhor.

• 9 • Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. 

• 10 • Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. 

• 11 • Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de Narciso que estão no Senhor. 

• 12 • Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor. 

• 13 • Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. 

• 14 • Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. 

• 15 • Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. 

• 16• Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.

O Apóstolo está em Corinto na ocasião em que escreve uma carta dizendo que a diaconisa Febe da vizinha cidade de Cencréia deverá levar a Roma. Recomenda-a nestes termos, além de mencionar na saudação, outras irmãs.

Paulo estima e recomenda a diaconisa Febe em Rm 16. 1, mas não permitia que a mulher falasse em público na igreja que era incompatível com o diaconato propriamente dito, conforme 1 Cor 14. 34 ou tomar a palavra.

Deviam ficar submissas como diz também a Lei.

Se desejam instruir-se sobre algum ponto, interroguem os maridos em casa; não é conveniente que uma mulher fale nas assembleias.

Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, 10, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. 11 A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. 12 Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio.  

Quem escreveu tais versículos não admitia uma diaconisa pregar o evangelho de igual maneira que o diácono, as restrições feitas pelo Apóstolo às mulheres são expressões da sua própria cultura, no nosso contexto tem uma nova conotação, mas, se aplicado o rigor bíblico, não deixa de ser um regulamento absurdo, por ser uma referencia bíblica e ter fundamento bíblico que vale por todos os tempos; isto contribui para corroborar a interpretação que vê antes de tudo, as diaconisas sendo colaboradoras do serviço pastoral prestado às mulheres, através de um oficio regulamentado.

Cristo convocou apenas homens para serem seus Apóstolos.

Ele não fez acepção de pessoas, mas somente os doze Apóstolos receberam o mandato: “Fazei isto em memória de mim” Lc 22. 19 e 1 Cor 11. 24 de celebrar o sacramento principal da igreja, a até perdoar pecados:- 

• João • 20 • 22 • Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo.

• 23 • Aqueles quem perdoardes os pecados são perdoados, e ele quem os retiverdes, são retidos.  

Quem foram os dois diáconos que se destacaram na Igreja Primitiva?

A escolha dos primeiros diáconos é narrada em Atos dos Apóstolos 6. Lucas relata que devido à árdua tarefa dos apóstolos era por vezes necessário o auxilio dos diáconos para que alguns grupos não ficassem sem assistência, daí decidiu-se escolher 7 homens de boa reputação, repletos do Espírito e de sabedoria dos quais foram escolhidos Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau.

Sobre eles os apóstolos, oraram impondo-lhes as mãos. O mais famoso deles foi Estevão, que foi o primeiro mártir da igreja conforme Atos 7. 55 - 60, apedrejado, bem como também o destaque a Filipe que lhe foi reservado uma pequena descrição no livro dos Atos dos Apóstolos 8. 4 - 7: 

• 4 • “Entretanto, os que haviam sido dispersos iam de lugar em lugar, anunciando a palavra da Boa Nova.

• 5 • Foi assim que Filipe, tendo descido a uma cidade da Samaria, a eles proclamava o Cristo.

• 6 • As multidões atendiam unânimes ao que Filipe dizia, pois ouviam falar dos sinais que operava ou viam-nos pessoalmente.

• 7 • De muitos possessos os espíritos impuros saíam, dando grandes gritos, e muitos paralíticos e coxos foram curados. E foi grande a alegria naquela cidade.”

Vale ressaltar que o diaconato não é um Oficio Eclesiástico, como os demais, ele é um Oficio Secular Assistente na administração dos serviços seculares da igreja.

O Diácono pode permanecer sempre com a função de assistente secular do Presbítero, como pode galgar esta, dentre os outros ofícios eclesiásticos conforme a sua vocação se revelar e destacar, sob a oficialização pelo Presbítero através da unção por imposição de suas mãos, conforme presenciamos no estudo acima, através dos relatos bíblicos.

Dos cinco dons ministériais bíblicos [apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres]; apenas três deles ainda continuam sendo exercidos até os nossos tempos atuais que são os: evangelistas, pastores e mestres;  visto que o ministério dos apóstolos  ficou restrito ao tempo da Igreja primitiva e dos profetas, encerrou se com ministério profético de Cristo.

Dos profetas ainda temos uma continuidade deste dom ministerial, porém, manifestada apenas como dom de profecia que é similar ao dom dos profetas bíblicos, visto que os profetas recebiam este fom como oficio exclusivo de transmitir as mensagens de Deus para os governantes e as nações nos seus contextos históricos mais especificamente para Israel e não individualmente direcionada como o Espirito Santo age nas igrejas até os dias atuais.

 

 

 

            Reedição Janeiro - 21 - 2017 

 

Em Cristo.

Shalon.

Por Cornelio A.Dias  

 

"Feito perfeito, é imperfeito; como criação, o meu eu; natureza humana! C. A. Dias.

 

 

 

Licença Creative Commons
O Cargo e os sete Diáconos da Igreja de Jerusalém: 
do Teologo Cornelio A.Dias está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial - Sem Derivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em ”https://oportaldateologia.no.comunidades.net/o-cargo-e-os-sete-diaconos-da-igreja-de-jerusalem; Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em mail oportal@oportaldateologia.org