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 Ychzek'el [Ezequiel] 9.3-4

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A marca de Cristo. 

3. Então a Glória do Deus de Yisra'el começou a se levantar sobre o keruv, desde onde ele estava até a entrada da casa. Ele chamou o homem vestido com roupas de linho, o qual tinha equipamento de escribas em sua cintura

4. Adonai lhe disse: "Vá por toda a cidade, através de toda a Yerushalayim, e ponha uma marca em sua testa como a de um homem [Cristo] que está suspirando e chorando por todas as práticas odiosas que estão sendo cometidas ali".  

 Atenção: O Arrebatamento da Irmã Vilma - Assista aqui em [Vídeos e Nova Era] Cuidado com a sua Alma! 

 

Graça e Paz em Cristo → A todos os Leitores → Sejam bem vindos → No nome de Jesus!  Comentem os artigos → Iniciem discussões sobre os temas → O Moderador. 06.04.2014 

 
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A derrota do dragão Apocalipse 12 1 17
A derrota do dragão Apocalipse 12 1 17

 

(Apocalipse  12:1-17) A Derrota do Dragão

O capítulo 12 inicia uma nova parte do Apocalipse.  Antes de começar esta lição, devemos relembrar, resumidamente, o que já passou.  O primeiro capítulo serve de introdução aolivro, apresentando Jesus Cristo como  a fonte desta revelação e como o Senhor eterno e poderoso. Os capítulos 2 e 3  contêm as cartas às sete igrejas da Ásia. Capítulos 4 a 11 mostram a revelação,  por etapas, do plano de Deus para com os povos.

            Especialmente apresentam o Pai e  o Filho no céu, recebendo a adoração de todas as suas criaturas (capítulos 4  e  5), os sete selos (capítulos 6 a 8, com o intervalo de consolo no capítulo 7), e as sete trombetas (capítulos 8 a 11, com o intervalo nos capítulos 10 e 11). A  sétima trombeta encerra a revelação do mistério de Deus (10:7) com a grande  celebração da vitória dos servos do Senhor. O resto do livro é uma apresentação  ampliada dos detalhes dessa vitória. Não apresenta uma nova seqüência de  acontecimentos, e sim uma vista mais próxima do que já fora revelado nos  capítulos anteriores. O capítulo 12 mostra o poder dos servos de Deus sobre o  diabo.

            Ele tenta de várias maneiras derrotar os fiéis, mas não consegue.

 

        O Dragão Tenta Destruir o Filho (12:1-5)  

 

12:1 – Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma  mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na  cabeça,

 

          Viu-se grande sinal no céu: Entramos agora  nesta nova parte do livro, e ainda encontramos visões das batalhas espirituais  ou celestiais. O que acontece na Terra é resultado das batalhas  espirituais. 

          Uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e  uma coroa de doze estrelas na cabeça: Quem é esta mulher? Pelo fato que  ela dará à luz o filho que se torna rei (12:5), ou seja, Jesus, alguns sugerem  que esta figura representa a própria Maria, mãe de Jesus. Mas é uma visão  celestial, e a figura aqui é maior do que Maria. 

 

          Esta mulher representa o povo  de Deus, como podemos perceber pela descrição dela. Ela é vestida do sol e tem a lua debaixo dos pés. O sol e a lua são os  dois luzeiros principais dados por Deus para iluminar a Terra.

 

          O povo de Deus  serve como luz no mundo de trevas (Mateus 5:14-16), revelando ao mundo a luz da  revelação divina. Vários outros  fatos apóiam esse entendimento. A coroa de doze estrelas junta um símbolo de  vitória (a coroa, ou stephanos) com um número (doze) simbólico do povo de  Deus. É totalmente consistente com a linguagem do Velho Testamento pensar no  povo de Deus dando à luz.

 

Miquéias disse:“Apoderou-se de ti a dor  como da que está para dar à luz? Sofre dores e  esforça-te, ó filha de Sião, como a que está para dar à luz,  porque, agora,  sairás da cidade, e habitarás no campo, e virás até à Babilônia; ali, porém,  serás libertada; ali, te remirá o SENHOR das mãos dos teus inimigos.... E tu,  Belém- Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti  me sairá o  que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos  antigos, desde os dias da eternidade” (Miquéias 4:9-10; 5:2; veja  Isaías 54:1).

 


           Não é apenas o povo físico de Israel, nem apenas o remanescente  israelita do cativeiro, pois os descendentes desta mulher são as pessoas  obedientes em Jesus (Apocalipse 12:17).

 

12:2 – que, achando-se grávida, grita com as  dores de parto, sofrendo tormentos para ar à luz.

 

           Achando-se grávida, grita com as dores de parto,  sofrendo tormentos para dar à luz:

 

           O povo fiel esperou durante muito  tempo, ansioso para a vinda do Messias. Da primeira promessa messiânica, em  Gênesis 3:15, às promessas a Abraão, Isaque e Jacó, às profecias nos últimos  anos do Antigo Testamento, até a expectativa de fiéis como Simeão e Ana (Lucas  2:25-38), a esperança da chegada do Cristo crescia em Israel.

 

12:3 – Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande,  vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete  diademas.

 

            Eis um dragão: O segundo sinal desta cena é de  um dragão. Esta é a primeira de doze vezes que a palavra dragão aparece no Apocalipse. Não há dúvida sobre a identidade do dragão (12:9). Observemos  o significado de suas características.

imagem texto Grande: Ele é poderoso. Não tem poder absoluto, igual ao poder de Deus, como ficará evidente ainda neste capítulo. Mas, não devemos subestimar a força do Adversário.

Vermelho: Tem a cor de sangue, porque é o original homicida (João 8:44).

Com sete cabeças: Com a cabeça associamos a inteligência. O diabo é inteligente, capaz de seduzir e enganar. A primeira vez que aparece na Bíblia, é representada como uma serpente “mais sagaz que todos os animais selváticos” (Gênesis 3:1). A mesma astúcia continua ameaçando os servos de Deus no Novo Testamento (2 Coríntios 11:3).

Dez chifres: Os chifres reforçam a idéia de sua força. Animais usam seus chifres para lutar, e os chifres representam o poder militar de homens e nações (Daniel 8:3-8).

Nas cabeças, sete diademas: Diademas são adornos de realeza. A palavra aparece apenas três vezes no Novo Testamento, todas no Apocalipse. Aqui, são os diademas do dragão. Em 13:1, são os diademas da besta do mar. Em 19:12, são os muitos diademas do verdadeiro Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus.

 

12:4 – A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra: O Destruidor mostra o seu poder, lançando para a terra um terço das estrelas do céu. Certamente enfatiza o poder do dragão; possivelmente sugere seu poder para afligir e perseguir os fiéis. Uma profecia de Daniel emprega linguagem semelhante para mostrar o poder de um inimigo sobre os servos de Deus (Daniel 8:10,24). O dragão neste contexto perseguirá os fiéis. Mas, no momento, o interesse dele é direcionado ao filho que nascerá.

O dragão se deteve em frente da mulher...a fim de lhe devorar o filho quando nascesse: João nos apresenta com a imagem do dragão forte e faminto, olhando para a mulher grávida com um desejo enorme de matar e devorar o filho. Jeremias descreveu o rei da Babilônia como um monstro que devorou o povo santo (Jeremias 51:33-35). Mas aqui, encontramos algo mais profundo ainda. O diabo espera o nascimento de Jesus para devorá-lo. A encarnação de Jesus trouxe a batalha à Terra. Jesus assumiu a forma humana, com as suas fraquezas, para enfrentar o Adversário.

 


            João nos apresenta com a imagem do  dragão forte e faminto, olhando para a mulher grávida com um desejo enorme de  matar e devorar o filho. Jeremias descreveu o rei da Babilônia como um monstro  que devorou o povo santo (Jeremias 51:33-35). Mas aqui, encontramos algo mais  profundo ainda. O diabo espera o nascimento de Jesus para devorá -lo.

               

A  encarnação de Jesus trouxe a batalha à Terra. Jesus assumiu a forma humana, com as suas fraquezas, para enfrentar o Adversário.

 

          Este fato torna Jesus unicamente qualificado para servir como nosso sumo sacerdote: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa  compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à  nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).

 

Ele voluntariamente se submeteu à vontade do Pai, e “a si mesmo  se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e,  reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até  à morte e morte de cruz” (Filipenses 2:7-8). O diabo fez de tudo para  derrotar Jesus durante este período de vulnerabilidade. Não somente durante 40  dias de provação no deserto, mas durante toda a vida terrestre de Jesus, até à  morte na cruz, Satanás tentou vencer o Filho de Deus. Ele viu a sua chance  quando Jesus se fez carne, e esperava a chegada do Cristo com a vontade de  devorá-lo. Ele não queria somente ferir o calcanhar (Gênesis 3:15). Ele queria  dominar e destruir Deus na carne.

 

12:5 – Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há  de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para  Deus até ao seu trono.

 

         Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger  todas as nações com cetro de ferro:

 

O filho é Jesus. Conforme diversas  profecias do Velho Testamento, ele veio para reinar sobre as nações com o cetro  de ferro. Salmo 2 é a passagem mais específica que fornece a linguagem deste  versículo. É a profecia que confortou os cristãos perseguidos em Jerusalém (Atos  4:23-31). É uma das grandes profecias que alimentavam a esperança de Israel  durante séculos antes do nascimento de Jesus. O propósito da vinda de Jesus focaliza o ponto de conflito com o diabo. Satanás aparece com suas cabeças,  chifres e diademas, querendo se mostrar o verdadeiro rei do mundo. Mas ele sabe  que a sua posição como rei nunca será estabelecida se ele não vencer o Messias.  Toda a esperança diabólica de uma vitória do mal depende desta luta contra o  filho que nasceu. Se ele conseguir devorar o Messias, o dragão se estabelecerá  como o monarca dos reinos da terra.

 

          E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu  trono: Quem espera os detalhes do drama, com cada estratégia dos  adversários e cada movimento de tropas, terá que procurar em outros lugares.  Aqui, toda a vida terrestre de Jesus é resumida em um versículo que afirma a sua  vitória absoluta. Do nascimento até à coroação no céu, onde Jesus atualmente  senta à destra do Pai no Santo dos Santos, a missão bem-sucedida de Jesus é resumida neste versículo (veja Atos 2:22-36; Hebreus 9:12). Sem entrar em  pormenores, este versículo se torna um dos mais poderosos da Bíblia. Pela sua  vida perfeita, a sua morte sacrificial e a sua ressurreição de entre os mortos,  Jesus é totalmente vitorioso sobre o diabo! Antes de entrar em mais detalhes  sobre o dragão e seus servos, ele quer nos lembrar que o verdadeiro Rei e  Vencedor é o Senhor Jesus Cristo.

 

O Dragão Tenta Destruir a Mulher (12:6)

12:6 – A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus  preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta  dias.

           A mulher, porém, fugiu para o deserto: Ela se  encontra diante do dragão furioso e frustrado. Não conseguiu destruir o filho.  Agora, pode apenas tentar destruir a mulher. Mas esta tentativa, também, leva à  frustração do dragão. A mulher – o povo de Deus, os servos de Jesus – foge para  o deserto por um período. O deserto!  Moisés fugiu para o deserto quando o rei do Egito queria matá-lo (Êxodo  2:15 - 22). O povo de Israel saiu da opressão egípcia e foi para o mesmo deserto  (Êxodo 13:17 - 18). Elias fugiu da ira de Jezabel, foi ao deserto, e foi conduzido  até Horebe (1 Reis 19:1-8). Aqui, a mulher  fugiu para o deserto para escapar da ira do dragão.

Onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem: Deus providenciou a proteção da mulher.

Deus protegeu Agar e Ismael no deserto (Gênesis 21:17-20) e sustentou Eliasimagem textodurante o seu conflito com

Acabe e Jezabel (1 Reis 17) e na sua fuga ao deserto (1 Reis 19).

Aqui, Deus sustenta a mulher. Observe que o verbo está no plural,

(“a sustentem”), dando para entender que o Pai e o Filho

providenciam as necessidades da mulher.

Durante mil duzentos e sessenta dias: De novo, o período de

três anos e meio (360 dias por ano). Um tempo curto de tribulação,

mas em que o povo de Deus se beneficia da proteção especial do

Senhor.

O dragão não conseguiu destruir a mulher. A sua frustração

aumenta.

 

O Dragão Peleja contra Miguel (12:7-12)

 

12:7 – Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos

pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o

dragão e seus anjos;

 

 

Miguel e os seus anjos: Miguel (seu nome  significa “Quem é semelhante a Deus?) é citado por nome cinco vezes na Bíblia, sempre como representante de Deus nas batalhas contra os inimigos do  Senhor:

¡ñ Contra os  príncipes dos persas e dos gregos (Daniel 10:13,20- 21).

¡ñ Como defensor  do povo de Deus (Daniel 12:1). ¡ñ Como arcanjo  de Deus lutando pelo corpo de Moisés (Judas9).

¡ñ Aqui, como  líder do exército celestial contra o diabo e seus anjos. Apesar das  doutrinas de alguns grupos religiosos, a Bíblia não diz que Miguel é Jesus. Jesus aparece neste capítulo como o filho varão (5), Deus (cf. o comentário  sobre o verbo plural acima – 6), o Cristo de Deus (10),o Cordeiro (11) e Jesus  (17). Nem aqui, nem em outro lugar, encontramos alguma prova que identifica  Miguel como Jesus. Quando chegamos à vitória de Miguel e os seus anjos nos  próximos versículos, lembramos que é um representante de Deus que vence o diabo.  Se os servos do Senhor têm poder para derrotar Satanás, muito mais o próprio  Senhor será vitorioso.  Pelejaram contra o dragão...e seus anjos: O  diabo não conseguiu devorar o filho. A mulher escapou dele, sob a proteção  divina.

Agora enfrenta o exército de Miguel. Tem todo o apoio de seus anjos.  Como entender esta batalha? Há diversas explicações, incluindo:

 

Œ Uma batalha literal em que o  diabo tentou invadir o céu, depois da ascensão de Cristo, para vencer o filho  varão. Se fosse literal, além de desviar da natureza figurada do livro, apresentaria uma nova doutrina sobre a derrota de Satanás. A vitória sobre o  diabo seria pela força de Miguel e seus anjos, e não pela eficácia do sangue de  Jesus. Qualquer interpretação que nega a vitória total de Jesus deve ser  rejeitada.

 

 Uma batalha primeva em que  Satanás e seus anjos fossem derrotados e expulsos do céu. Mas o contexto liga  esta derrota do diabo à vitória de Jesus na cruz.

 

   ŽUma batalha simbólica, da mesma  forma de outras cenas simbólicas, dando aos fiéis a confiança da vitória sobre o  adversário. Esta explicação se enquadra melhor no contexto  o livro. A batalha  aqui seria parecida com as de Daniel 10, símbolos espirituais para consolar os  fiéis.

 

12:8 – todavia, não prevaleceram; nem mais se  achou no céu o lugar deles.

           Não prevaleceram: Mais uma derrota para o  diabo. Não devorou o filho varão. Não alcançou a mulher quando fugiu para o  deserto. E agora, perdeu a sua batalha contra Miguel.

           Nem mais se achou no céu o lugar deles: O  resultado desta batalha é importante. O diabo perdeu e saiu enfraquecido. O  poder dele depois da vitória de Jesus na cruz é menor do que o poder que tinha  anteriormente. Qualquer aspiração de Satanás de dominar os servos de Deus, ou  até de vencer o próprio Cristo, foi negada pela vitória de Jesus e a vitória  resultante de Miguel. Os versículos seguintes frisarão alguns aspectos  importantes desta derrota do diabo.

12:9 – E foi expulso o grande dragão, a antiga  serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi  atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

          Foi expulso o grande dragão...sim, foi atirado para a  terra, e, com ele, os seus anjos: Tentou se exaltar. Desafiou as forças  do céu. Mas o dragão perdeu e foi lançado fora. Os seus anjos, também, perderam  e foram expulsos. Qualquer sofrimento que eles infligem aos homens na terra será  na capacidade de perdedores, limitados pelo poder superior os servos de  Deus.

             A antiga serpente: Desde a primeira vez que  Satanás aparece na Bíblia, ele é descrito como uma serpente, destacando a sua  sagacidade (Gênesis 3:1). É  mesmo que tentou Eva e continua lutando contra e  seduzindo os homens desde o princípio.

Diabo: Do grego diabolos, significa  acusador, difamador, caluniador. A palavra bem descreve o caráter e o  procedimento do dragão.

Satanás: Este nome quer dizer adversário. O  dragão é o inimigo que procura derrotar e destruir os homens e se opõe a Deus e  a todas as coisas boas e santas.

O sedutor de todo o mundo: Satanás seduz as  pessoas ao erro. Desde a primeira vez que ele aparece na Bíblia (Gênesis 3), tem  enganado os homens para os induzir ao pecado (1 Timóteo 2:14). Ele procura  seduzir todas as pessoas. O mundo, aqui, se refere ao mundo habitado, às pessoas  do mundo.

Foi atirado para a terra, e, com ele, os seus  anjos: Devido à vitória de Jesus na morte e ressurreição, o diabo não tem  o mesmo poder de antes. Quando chegou em Jerusalém na semana da Páscoa para ser  crucificado, Jesus disse: “Chegou o momento  de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João  12:31) e “o príncipe deste mundo já está  julgado” (João 16:11). Frustrados pelas derrotas já sofridas, ele e seus anjos tentarão derrotar os habitantes da terra. Este trecho  esclarece o significado de outras passagens que falam sobre a vitória de Jesus sobre o diabo. Na sua morte e ressurreição, Jesus venceu Satanás. O autor de  Hebreus diz de Jesus: “para que, por sua  morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse  todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a  vida” (Hebreus 2:14-15). Jesus triunfou dos principados e potestades  na cruz (Colossenses 2:15). “Para isto se  manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João  3:8).

Jesus já venceu. O diabo já perdeu.

 

            Ele não tem mais o mesmo poder de  antes. Quando foi derrotado por Miguel, como resultado da vitória de Jesus,  restou somente a possibilidade de afligir as pessoas na terra. Como um exército que perde e se retira do campo da batalha, atacando com raiva as pessoas  desprotegidas que encontram no caminho para casa, o diabo e seus anjos são  expulsos do céu e conseguem apenas afligir os que habitam na terra (versículo  12).

 

O fato de o diabo ainda agir na terra não nega a vitória total de Jesus.  Satanás foi derrotado, e jamais terá a vitória.

 


12:10 – Então, ouvi grande voz do céu,  proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a  autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo  que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

 

Ouvi grande voz do céu: O anúncio da vitória  ressoa pelo céu.

 


             Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus  e a autoridade do seu Cristo:

 

            Como observamos no 11:15, não devemos  distorcer versículos como este para sugerir que Deus não possuía a salvação, o  poder, o reino ou a autoridade. As pelejas apresentadas neste capítulo  representam as lutas entre os fiéis e os servos do diabo que vêm acontecendo  desde o princípio.

 

            A vitória de Jesus é absoluta e eterna. Deus revelou estas coisas a João, e ele as transmitiu a nós, para oferecer o consolo que os servos  na Terra precisam.

 

            Pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo  que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus: O diabo e seus  servos – sejam reis ou sejam nações inteiras – podem atacar, afligir e até matar  os discípulos do Senhor, mas nunca podem vencer as pessoas que realmente confiam  em Deus. Jesus vence. A mulher é protegida. Miguel e seus anjos vencem.

 

O diabo  não possui autoridade, pois todo o poder pertence a Deus. Satanás foi expulso do  céu. O ponto aqui não é de explicar ou desenvolver alguma doutrina elaborada  sobre o diabo, o que ele fazia no céu, exatamente quando ou como foi expulso, etc. O ponto é que os servos de Deus têm a vitória sobre o Adversário! Devido à  vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, o poder do diabo ficou mais restrito.  Ele acusava os irmãos diante de Deus (cf. Jó 1:1 - 2:7).

 

As vitórias sobre os  demônios durante o ministério de Jesus e dos seus discípulos demonstravam o  poder divino para vencer o próprio diabo (Lucas 11:20-23; 10:17-18). Como  profetizado milhares de anos antes, Jesus pisou na cabeça da serpente (Gênesis  3:15).

 

12:11 – Eles, pois, o venceram por causa do  sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em  face da morte, não amaram a própria vida.


              Eles, pois, o venceram por causa do sangue do  Cordeiro: A salvação vem pela graça mediante a fé (Efésios 2:8),  mostrando a obra divina e a resposta humana. A vitória sobre o diabo e seus  anjos também depende da obra divina e da resposta dos servos. O sangue do  Cordeiro é absolutamente fundamental à vitória. Nenhuma doutrina que omite a  cruz nos leva ao galardão preparado por Deus. O único caminho é Jesus (João  14:6), o único evangelho é a mensagem de “Jesus Cristo e este crucificado” (1  Coríntios 2:2), e o único meio pelo qual obtemos a redenção é o sangue do Filho  Amado (Efésios 1:6-7).

       

             E por causa da palavra do testemunho que deram e,  mesmo em face da morte, não amaram a própria vida: A resposta dos servos,  os irmãos (versículo 10), envolve uma dedicação total ao Senhor. Nesta descrição  da obediência dos fiéis, encontramos as exigências básicas do discipulado dadas  por Jesus em Marcos 8:34: 

 

Œ “A si mesmo se negue”  “não amaram a própria vida”.

 “Tome a sua cruz”  “mesmo em face da morte”.

Ž “E siga-me”  “por causa da palavra do testemunho que  deram”. Nas batalhas  espirituais, a vitória exige sacrifícios – o sacrifício de Jesus e os  sacrifícios feitos pelos seguidores dele. Como Jesus acrescentou em Marcos 8:35, “Quem quiser, pois, salvar a sua vida  perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho  salvá-la-á.” 

 

Os vencedores no Apocalipse 12 são aqueles que mantinham  a sua fé e confessaram o seu Senhor independente de perigos, perseguições e  ameaças de morte. Não procuraram a morte. Não amaram a morte. Mas não amaram as  suas vidas. Entregaram-se totalmente ao Senhor, e deixaram Deus usá-los – na  vida ou na morte – conforme seu propósito. Nesta atitude encontramos verdadeira  fé e plena confiança no Senhor. “Porque nos  temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao  fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos” (Hebreus 3:14; cf. 10:23).


        Esta é a confiança que supera o fogo de provações sem vacilar, e recebe  a salvação preparada (1 Pedro 1:3-9). Este trecho  oferece confiança a todos os fiéis, e deve nos ajudar nas nossas batalhas contra  o pecado. Jesus venceu! O diabo perdeu. Nós podemos e devemos ter confiança da nossa salvação: “Estas coisas vos escrevi, a  fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do  Filho de Deus” (1 João 5:13).

        Se não temos esta confiança, devemos  olhar bem para os nossos próprios corações e responder algumas perguntas  críticas: Realmente cremos em o nome do Filho de Deus? Negamos a nós mesmos?  Seguimos Jesus conforme a palavra dele, até a morte? Ele é fiel para cumprir as  suas promessas e nos guardar até o fim. Somos fiéis em seguí-lo?

 


12:12 – Por isso, festejai, ó céus, e vós, os  que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de  grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.

 

         Por isso, festejai, ó céus: Outra festa, bem  diferente da festa no intervalo do capítulo 11. Quando a besta “venceu” as  testemunhas, todos os povos da terra fizeram sua festa. Mas a sua vitória durou  apenas três dias e meio, e a sua festa acabou. Na batalha eterna, os servos do  Senhor vencem e participam de uma festa no céu. Esta vitória é eterna, e a festa, também. A festa no  capítulo 11 acabou porque as testemunhas subiram. A festa aqui começa porque o  diabo desce – ele foi lançado para a terra. Depois da subida das testemunhas,  houve alegria no céu. Mas a descida de Satanás não traz alegria aos que habitam  na terra. Ele só traz dor e sofrimento.

 

Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós,  cheio de grande cólera: A terra e o mar representam a sociedade humana, a  esfera de ação do diabo. É do mar e da terra que subirão as bestas, os  principais servos de Satanás, no próximo capítulo. Os homens que vivem na terra  sofrerão devido à grande ira do diabo derrotado. Já encontramos uma cena da dor  infligida pelo diabo e seus servos na quinta trombeta (9:1-12). Como naquele  caso, os homens na terra sofrem dano.

 

          Sabendo que pouco tempo lhe resta: Ele já  perdeu a batalha principal, e agora vai perdendo as batalhas conseqüentes.  Qualquer poder que o diabo possui é limitado. O tempo para exercer seu poder é,  também, limitado. Tudo está chegando ao fim, quando não terá mais condições de  derramar a sua cólera sobre os homens na terra. Antes de  prosseguir vamos observar o placar até este ponto no capítulo 12. O diabo foi contra o filho varão e perdeu. Queria pegar a mulher, e não conseguiu. Pelejou  contra Miguel e perdeu. Já perdeu três vezes, e o capítulo não acabou  ainda!

          O Dragão Persegue a Mulher (12:13-16)

 

         12:13 – Quando, pois, o dragão se viu atirado  para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão 

          Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra,  perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão: Pode ser uma nova fase  de perseguição da igreja, ou pode ser que João continua o relato do aspecto  terrestre da batalha onde parou no versículo 6. De qualquer forma, a mensagem é  a mesma. Ele persegue a mulher, o povo de Deus. 

 

12:14 – e foram dadas à mulher as duas asas da  grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada  durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da  serpente

 

 

 

Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia,  para que voasse até ao deserto:

 

 

 

Esta figura da proteção do povo da  perseguição pelo diabo vem diretamente de Êxodo 19:4, onde Deus falou com Moisés  sobre a libertação dos israelitas: “Tendes  visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a  mim”. Isaías empregou a mesma figura para consolar os fiéis de Judá: “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas  forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se  fatigam” (Isaías 40:31).

 

 

 

Onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de  um tempo, fora da vista da serpente: O deserto representa o lugar onde o  povo encontra proteção. Os israelitas foram protegidos, longe do alcance dos  egípcios, no deserto de Sinai. Deus os sustentou, e aqui promete sustentar a  mulher quando esta foge do diabo. O período é da mesma duração citada no  versículo 6, um tempo limitado de angústia. Confiando no Senhor, estes servos  fiéis se escondem em Deus: “...a vossa vida  está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Colossenses  3:3).

 

 

 

12:15 – Então, a serpente arrojou da sua boca,  atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada  pelo rio.

 

 

 

A serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água  como um rio: O diabo não alcança a mulher e, em desespero, ele lança água  da sua boca atrás dela. A figura de enchentes para representar ameaças,  perseguições e castigos é comum no Velho Testamento. Isaías falou sobre “o dilúvio do açoite” (28:15,18). Ele  descreveu a ameaça da Assíria inundando Judá (8:7-8). Jeremias 47:2 emprega a  mesma figura para descrever o castigo da Filístia. Daniel profetizou sobre a  destruição de Jerusalém, dizendo que “o seu  fim será num dilúvio” (9:26). Naum usou a mesma linguagem quando  falou da destruição de Nínive (1:8). A imagem deste  rio de água saindo da boca da serpente reforça a idéia da destruição que vem  como resultado das mentiras, acusações e falsas doutrinas que o diabo profere.

 

 

 

O que sai da boca de Satanás, desde a primeira vez que nós o encontramos nas  Escrituras, tem o propósito de destruir as pessoas que o ouvem. Muitas passagens  falam da segurança dos fiéis, mesmo quando os rios transbordam e os ameaçam. 

 

 

 

Davi bem expressou o sentido desta confiança quando disse: “Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas em  tempo de poder encontrar-te. Com efeito, quando transbordarem muitas águas, não  o atingirão. Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas  de alegres cantos de livramento” (Salmo 32:6-7). Jesus fez um  contraste entre a casa dos insensatos e a dos prudentes. As duas enfrentam a  mesma ameaça de rios transbordantes, mas somente as casas dos prudentes resistem (Mateus 7:24-27).

 

 

 

A fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo  rio: O diabo arroja as águas de um rio atrás do povo de Deus, tentando  destruí-lo. 12:16 – A terra, porém, socorreu a mulher; e a  terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua  boca.

 

 

 

A terra, porém, socorreu a mulher, e a terra abriu a  boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca: Da mesma  maneira que terra seca absorve a água de um rio (Jó 6:15-20), a terra absorve a  ira e o engano da serpente, lançados atrás da mulher. Entendendo a terra como o  mundo, ou seja, os ímpios, encontramos aqui uma figura interessante e realista.  O diabo tenta atingir a igreja com a água da sua boca, mas acaba prejudicando os  perversos, os incrédulos que não servem a Deus. Ele gostaria de enganar os  servos de Deus, mas são os servos do próprio diabo que engolem as suas mentiras.  Os servos de Deus podem sofrer diante da ira da serpente, mas recebem a proteção  e as bênçãos do Senhor. Os servos do diabo podem achar algum prazer passageiro  no pecado, mas absorvem a ira dele e acabam sem nenhum benefício real. Todos nós  devemos refletir bem nesse contraste. Satanás pode oferecer “prazeres transitórios do pecado”, mas Deus  oferece o verdadeiro galardão (Hebreus 11:25-26).

 

O Dragão Persegue os Descendentes da Mulher  (12:17)

12:17 – Irou-se o dragão contra a mulher e foi  pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de  Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do  mar.

 

imagem textoIrou-se o dragão contra a mulher: A frustração  do

diabo aumenta! Não conseguiu devorar Jesus. Perdeu

na batalha contra Miguel e  foi expulso do céu. Não

conseguiu destruir o povo de Deus como um todo. Que 

frustração!

Foi pelejar com os restantes da sua  descendência: Agora, resta somente a possibilidade de vencer,  individualmente, os descendentes dela. Jesus é “o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29; cf. Hebreus 2:11). Estes descendentes são bem  identificados nas descrições dadas aqui:

Œ Os que guardam os mandamentos de Deus: Os  servos fiéis e obedientes. Para ter comunhão com o Senhor, é necessário ser  obediente (João 14:15,23-24; 1 João 2:3-6).

E têm o testemunho de Jesus: Os  verdadeiros descendentes da mulher e irmãos de Jesus são aqueles que mantêm a  palavra do Senhor, mesmo diante das perseguições (2:13). Jesus chamou os  apóstolos para servirem de testemunho no meio de suas perseguições: “...por minha causa sereis levados à presença de  governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios” (Mateus 10:18; cf. Lucas 21:12-13; Atos 23:11). 

       Os fiéis não se  envergonham do testemunho de Jesus (2 Timóteo 1:8). A mensagem é simples mas  essencial para a salvação dos homens: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu  Filho” (1 João 5:11). Este versículo  não revela a conclusão da batalha. O dragão é um perdedor em todas as batalhas anteriores – contra o Filho, contra Miguel e contra o povo coletivo de Deus.     Agora ele vai contra os indivíduos. Cada cristão pode resistir e vencer (1 Pedro  5:8-9; Tiago 4:7-8), mas o resultado destas batalhas individuais não é  garantido. Cada servo enfrenta sua própria batalha, com todo o apoio de Deus  (Romanos 8:31,37), mas a vitória de cada um depende de sua própria obediência e fidelidade. Que desafio! Como seria a  batalha contra os cristãos daquela época?         

 

É isso que os próximos capítulos revelam. O dragão lutará com toda a sua força, contando com a ajuda dos seus  aliados. Somente aqueles que continuarem fiéis até a morte terão a vitória  (2:10-11).

 

         E se pôs em pé sobre a areia do mar: Este  comentário prepara o palco para a próxima etapa do trabalho do dragão. Na peleja  com os fiéis, ele vai trazer os seus servos maus, o primeiro sendo a besta do  mar que emerge no início do capítulo 13. Ele está pronto, posicionando-se na  beira do mar para receber a besta.

 


Conclusão:

O capítulo 12 inicia a parte do livro que explica o  cumprimento do mistério de Deus, que encerrou-se na sua forma resumida com a  sétima trombeta. O diabo aparece, ansioso para vencer Jesus e todos os seus  discípulos, tanto no céu como na terra. Mas, batalha após batalha, ele sofre  derrotas. Não vence o Filho de Deus; não destrói o povo de Deus; perde na peleja  com Miguel e é lançado à terra frustrado e irado. Resta somente a possibilidade de ele vencer, individualmente, alguns dos discípulos de Cristo. Nos capítulos  seguintes, ele chamará os seus aliados para tentar destruir os cristãos, mas  estes têm o consolo da presença do Senhor dando-lhes força para  vencer.

 


Perguntas

1. A mulher  apresentada nos versículos 1 e 2 representa quem?

2. As  vestimentas dela refletem a glória e o caráter de quem?

3. Descreva o  dragão, observando estes detalhes:

 

 

a.            Seu tamanho:

 

 

b.            Sua cor:

 

 

c.            Quantas cabeças:

 

 

d.            Quantos chifres:

 

 

e.            O que tinha nas cabeças:

 

 

 

f.             O que fez com a cauda:

 

 

g.            Outros nomes ou descrições do dragão  encontrados neste capítulo:

 

 

4. Qual profecia  citada no versículo 5 prova que o filho varão é o Messias – Jesus  Cristo?

 

5. Mil duzentos  e sessenta dias (versículo 6) é igual a qual outro período citado neste capítulo? Representa qual idéia?

 

6. Quem lidera  os anjos do céu na batalha contra o diabo e seus anjos? O que aconteceu com o  diabo nesta batalha?

 

7. Miguel e seus  anjos venceram por força própria? Explique. Qual a base das nossas vitórias  espirituais, hoje em dia?

 

8. Para onde a  mulher fugiu, quando o diabo a perseguia?

 


        9. O que  aconteceu quando a serpente arrojou água atrás da mulher?

 

       10. Quando o  diabo não conseguiu vencer a mulher, ele foi pelejar com quem? Quem ganhou esta  última batalha do capítulo?

 

Fonte:  http://www.estudosdabiblia.net/b09_21.htm

 

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Editoriais

As taças da ira de Deus  estão prestes a se derramarem sobre a terra! 

Quero fazer um breve relato sobre esta chamada em "Flash”, visto que não vejo a necessidade de escrever um artigo específico sobre o título, bem como também não vou citar referências bíblicas que corrobore com este assunto.

 

Os elementos ardendo  

em breve se fundirão!

Cuidado!

Um corpo terrestre, 

se chocará contra a terra e 

causará repentina destruição. 

 

Leia Mais imagem

 

A falsa doutrina do pré-tribulacionismo  

Qual biblicamente é a mais viável para você? A Meso-tribulação [Arrebatamento no meio da tribulação] ou a Pós-tribulação? [Arrebatamento depois da tribulação] Em qual delas acontecerá o Arrebatamento da Igreja! Será antes da tribulação? Reflita! Leia Mais  imagem

 

 

  Reflexão do O Portal

         2013

O oitavo Rei foi eleito.

A besta que era e já não é, é também o  oitavo rei, e é dos sete, e vai-se para a perdição Apocalipse cap. 17 - 11.

E o sangue de muitos inocentes ainda haverá de ser derramado.              

Guerreiros feridos são condecorados com Láureas de sangue.

Os soldados do Exército do Rei dos Reis, porém herdarão uma coroa de ouro, e a vida eterna.

A Nova Ordem Mundial está chegando e virá para cumprir o seu dever a rigor.

Quem quiser se livrar dela terá que aceitar a sua marca. 6 6 6 em troca da sua alma.

Revelação 13. 1 – Vi uma besta que saia do mar, [...] 2 [...] O dragão lhe deu seu poder, seu trono e grande autoridade.

4. Eles adorarão o dragão, porque dera a sua autoridade à besta [...] 7. Foi-lhe dado poder para guerrear contra o povo santo de Deus e derrotá-los.

10. “Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá! Se alguém há de ser morto à espada, morto à espada haverá de ser!”

Yeshua.

 O ultimo, o Rei dos reis é o próximo, e está vindo, espere por Ele mesmo que  isto lhe custar a própria vida.

"Permaneça fiel até a morte, e Eu lhe darei a Vida como Coroa. Revelação 2.10.

Yeshua".

 

Leia o Artigo: O sétimo milênio e o fim da humanidade.

Oriente-se.

 

Por: Cornelio A.Dias

Março de 2013.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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  Ler um   é:

Armazenar Informações;

Desenvolver a Intelectualidade;

Ampliar os Horizontes;

Compreender o Mundo;

Comunicar-se com o Próximo;

Escrever Corretamente;

Relacionar-se melhor com o Outro!

 Ler uma  é:

Armazenar Ensinamentos;

Desenvolver o Conhecimento;

Ampliar a Espiritualidade;

Compreender a DOUTRINA;

Comunicar-se com JESUS

Escrever a VERDADE;

Relacionar-se melhor com DEUS. 

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Ore conosco ao som de belos louvores;

Chore aos pés feridos do Pai!

A tristeza logo passa, não demora.

Ele vos envolve e vos consola, 

Em seus braços, faz-vos descansar.

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