Paz agora? Mashiach agora? Alacridade temperada

 

Paz agora? Mashiach agora? Alacridade temperada

 

Por que o Rebe enviou shlichim para todo o mundo. 

Rabino Yitzchak Ginsburgh

 

“Ele (Hillel, o Velho) diria: Se eu não sou para mim, quem é para mim? E se eu sou para mim mesmo, o que sou eu? Se não agora, quando?.

 

O problema do “eu” é o problema do egocentrismo. É o sentimento praticamente universal de que eu sou o centro do mundo, tudo gira em torno dos meus interesses e todo mundo tem que me manter feliz. Esta é certamente uma mentalidade infantil e não retificada. Se uma pessoa pode  anular  seu egocentrismo e emergir de sua autoconsciência infantil para um estado retificado de ver objetivamente seus talentos e pontos fortes como presentes de D'us, sua autoconsciência hiperativa se transformará em consciência do todo. Seu foco será em como beneficiar os outros, em vez de como se beneficiar. Esta é uma bela maneira de entender a primeira parte do ditado de Hillel:  Se eu não sou para mim, quem é para mim?  Se o meu egocêntrico "eu" não é para mim, " quem”O outro é para mim. Meus pensamentos e ações são para  quem lê.

 

E se eu sou para mim mesmo, o que sou eu?  Ser excessivamente consciente de mim mesmo é negativo, mas a mínima autoconsciência para  anular  meu ego e revelar minha essência Divina é positiva. Se uma pessoa faz isso, ele alcança um estado de retificação de sua santidade pessoal - um estado de equilíbrio nascido da humildade: ele não se preocupa com o modo como os outros o tratam ou se as coisas estão indo na sua direção. Tudo é de D'us e tudo é bom.  Este estado de anulação, de humilde equilíbrio, é o estado de consciência de Moisés, que disse: " O que (mah) somos nós ?"

 

E se não for agora, quando ?  A palavra hebraica usada por Hillel para "quando" é  aimatai.  Quando o Baal Shem Tov encontrou o Mashiach, ele perguntou: “Quando,  aimatai,  você vem ?”   Como podemos chegar ao aimatai messiânico ? Quando Mashiach virá? Não agora. Precisamos  anular  nosso desejo às vezes insaciável de que tudo aconteça agora. Muitas vezes, as pessoas são completamente impulsivas. Este é um estado impaciente e não retificado, uma falta de santidade pessoal. Se quisermos alcançar a verdadeira  aimatai , o lugar do qual traremos o Mashiach, devemos romper os laços de impulsividade e  anular o desejo de alcançar nossos desejos e desejos agora..

 

Em hebraico, o grupo Paz Agora chama-se  Shalom Achshav . Achshav , 'agora', é um anagrama para  k'eisav , como Esaú. Esaú é a pessoa mais impulsiva da Torá. Paz Agora é uma paz impulsiva. Vamos desistir da nossa terra pela paz. Nós precisamos de paz agora. Vamos dar tudo a eles. Não faz diferença o que acontecerá depois. Nós queremos paz agora.

           

  Rabino Yitzchak Ginsburgh

O escritor é um rabino israelense nascido nos Estados Unidos afiliado ao movimento Chabad. Ele é considerado uma das principais autoridades de Chabad no misticismo judaico e é o líder do Derech Chaim Movement e fundador do Instituto Gal Einai.

Nós devemos anular esta impulsividade em nossas almas. Onde aprendemos isso na Bíblia? Isaías diz: “ Aquele que crê não se apressará ”. Uma pessoa que realmente acredita em algo não está com pressa.

 

Mas e o icônico Chabad dizendo “Mashiach Now”? Isso é um paradoxo. 

Por um lado, queremos Mashiach agora. 

Por outro lado, " Aquele que acredita não se apressará ". Como essas duas abordagens essenciais podem ser resolvidas?

O Baal Shem Tov ensinou que devemos lutar por um estado de  vivacidade moderada. Avançar na velocidade mais alta possível, mantendo nossa  atenção  e  paciência . 


O Baal Shem Tov ensinou que devemos lutar por um estado de  vivacidade moderada. Avançar na velocidade mais alta possível, mantendo nossa atenção e paciência. 

Devemos ter cuidado com os erros e ignorar os fatos no terreno, para que a meta alcançada com a nossa prontidão seja eterna.

Curiosamente, foi o primeiro Lubavitcher Rebe, o Alter Rebe, que discordou de outros tsadikim de sua geração sobre a questão do Mashiach Now. 

O Vidente de Lublin, o Maguid de Kotznitz e o Ropschitzer Rebe todos favoreceram Napoleão em sua guerra contra a Rússia. Eles associaram sua vitória com a vinda de Mashiach e fizeram o que puderam para ajudá-lo a triunfar.

 O Alter Rebe, por outro lado, achava que Napoleão seria prejudicial ao objetivo de trazer Mashiach a longo prazo. 

Como resultado, ele apoiou o czar da Rússia. “ Aquele que acredita não se apressará ”.

Agora, sete gerações depois, nós realmente queremos o Mashiach agora. Mas a declaração do Ba'al Shem Tov ainda é verdadeira. A vivacidade temperada é o caminho a seguir. O principal exemplo de entusiasmo temperado em nossos tempos é o Lubavitcher Rebe. Ele trabalhou incansavelmente por "Mashiach Now". Por outro lado, ele não enviou todos os seus seguidores a Israel imediatamente, enviando alguns deles, em vez disso, para pontos em todo o mundo - a fim de preparar o mundo, passo a passo, para a vinda do Mahsiach. 

 

Então, como devemos cumprir nosso objetivo? Como nos esforçamos para trazer Mashiach com paciência e entusiasmo? Certamente é uma tarefa difícil. Os dias de  sefirat ha'omer , no entanto, são os dias em que trabalhamos para retificar nosso ego - o primeiro e importantíssimo passo nesse processo.

 1https://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/245045

 

https://www.israelnationalnews.com/Articles/Article.aspx/22038

 

 

Editor de contato
Rabino Yitzchak Ginsburgh, 22/04/18 22:52 | atualizado: 09:59