A Teologia Moral

 A Teologia Moral - O que é?

AA teologia moral é um campo de estudo enfatizado na Igreja Católica Romana que é definido de forma semelhante à ética religiosa. Inclui ensinamentos católicos sobre questões sociais que vão do casamento à sexualidade até à medicina, entre outros temas.

Como tal, a teologia moral tem desempenhado um papel importante e muitas vezes controversa na igreja e na cultura. 

Nos ensinamentos católicos romanos, a Teologia Moral é muitas vezes baseada em declarações de fé dentro da Igreja Católica ou declarações de Papas do passado e do presente.

 A declaração do Vaticano II também serve como um ponto de referência comum para os líderes católicos que faz declarações autorizadas sobre a Teologia Moral. 

A Bíblia aceita pela Igreja Católica (os 66 livros aceitos pela Igreja Protestante mais os Livros Deuterocanônicos) também serve como trabalho autoritário sobre o qual as declarações de teologia moral são feitas. 

A história inicial da Igreja fez pouca distinção entre a teologia moral e outras formas de ensino cristão. Foi na Idade Média que a Escolástica desenvolveu e formou um campo mais formal chamado Teologia Moral e os ensinamentos incluídos nela. 

Além da Escritura, da tradição e dos ensinamentos dos Papas, a lei natural foi freqüentemente usada como um ponto de evidência nas declarações de Teologia Moral. 

A idéia de uma lei moral também foi fortemente enfatizada durante esse período, servindo como uma das linhas de evidência usadas para provar a existência de Deus. 

São Tomás de Aquino foi um escritor durante esse período que desenvolveu o conceito de Teologia Moral. Ele falou em sua influente Summa Theologicada importância da Teologia Natural e Moral, bem como de como a Teologia Moral seria vista da perspectiva de Deus. 

Para ser claras, as declarações feitas hoje dentro da Igreja Católica em relação à lei moral não acrescentam ou removem os ensinamentos da Igreja, mas sim procuram interpretar e aplicar os ensinamentos católicos às questões sociais e éticas.

 Um exemplo comum é a questão do filho pré-nascido. Nos ensinamentos católicos, o uso da Escritura, da tradição e outros meios são usados ​​para sustentar a visão tradicional de que os seres humanos são feitos à imagem de Deus ( Gênesis 1: 26-27 ) e são projetados de propósito e para um propósito no mundo ( Jeremias 1: 1-8 ).

 Como resultado, falar e proteger a vida do feto tem sido uma aplicação importante da Teologia Moral.

Em geral, a Teologia Moral procura fornecer maneiras práticas para os católicos romanos viver de acordo com a moral de Deus.

Estes incluem liberdade; amor; lei; responsabilidade; generosidade; tratamento de outras pessoas, vida animal e ambiente; e cuide dos necessitados.