A Ira de Deus

A Ira de Deus

Rom 1:18 (Wey) "Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça."

"Jesus Está Voltando Logo, e Puxa Ele está zangando!"

É mais ou menos assim a mensagem que li em uma camisa (a última palavra foi mudada para proteger os inocentes). O "espírito deste mundo" se revela em injustiça aberta e transforma a ira prometida de Deus em uma piada. Contudo, da próxima vez que Jesus aparecer na Terra, a "festa" vai acabar e será hora do ajuste de contas...

Rom 1:32 (NEB) "Os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam."

O fato de Deus estar contendo sua ira por enquanto, faz com que muitos pensem que podem "escapar com seus pecados". Por causa da misericórdia paciente que Deus usa hoje, este pode ser um erro fácil de se cometer. Mas a todo pecado cometido será solicitado uma prestação de contas. Ninguém vai "escapar ileso" dessa.

C.S. Lewis: "Deus é o único conforto, mas Ele é também o terror supremo: Ele é Aquele de quem mais precisamos e Aquele de quem mais nos escondemos. Ele é o nosso único aliado possível, contudo nós nos tornamos Seus inimigos.

Alguns falam como se encontrar o olhar da bondade absoluta fosse ser fácil. Eles precisam parar para pensar melhor. Eles ainda estão brincando de religião. A Bondade é tanto a melhor segurança quanto o maior perigo - isso depende de como reagimos a ela. E temos reagido da forma errada."

Gal 6:7 (Phi) "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará."

Arrependa-se ou Pereça

Eze 18:23,30 (NIV) "Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá... Vinde, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, para que a iniqüidade não vos leve à perdição".

Sof 2:3 (NIV) "Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor".

Quem será livrado, e Como??

Lucas 3:7 (NIV) "João dizia, pois, às multidões que saíam para ser batizadas por ele: Raça de víboras, quem vos ensina a fugir da ira vindoura?"  

O amor de Deus foi revelado por todo o tempo e eternidade. "É assim que sabemos o que é amor: Jesus Cristo entregou sua vida por nós" (1 Jo 3:16). Embora ainda possamos não ter compreendido a profundidade desta revelação do amor de Deus, como deveríamos, ela foi totalmente revelada nos Evangelhos e nós teremos a eternidade para chegarmos a sua profundida.

Antes da primeira vinda, houve fortes indícios e profecias sobre o amor de Deus, mas elas não foram completas ou consumadas até a morte, enterro e ressurreição do Messias. Contudo, a ira de Deus ainda será revelada, embora já tenhamos visto alguns indícios e profecias referentes a ela.

Logo antes da primeira volta de Cristo, uma onda de ensinamento se tornou popular entre os judeus que esperavam a ira de Deus ser derramada nos "ímpios", ou romanos. A justiça de Deus seria finalmente mostrada, os judeus vingados, e os ímpios pereceriam.

Não é interessante que o ensinamento da "ira" desequilibrada apareceu pouco antes de Deus revelar seu terno amor aos judeus e até mesmo aos gentios!

E agora, pouco antes de Sua segunda vida, o ensinamento do "falso" amor está sendo introduzido por todo lado.

A severidade do amor de Deus, como revelado nos Evangelhos, foi reduzido a mero sentimentalismo, e Sua santa ira colocada de lado, já que nossos ouvidos coçam para ouvir uma outra ilustração ou história bonita do pastor. "Ora, Deus estava apenas brincando sobre esse negócio de ira, Ele nunca machucaria nem uma mosca ." "Eu não gosto de sermões sobre fogo dos céus e enxofre," e por aí vai. Mas se a ira de Deus é a próxima coisa a ser revelada, é melhor que escapemos dela logo.

Precisamos "atentar para a palavra do Senhor" em preparação para que possamos responder a pergunta "quem vos avisou" ao invés de ficarmos com cara de tolos.

Se resistirmos até mesmos aos indícios de agora, ficaremos na mesma posição de raciocínio dos que blasfemam junto com a Besta eles irão denegrir o Nome de Deus quando Sua ira for derramada em estágios sucessivos nos dias vindouros.

Será que vamos acabar concordando com o anticristo dizendo que Deus é injusto quando Seus julgamentos começarem a ser derramados sobre a humanidade?

Ou teremos "nos firmado no conselho do Senhor " para não cairmos na grande apostasia que há de vir?

Chegando nas Nuvens

Sof 1:14-15,18 (NIV) "O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei-la, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, ...Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor; mas pelo fogo do seu zelo será devorada toda a terra; porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada".

Apo 19:15 (Phi) "Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ... e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso".

Isa 66:15-16 (NIV) "Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo. 16 Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos".

Heb 12:29 (Phi) "pois o nosso Deus é um fogo consumidor".

Lucas 12:49 (RSV) [Jesus:] "Vim lançar fogo à terra; e que mais quero, se já está aceso?"

Sal 69:24 (NIV) "Derrama sobre eles a tua indignação, e apanhe-os o ardor da tua ira."

Sal 76:10 (NIV) Na verdade a cólera do homem redundará em teu louvor, e do restante da cólera tu te cingirás.

O Propósito da Ira de Deus não é Disciplina

A ira de Deus, neste sentido final, não é direcionada para melhorar e santificar, mas para destruir e julgar eternamente. Deus disciplina aqueles que ama, para o bem (1 Pe 4:17-19). Os verdadeiros seguidores de Cristo não precisam ter medo da ira de Deus. Ela está sendo "reservada" e está para ser direcionada para aqueles que rejeitam a revelação de Deus sobre Ele mesmo.

2 Tess 1:8-9 (NIV) "E tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna..."

Naum 1:2 (Amp) "O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos."

1 Tess 5:3 (NIV) "Pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão".  

Os cristãos não precisam temer a ira de Deus. Nós temos a promessa de Deus que somos Seus escolhidos. É verdade que devemos temer a Deus, uma vez que Ele nos "comprou" e Ele é conhecido por deixar Seus servos passarem por alguns testes bem severos, mas não temos nada a temer em relação a ira vindoura de Deus se acreditamos e seguimos a Cristo. A ira não é para os filhos de Deus. Deus pode disciplinar, castigar, ou testar-nos, mas sempre de forma construtiva para o nosso bem!

Objeto de Ira, ou Objeto de Misericórdia e Glória?

João 3:36 (NIV) "Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."

Rom 2:6-11 (Phi) "E que retribuirá a cada um segundo as suas obras; a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em favor do bem, procuram glória, e honra e incorrupção; mas ira e indignação aos que são contenciosos, e desobedientes à iniqüidade; tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego; glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem..."

Rom 9:22-24 (NIV) "E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que de antemão preparou para a glória, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?"

Rom 11:22 (NIV) "Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado."

1 Tess 5:9 (NIV) "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo"

Preço Pago Completamente para Alguns Poucos

Lucas 13:23 (NIV) "E alguém lhe perguntou: Senhor, são poucos os que se salvam?"

Mat 7:14 (NIV) "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram."  

Algumas pessoas têm um problema com este ponto. Não parece justo que a maioria das pessoas seja "objeto da ira", e caminhe para a punição eterna só porque eles não "amam a verdade" e seguem a Cristo. Como Deus pode ser justo e condenar a maioria da humanidade para o inferno?

A ira de Deus é justa?

Jer 21:14 (NIV) "E eu vos castigarei segundo o fruto das vossas ações, diz o Senhor" Rom 3:5 (NIV) "E, se a nossa injustiça prova a justiça de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.)"  

A única coisa realmente injusta é que qualquer um de nós seja salva e ponto! Como é que Deus "escapa" com escolher alguns de nós, pagar por nossos pecados, dar nos Seu Santo Espírito, resgatar-nos desta tendência natural para o mal? Este sim é o grande mistério em que vale a pena meditarmos!

Lam 3:39 (NIV) "Por que se queixaria o homem vivente, o varão por causa do castigo dos seus pecados?"  

A ira de Deus é justa? É: e todos nós a merecemos. A salvação é justa? Não, uma vez que ninguém a merece. É um presente gratuito de Deus: inexplicável, imerecido, "injusta" se você quiser chamar assim, uma vez que Deus providenciou escape para qualquer um.

Um Estágio Temporário, Uma Oportunidade Incrível para o Arrependimento

Rom 2:4-5 (Phi) "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus"

Ef 2:1-5 (Phi) "Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)" Rom 5:9 (Jer) "Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."

Rom 6:23 (KJV) "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."  

Todos nós merecemos nossos "salários", mas Deus limpou a conta de alguns de nós. Não parece justo, mas essas são muito "boas novas".

Rom 11:22 (Phi) "Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado."  

O fato de escaparmos já é causa de grande alegria... e também de reflexão sóbria quando aqueles que pecam contra nós "receberem o que merecem". Nós devemos perdoar e orar por aqueles que pecam contra nós enquanto podemos, enquanto eles ainda podem se arrepender e escapar da ira vindoura, ao vernos de pé na posição "injusta" da graça através da fé.

Sofrimento Imerecido  

Benção imerecida é sempre bem-vinda. Mas é o sofrimento imerecido? Ainda assim, pense sobre a situação em que nos encontramos: uma vez que estamos "em Cristo", estamos livres da ira eterna e consumidora de Deus. Somos tão merecedores quantos os que não a receberão, mas seremos tratados de forma diferente. Por isso podemos agüentar um pouco de sofrimento agora, e compartilhar na "vida de Cristo", porque sabemos o que irá acontecer mais tarde.

Rom 12:19 (NIV) "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus..."

Como é que este conhecimento facilita o "dar a outra face"? Quando percebemos que não temos que nos vingar de ninguém. A ira de Deus está sendo "contida" , e Sua raiva e fúria estão para ser reveladas.

2 Tess 1:5-8 (Phi) "O que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;"

Gen 6:3 (NAS) "Então disse o Senhor: "O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem..."

Você Está Pronto para o Dia da Ira do Senhor?

2 Tess 1:9-11 (Phi) "Os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). Pelo que também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra com poder todo desejo de bondade e toda obra de fé."  

Deus não pode ser criticado por dar as pessoas aquilo que elas merecem, especialmente depois de avisá-las com antecedência, vez após vez, sobre qual será o final da história. Se Deus é "injusto", Ele o é para uma pequena minoria que será salva daquilo que eles merecem. Esta é uma razão e tanto para se juntar ao grupo escolhido tomando vantagem da oportunidade de arrependimento... hoje!

2 Cor 13:5 (NIV) "Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos..."

Mas Eu Fiz uma Oração!

Tiago 2:14 (Phi) "Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?"

Ef 5:6 (Jer) "Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência."

2 Tess 2:11-12 (Phi) "E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça."

Apo 22:12 (NAS) "Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra."

2 Ped 1:10 (Phi) "Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis." 

Seal
Atos 17:11 Home page | email: atos@acts17-11.com
http://www.acts17-11.com/portuguese/ira.html